BENCHMARKING

13 de março de 2015.
COLUNA DO PROFESSOR ROBSON PANIAGO.

Benchmarking é um processo de
pesquisa que permite aos administradores comparações de processos e práticas companhia-a-companhia para
identificar o melhor do melhor e alcançar um nível superior ou a vantagem
competitiva.
É uma metodologia desenvolvida e aplicada,
que compreende um banco de dados com mais de 800 fábricas em todo o mundo.
Este banco de dados vem crescendo
continuamente com uma forte dimensão internacional, através de desenvolvimento
de uma rede de instruções e suporte ao desenvolvimento industrial, universidade
e escolas internacionais de gestão.
Ao contrário de outras ferramentas de
planejamento, o benchmarking encoraja as companhias a procurar, além de suas
próprias operações ou indústrias, por fatores chaves que influenciem a produtividade
e os resultados.
Essa filosofia pode ser aplicada a
qualquer função, o que geralmente produz melhores resultados quando implantado
na companhia como um todo.
Surgiu como uma necessidade de
informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema
empresarial. A necessidade de oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir
uma posição de liderança no mercado onde atua. É preciso vencer os paradigmas
dos processos.
Foi empregado por primeiro pela XEROX
para enfrentar o desafio competitivo japonês dos anos 70. Isto desperta o
desejo de ser o melhor dos melhores.
É o estudo que compara o desempenho e
a excelência com a concorrência, objetivando uma posição de liderança e
qualidade.
Estes estudos devem identificar
serviços e processos de outras empresas, ou setores da própria empresa, avaliar
como tais resultados são obtidos, e incorporar tal conhecimento, quando
aplicável á seus processos e serviços.
A competitividade mundial alimentou
acentuadamente nas últimas décadas. Sempre que uma organização esteja
planejando, ou sofrendo, grandes mudanças em suas estruturas ou em suas
operações, o benchmarking, se torna necessário, pois as informações precisam
ser o mais correta possível para se reformular a organização.
Uma empresa precisa aplicar o
benchmarking porque deseja atingir uma capacidade competitiva de nível
internacional, e assegurar a sua sobrevivência no mercado globalizado.
A identificação das melhores empresas
do mercado esta sendo feita através do colhimento de informações de empresas
líderes. Ele examina múltiplos setores, em busca de práticas inovadoras, não
importando qual a sua fonte.
E implanta em sua organização não
copiando pela simples cópia, mas sim de maneira inovadora e empreendedora
(Inopreneuer, conceito disseminado por mim em artigos anteriores).
Robson Paniago é Administrador
Tecnológico & Social e professor da IBE-FGV.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn