COLUNA DA PROFESSORA ROSA PERRELLA

Desafios em liderar
e motivar jovens
 Rosa Perrella
Nesta semana, quero comentar sobre uma pesquisa publicada na revista
“Profissional & Negócios”,  feita pela Nube –Núcleo Brasileiro de
Estágios –  referente a uma das grandes questões que tange a mudança no
mercado de trabalho em relação a Geração Y, os nascidos de 1979 a 1990,
especificamente em relação a liderança e motivação de jovens.
O tema da pesquisa foi: Para você, o que significa ser feliz no
trabalho? Para jovens entre 15 e 26 anos, e o resultado foi uma constatação: o
valor da remuneração  já não é mais o fator relevante, comprovando a
teoria de que novos valores estão começando a delinear o mercado de
trabalho. 
A “satisfação pessoal com o seu desempenho” foi a alternativa mais
votada, demonstrando que o trabalho aparece cada vez mais com a ideia de
autorrealização,  sendo o aspecto econômico fruto dos resultados e da
consequência da performance profissional.
De acordo com o analista da pesquisa, os jovens que fizeram esta opção
possuem um perfil que aceita tarefas desafiadoras, que precisam ter confiança
em relação às atividades atribuídas, ser competente para a sua função e contar
com um acompanhamento capaz de reafirmar sua credibilidade, ou seja, o papel do
líder é fundamental neste processo.
Daí me vem a pergunta: Como liderar e manter esta geração motivada?
Para uma boa convivência faz-se necessário:
– Fazer gestão por competências e por valores;
– Dar autonomia e acompanhar o processo;
– Mostrar os “porquês”, as responsabilidades e os impactos do seu
trabalho;
– Trazer para o concreto, para a realidade, pois, são otimistas,
realistas e autoconfiantes;
– Diversificar as tarefas e atividades, são dinâmicos, agitados e
desenvolvem tarefas múltiplas;
– Fazer follow up permante;
– Fornecer  feedback constantemente.
Ou seja, a liderança precisa  conhecer bem a equipe, aliás
participar ativamente de todo o processo de seleção desde a descrição do
perfil, das dinâmicas e devolutivas das ferramentas de análise de competência.
Sugiro que os líderes tragam para as atividades de seleção, membros da própria
equipe para acompanhar os processos e dar opiniões.
O líder precisa criar momentos de relacionamento com a equipe com
atividades direcionadas , é uma boa estratégia para identificar talentos,
vocações, pontos fortes e a desenvolver e, sem dúvida, para integrar a equipe!
Ø      Reúna sua equipe todos os dias ou
por 5 minutos ou pelo menos 1 vez por semana;
Ø      Conte um pouco da sua história,
fale dos seus acertos e enganos e convide  a equipe se sentir  à
vontade para compartilhar também ;
Ø      Indique livros e artigos para
leitura  e compartilhe as principais idéias;
Ø      Peça para que a equipe fale de seus
sonhos e metas pessoais, assim você consegue perceber melhor valores e
pensamentos da equipe.
É importante ouvir, demonstrar a importância de cada um na equipe,
valorizando o trabalho e principalmente, o gestor deve servir de exemplo para a
sua equipe
Nas aulas de liderança e gestão de pessoas,  que ministro nos
cursos de Pós Graduação e MBA, onde 90% dos alunos são da geração Y, e que
muitos já possuem cargos de liderança, e em pergunta rápida para medir a
satisfação “ Por que eu fico aqui ?“, ou seja, os motivos que os mantém na
empresa,   as respostas foram:
– ambiente e clima organizacional;
– plano de desenvolvimento profissional e de carreira;
– remuneração compatível.
Já perguntado sobre o nível de motivação “ Por que eu me empenharia mais
? “, os fatores foram :
– qualidade da gestão da empresa  e da  liderança;
–  formas como o líder reconhece as competências e habilidades;
– desafios  para desenvolver competência , acompanhamento e
feedback constante da liderança.
Portanto, o líder precisa ter vocação para gente e fazer uma excelente
gestão do tempo.
Em contra partida, verificando pesquisa da Talenses publicada na revista
Inteligência Corporativa, sobre retenção de talentos de executivos, revela que
quanto maior é o tempo de permanência no emprego atual, menor é amostra: 6,6%
estão a mais de 10 anos na mesma empresa, 29,5%  estão entre 2 e 5 anos e
52% estão há menos de dois anos na mesma companhia.
Ao analisar o tempo de permanência no emprego anterior, apenas 8,5% do
total de entrevistados relataram ter ficado mais de 10 anos, enquanto 37%
ficaram entre 2 e  5 anos e 32,5% ficaram menos de dois anos. Dentre o
primeiro grupo, que ficou mais de 10 anos na empresa anterior, 59% são da
geração X ( nascidos de 1965 a 1978 ), 27% da geração Baby Boomers ( nascidos e
1946 a 1964 ) e 14% da geração Y ( nascidos de 1979 a 1990 )
O segundo grupo, composto por profissionais que ficaram entre 2 e 5 anos
na mesma empresa, 48% são da geração X, 44% da geração Y e 7% são da geração
Baby Boomers. E o terceiro grupo, que ficou menos de  dois anos na mesma
organização, é composto por 49% da geração Y, 43% da geração X e 6% da geração
Baby Boomers.
A pesquisa também observou que, o comportamento da geração Y, que 71%
deles ficaram de 3 a 6 meses no último emprego, dado que sugere tanto uma
reflexão dos profissionais desta geração como dos empregadores.
Diante do quadro, é sugerido a área de Gestão de Pessoas das empresas a
treinarem suas equipes de líderes de acordo com suas necessidades, pois, muitos
ainda são treinadas em grupos, abordando assuntos que nem todos precisam mais
aprender, o que funcionou para o Boomers, não se aplica para aos mais jovens.
Hoje as atividades devem ser cada vez mais práticas, de forma 
participativa,  com dinâmicas de grupo específicas como jogos e estudos de
casos, o que contribui para aumento de desempenho e performance. Os gap´s entre
os treinamentos e a prática, podem ser eliminados pelos programas de mentoria
ou coaching individualizado.
Rosa Perrella é consultora em gestão de pessoas
coach organizacional, palestrante e professora nos cursos de Pós e MBA na IBE
FGV. Especialista em gestão de lideranças e desenvolvimento de equipes.
Licenciada ao Grupo Ponto de Referência, com experiência em implementação
de  programas de gestão em atendimento e relacionamento com cliente.
Mestranda em Educação, formada em Administração,  com  MBA em
Desenvolvimento Humano de Gestores pela IBE-FGV Campinas, além de Pós-graduação
em Gestão Estratégica de Negócios, Psicologia Transpessoal, Marketing
Empresarial, Gestão de Pessoas e Negociação Avançada.

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