Mentoria : compromisso e
aceitação mútua
aceitação mútua
Rosa Perrella
Nesta semana, quero compartilhar sobre o processo
de Mentoria, influenciada pelas reflexões de meus estudos no mestrado em
educação, pautados pela professora Sylvia Vergana, doutora em educação e mestre
em administração pela FGV.
de Mentoria, influenciada pelas reflexões de meus estudos no mestrado em
educação, pautados pela professora Sylvia Vergana, doutora em educação e mestre
em administração pela FGV.
Mentoria é a ação de influenciar, aconselhar,
ouvir, ajudar a clarificar ideias e a fazer escolhas, guiar.
ouvir, ajudar a clarificar ideias e a fazer escolhas, guiar.
O mentor é aquele que nos auxilia a aprender alguma
coisa que nós, sozinhos poderíamos ter dificuldades.
coisa que nós, sozinhos poderíamos ter dificuldades.
As novas tecnologias têm provocado uma revolução no
mundo dos negócios. As empresas de sucesso, privilegiam a interação entre os
colaboradores, valorizando a troca de informações sobre experiências como forma
de aprendizagem.
mundo dos negócios. As empresas de sucesso, privilegiam a interação entre os
colaboradores, valorizando a troca de informações sobre experiências como forma
de aprendizagem.
Diante dos novos desafios, a criatividade, a
iniciativa e a rapidez de respostas, tornaram-se fundamentais, onde liderar não
indica somente uma direção, mas promove o aperfeiçoamento contínuo das pessoas.
iniciativa e a rapidez de respostas, tornaram-se fundamentais, onde liderar não
indica somente uma direção, mas promove o aperfeiçoamento contínuo das pessoas.
O termo mentoria – mentoring, tem
origem na Antiguidade, mais precisamente na Grécia Antiga, onde mentor era a
pessoa responsável pelo desenvolvimento físico, social, intelectual e
espiritual dos jovens.
origem na Antiguidade, mais precisamente na Grécia Antiga, onde mentor era a
pessoa responsável pelo desenvolvimento físico, social, intelectual e
espiritual dos jovens.
Sócrates, filósofo grego do século V, utilizava a
maiêutica, processo que de fato significa educar – tirar de dentro, fazer
aflorar as potencialidades, levar a reflexão. Sócrates influenciou Platão, que
influenciou Aristóteles que influenciou Alexandre o grande guerreiro.
maiêutica, processo que de fato significa educar – tirar de dentro, fazer
aflorar as potencialidades, levar a reflexão. Sócrates influenciou Platão, que
influenciou Aristóteles que influenciou Alexandre o grande guerreiro.
Inspirada em personagens históricos, o mentor, era
aquele que transmitia informações sobre a sua experiência, aconselhando e
protegendo.
aquele que transmitia informações sobre a sua experiência, aconselhando e
protegendo.
A partir dos anos 70, a mentoria
começou a ser apontada como um modo de desenvolver líderes e altas
performances das pessoas.
começou a ser apontada como um modo de desenvolver líderes e altas
performances das pessoas.
Atualmente, as empresas utilizam a mentoria na
preparação e no monitoramento de seus colaboradores, quando trabalhando com os
veteranos, os iniciantes podem, sob sua orientação, exercitar-se complementando
sua formação.
preparação e no monitoramento de seus colaboradores, quando trabalhando com os
veteranos, os iniciantes podem, sob sua orientação, exercitar-se complementando
sua formação.
Mentoria é uma relação de apoio e suporte, onde uma
pessoa mais experiente procura ajudar outra, no desenvolvimento da carreira.
pessoa mais experiente procura ajudar outra, no desenvolvimento da carreira.
A amizade entre o mentor e mentorado pode
permanecer, mas a intensidade da relação dependerá dos dois.
permanecer, mas a intensidade da relação dependerá dos dois.
Embora, indivíduos com mais idade sejam mais
experientes, idade mais avançada não é condição para a existência de um mentor,
pois, é possível articular vivência à experiência, ressaltando que a principal
competência do mentor, é a disposição para compartilhar conhecimento.
experientes, idade mais avançada não é condição para a existência de um mentor,
pois, é possível articular vivência à experiência, ressaltando que a principal
competência do mentor, é a disposição para compartilhar conhecimento.
A mentoria traz benefícios para o mentor, quando
aprende com o relacionamento, expandindo e atualizando seus conhecimentos.
aprende com o relacionamento, expandindo e atualizando seus conhecimentos.
A motivação para o compartilhamento e a aquisição
de conhecimentos exige que o mentor:
de conhecimentos exige que o mentor:
– desafie o mentorado a alcançar seu padrão de
excelência;
excelência;
– provoque, uma reflexão sobre os padrões
empresariais desejados;
empresariais desejados;
– comunique-se intensamente;
– aceite as possibilidades e os limites do
mentorado, considerando que temos forças e fraquezas, é preciso investir nas
forças;
mentorado, considerando que temos forças e fraquezas, é preciso investir nas
forças;
– estimule o mentorado a sentir orgulhoso do que
faz.
faz.
O ambiente empresarial tem socializado o conceito
de mentoria com o termo coaching, originado da palavra inglesa coach, derivada
de kocs, nome de uma cidade no noroeste da Hungria, onde se construíam
carruagens e charretes. O termo usado como gíria de tutor, por associação com o
verbo coach, que significa conduzir charrete.
de mentoria com o termo coaching, originado da palavra inglesa coach, derivada
de kocs, nome de uma cidade no noroeste da Hungria, onde se construíam
carruagens e charretes. O termo usado como gíria de tutor, por associação com o
verbo coach, que significa conduzir charrete.
Segundo Peter Senge, o termo coaching é também
associado ao esporte, pois treinador é aquele que conduz os jogadores.
associado ao esporte, pois treinador é aquele que conduz os jogadores.
Portanto, existe uma diferença essencial entre
coaching e técnico esportivo, onde a principal característica do coaching é
ouvir, enquanto a do técnico é falar.
coaching e técnico esportivo, onde a principal característica do coaching é
ouvir, enquanto a do técnico é falar.
O coaching nas empresas, é um processo de
desenvolvimento de pessoas, que envolve adequação e criação e novas habilidades
bem como o desempenho de competências.
desenvolvimento de pessoas, que envolve adequação e criação e novas habilidades
bem como o desempenho de competências.
O coach se distingue do mentor porque tem uma
intenção, associada às expectativas da empresa, de desenvolver a pessoa
buscando resultados de desempenho imediato.
intenção, associada às expectativas da empresa, de desenvolver a pessoa
buscando resultados de desempenho imediato.
O coach objetiva desenvolver competências, fazer as
pessoas encontrarem sua própria maneira de melhorar, tornando-se responsáveis
por seu desempenho na empresa.
pessoas encontrarem sua própria maneira de melhorar, tornando-se responsáveis
por seu desempenho na empresa.
O coaching busca libertar o potencial das pessoas
de modo a que elas possam aprender.
de modo a que elas possam aprender.
Rosa Perrella é consultora em gestão de
pessoa, coach e mentoring organizacional, palestrante e professora nos
cursos de Pós e MBA na FGV Campinas. Especialista em gestão de lideranças e
desenvolvimento de equipes. Mestranda em Educação, formada em
Administração, com MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela
IBE-FGV Campinas, além de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios,
Psicologia Transpessoal, Marketing Empresarial, Gestão de Pessoas e Negociação
Avançada.
pessoa, coach e mentoring organizacional, palestrante e professora nos
cursos de Pós e MBA na FGV Campinas. Especialista em gestão de lideranças e
desenvolvimento de equipes. Mestranda em Educação, formada em
Administração, com MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela
IBE-FGV Campinas, além de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios,
Psicologia Transpessoal, Marketing Empresarial, Gestão de Pessoas e Negociação
Avançada.