CAMPINAS SE DESTACA NO SETOR DE FRANQUIAS

11 de setembro de 2014.
Levantamento da Associação
Brasileira de Franchising (ABF) apontam que 55% das 2.700 marcas de franquia
que operam no país estão sediadas no Estado de São Paulo. A capital e a região
metropolitana de São Paulo ocupam a primeira posição, seguida da região
metropolitana de Campinas e da região de São José do Rio Preto. Em Campinas há
cerca de 63 empresas com base na cidade, entre elas, algumas grandes como
Wizard, Montana Grill e Microcamp.. Campinas é a nona cidade do país em número
de unidades franqueadas com 1.200 em operação.
Para o diretor executivo
da ABF, Ricardo Camargo, esse sucesso de Campinas deve-se ao grande número de
shoppings na cidade. São oito empreendimentos. Além disso, estão sendo
construídos e estão em operação vários shoppings na região como Jundiaí,
Valinhos, Indaiatuba, Americana e Paulínia. “Você tem um crescimento da região
muito forte. Campinas tem 115 milhão de habitantes, mas se você considerar a
região são 3 milhões de habitantes, a população do Uruguai e que ainda está em
crescimento. Você pega algumas cidades como Indaiatuba e Valinhos que são
cidades que ainda estão com crescimento mais acelerado. Campinas se destaca por
isso”, diz.
Ricardo Camargo disse
ainda que a zona industrial de Campinas é mais qualificada e grande parte é
movida pela exportação devido à alta especialização que essas empresas possuem.
“Outro fato que ajudou muito Campinas também foi ser um hub de aviação. Com a inauguração do novo aeroporto no ano que vem,
a gente acredita que vai ter uma potencialização muito grande na região. Nós
passaremos a ter voos internacionais direto de Campinas. Isso vai aumentar o
fluxo de estrangeiros, vai aumentar o potencial e o próprio aeroporto vai ter
um shopping dentro dele, então vão Sr inúmeras marcas que vão estar em operação
e muitas marcas internacionais querem vir para o Brasil hoje e fazendo isso
através dos aeroportos como primeiro negócio”, diz.
O diretor executivo
da ABF, Ricardo Camargo, acredita que o setor de franchising no Brasil feche
2014 com um crescimento de 10%. “Quando nós fechamos os números do primeiro
trimestre mostraram esse crescimento. A gente está fechando agora o segundo
trimestre, mas a gente sabe que houve uma queda sensível, principalmente, em
função da Copa do Mundo. Houve uma pequena recuperação a partir da segunda
quinzena de julho e também em agosto. Por isso acreditamos que ao final de 2014
vamos crescer 10%”, avaliou.

Para 2015 a
expectativa da ABF é de que o setor cresça também entre 9% e 10%. “A perspectiva
da franquia é diferente porque grande parte desse crescimento em vendas se dá
ou por transformação de pequenos negócios, que acabam se tornando uma franquia
ou acabam sendo aberturas. Nós ainda temos muitos shoppings para serem abertos
ao longo de 2014 e 2015, principalmente no interior”, finalizou.

Fotos 1 e 2 – Diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo.
Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn