31 de agosto de 2014.
O
Coaching como estratégia de transformação de pessoas
Coaching como estratégia de transformação de pessoas
Sergio
Miorin
Miorin
Como eu transito dentro de diversas empresas,
noto que a prática da ferramenta coaching vem crescendo muito. A ferramenta
coaching vem se tornando cada vez mais estratégica dentro das organizações, transformando
pessoas/colaboradores/profissionais, trazendo resultados cada vez mais
satisfatórios.
noto que a prática da ferramenta coaching vem crescendo muito. A ferramenta
coaching vem se tornando cada vez mais estratégica dentro das organizações, transformando
pessoas/colaboradores/profissionais, trazendo resultados cada vez mais
satisfatórios.
Dentro das organizações existe o clima
organizacional que, por sua vez, tem o sucesso alcançado conforme o clima da
liderança, o qual está sendo desenvolvido pela ferramenta coaching.
organizacional que, por sua vez, tem o sucesso alcançado conforme o clima da
liderança, o qual está sendo desenvolvido pela ferramenta coaching.
O coaching, como ferramenta de
líderes, desenvolve equipes, transformando, assim, as organizações. O feedback (retorno) dos liderados é extremamente valioso para o desenvolvimento da
ferramenta e da equipe.
líderes, desenvolve equipes, transformando, assim, as organizações. O feedback (retorno) dos liderados é extremamente valioso para o desenvolvimento da
ferramenta e da equipe.
A liderança vem fortalecendo cada vez
mais o processo de gerenciamento, buscando sempre o aprendizado constante, se
capacitando e trazendo valor para as organizações.
mais o processo de gerenciamento, buscando sempre o aprendizado constante, se
capacitando e trazendo valor para as organizações.
O tempo é escasso cada vez mais,
valioso. Assim, a estratégia e a gestão, juntamente com a ferramenta coaching,
são sinônimos de resultado alcançado.
valioso. Assim, a estratégia e a gestão, juntamente com a ferramenta coaching,
são sinônimos de resultado alcançado.
A estratégia é o pulmão da mudança, e
esta precisa existir no mundo competitivo em que vivemos. A velocidade do
desenvolvimento de produtos, técnicas de atendimento, tecnologia e inovação
caminha muito rapidamente. Tomemos como exemplo um curso de graduação de quatro
anos: quando o aluno chega ao último ano, o que ele aprendeu no primeiro já
está desatualizado.
esta precisa existir no mundo competitivo em que vivemos. A velocidade do
desenvolvimento de produtos, técnicas de atendimento, tecnologia e inovação
caminha muito rapidamente. Tomemos como exemplo um curso de graduação de quatro
anos: quando o aluno chega ao último ano, o que ele aprendeu no primeiro já
está desatualizado.
Para partirmos do hoje, aplicarmos a
mudança e chegarmos ao amanhã, rapidamente, o diálogo coaching contribui muito.
mudança e chegarmos ao amanhã, rapidamente, o diálogo coaching contribui muito.
A ferramenta coaching fortalece a
estratégia não no imediatismo, mas os resultados são alcançados rapidamente,
dependendo, é claro, da quantidade de vezes que o líder aplica a sua ferramenta
no dia a dia.
estratégia não no imediatismo, mas os resultados são alcançados rapidamente,
dependendo, é claro, da quantidade de vezes que o líder aplica a sua ferramenta
no dia a dia.
O ponto importante em tudo isso é o
respeito pelas pessoas: estas não podem ser tratadas como simples números.
respeito pelas pessoas: estas não podem ser tratadas como simples números.
A conversa coaching cada vez mais vem
crescendo como ferramenta, demonstrando a cada dia que o trabalho intelectual,
do conhecimento, da inovação, vem substituindo o trabalho físico, braçal,
repetitivo, ou baseado em tarefas.
crescendo como ferramenta, demonstrando a cada dia que o trabalho intelectual,
do conhecimento, da inovação, vem substituindo o trabalho físico, braçal,
repetitivo, ou baseado em tarefas.
O gerenciamento é preciso, trazendo o
controle e a organização mais presente, alcançando resultados para as
organizações.
controle e a organização mais presente, alcançando resultados para as
organizações.
Quanto mais tempo demoramos a aderir a
ferramentas que trazem resultados, mais tempo iremos demorar para ficar entre
os melhores em cada segmento.
ferramentas que trazem resultados, mais tempo iremos demorar para ficar entre
os melhores em cada segmento.
Os profissionais, de uma forma geral,
vêm buscando a educação continuada. No modelo tradicional/convencional exercem
uma única função a vida toda. O novo, o desafio, a mudança ficam adormecidos. A
educação vem ficando obsoleta mais rapidamente, os empregos para vida toda
estão em extinção. A experiência em empresas diferentes com a diversidade dos
seus colaboradores acaba somando experiência vivenciada.
vêm buscando a educação continuada. No modelo tradicional/convencional exercem
uma única função a vida toda. O novo, o desafio, a mudança ficam adormecidos. A
educação vem ficando obsoleta mais rapidamente, os empregos para vida toda
estão em extinção. A experiência em empresas diferentes com a diversidade dos
seus colaboradores acaba somando experiência vivenciada.
Os executivos juntamente com suas
competências, habilidades, inovação, entre outras, precisam ser recicladas full time (o tempo todo).
competências, habilidades, inovação, entre outras, precisam ser recicladas full time (o tempo todo).
Quanto mais alto é seu nível de
decisão na empresa, mais coaching você precisa. Pense nisso, reflita com
carinho.
decisão na empresa, mais coaching você precisa. Pense nisso, reflita com
carinho.
Em
novembro teremos a segunda turma do “The Coaching Clinic” para gestão e
liderança em São Paulo, Capital.
novembro teremos a segunda turma do “The Coaching Clinic” para gestão e
liderança em São Paulo, Capital.
Sergio Henrique Miorin é Graduado em
Engenharia Elétrica modalidade em Eletrônica pela USF –
Universidade São Francisco, Pós-Graduado Especialista em Engenharia de Redes e
Sistemas de Telecomunicações pelo INATEL – Instituto Nacional de
Telecomunicações, Pós-Graduado Especialista MBA em
Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e
mestrando em Educação pela Unisal. É Diretor Geral da SM – Consultoria,
Treinamentos e Palestras, colunista no Jornal de Valinhos, consultor de
empresas e leciona em instituições de ensino, em cursos técnicos, graduação,
pós-graduação especialização e pós-graduação especialização MBA como: IBE/FGV,
Unisal, FAJ e Anhanguera. Contatos: www.smconsultoriaempresarial.com.br –
[email protected]
Engenharia Elétrica modalidade em Eletrônica pela USF –
Universidade São Francisco, Pós-Graduado Especialista em Engenharia de Redes e
Sistemas de Telecomunicações pelo INATEL – Instituto Nacional de
Telecomunicações, Pós-Graduado Especialista MBA em
Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e
mestrando em Educação pela Unisal. É Diretor Geral da SM – Consultoria,
Treinamentos e Palestras, colunista no Jornal de Valinhos, consultor de
empresas e leciona em instituições de ensino, em cursos técnicos, graduação,
pós-graduação especialização e pós-graduação especialização MBA como: IBE/FGV,
Unisal, FAJ e Anhanguera. Contatos: www.smconsultoriaempresarial.com.br –
[email protected]