ALTA DA INADIMPLÊNCIA PREOCUPA EM CAMPINAS

Pesquisa do Departamento de Economia da Associação Comercial e
Industrial de Campinas (ACIC) detectou que o varejo de Campinas tem enfrentado
um alto nível de inadimplência em 2014. O levantamento revela que o nível de
inadimplência do primeiro quadrimestre do ano no comércio é de 8,79%, ou seja,
a cada 100 compras a prazo quase 9 não são pagas. Isso representa a inclusão de
57.577 negativações no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e um
montante de R$ 43,1 milhões em dívidas.
Dentre os principais motivos que levam os compradores a ficarem
inadimplentes está o alto nível de endividamento dos consumidores, o que,
segundo o estudo da ACIC, significa um mau comportamento de compra, com a perda
do controle de várias dívidas em diferentes estabelecimentos. A alta da
inflação, pressionando os preços dos produtos, e as taxas de juros elevadas
também estão entre os motivos apontados. “Esse nível de inadimplência é alto e
preocupante para os varejistas, principalmente se considerarmos que o índice
ideal gira em torno de 4%. O impacto desse endividamento é relevante porque
gera um comprometimento da renda do consumidor e, por consequência, a redução
das vendas”, explica Leonardo Haddad, coordenador do SCPC em Campinas (SP).
Por afetar as vendas e revelar um mau comportamento de compra, é
que o varejista precisa se precaver de conceder crédito aos consumidores que já
estão endividados. Segundo Haddad, confiar na palavra do cliente não é o melhor
caminho. “O empresário não pode mais se basear apenas em seu sentimento
comercial para tomar a decisão de conceder ou não a venda a prazo. Hoje,
utilizar ferramentas seguras e específicas para isso é indispensável”, afirma.
A gestão de crédito em alguns tipos de comércio é determinante
para efetivar a venda, como no caso das óticas. Segundo Flávio Fernandes,
analista financeiro sênior da Óticas Ipanema de Campinas, é difícil estabelecer
um limite de compra para o óculos, pois o valor do produto depende de vários
fatores, como, por exemplo, o tipo da lente produzida. “O nosso cliente não tem
um limite pré-aprovado, então trabalhamos com analistas na frente de loja para
agilizar o processo de análise de crédito, utilizando a ferramenta do SCPC para
ter uma noção do grau de endividamento do cliente”, conta.
A venda feita pelo cartão de crédito, alternativa encontrada por
muitos comerciantes para evitar problemas com dívidas, nem sempre facilita o
fechamento da compra, principalmente no caso de valores altos que comprometem o
limite do cartão. “O crediário facilita porque o consumidor não precisa
utilizar o seu cartão e faz o carnê. É um risco que se assume, mas com as
ferramentas que temos hoje conseguimos reduzir a inadimplência e resgatar a
venda”, afirma Fernandes.
A troca de informações entre os comerciantes de uma mesma praça e
até de todo o país para identificar os consumidores endividados é possibilitada
por meio da rede online de dados do SCPC. A consulta ao sistema pode ser feita
pela internet antes de efetuar a venda com o consumidor que está no balcão da
loja. Segundo Haddad, trata-se de ferramentas de fácil acesso, ao alcance de
todo varejista, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. “A ACIC
disponibiliza para os empresários a base de informações do SCPC através de
consultas online de pessoa física, pessoa jurídica, veículos, localizadores e
cadastrais. Isso auxilia o empresário para análise e concessão de crédito,
prevenção à fraude e cobrança”, diz Haddad sobre o serviço da ACIC, comumente
conhecido pelos próprios consumidores que procuram consultar seu nome. 
Um dos recursos que fazem parte da consulta do SCPC que também
auxilia o empresário é o SCORE, espécie de pontuação utilizada para estimar o
comportamento futuro de pagamento do consumidor. Desse modo, quanto menos
pontos o comprador tiver, maior risco ele apresenta de ser inadimplente. A
importância é alertar o empresário a respeito daquele cliente que quer comprar
a prazo. 
Todas as informações disponíveis no SCPC acerca dos consumidores
são fornecidas no sistema online pelos próprios comerciantes, que podem
realizar a negativação das compras não pagas. A negativação é o recurso buscado
pelo empresário para recuperar a dívida, que gera a carta de notificação
enviada pela ACIC ao endereço do consumidor devedor alertando sobre a
necessidade de procurar o estabelecimento e resolver sua pendência.
Foto: Leonardo Haddad, coordenador do SCPC em Campinas.
Crédito: ACIC 
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