COM INVESTIMENTO DE R$ 4 MILHÕES, SURGE NO MERCADO A BLUY, UMA NOVA HR TECH

Mais do que a atração de talentos, hoje, as empresas são desafiadas diariamente a reter os bons profissionais. Por outro lado, candidatos buscam cada vez mais oportunidades de trabalho alinhadas com seus objetivos de carreira e propósitos pessoais. Nesse cenário, o papel de recrutamento e seleção se torna extremamente relevante e estratégico. Para cumprir essa missão, acaba de nascer a Bluy, uma HR Tech que atua como SaaS (Software as a Service) para ser o braço direito do RH e que já surge com uma base de mais de 1.6 milhão de candidatos, de diferentes regiões do Brasil. A startup tem a expectativa de abrir mais de 3 mil vagas de emprego em 2023 e promete recriar a forma como as empresas contratam e transformar a experiência do usuário quando o assunto é mercado de trabalho.

A Bluy tem à frente de sua liderança, como CEO, Carolina Madureira, que possui mais de 13 anos de experiência na área de RH. Formada em Psicologia pela  Estratégica e Econômica de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. “O setor de recrutamento e seleção precisa olhar para os grandes desafios que vão muito além da atração dos talentos ideais. É preciso estar atento ao engajamento das empresas com os candidatos, à condução de processos seletivos mais humanizados e também no pós, no engajamento dos colaboradores já contratados”, afirma Carolina.

A executiva conta que a Bluy surgiu mirando o equilíbrio do atendimento com excelência tanto para as empresas que recrutam, quanto para os candidatos que buscam agilidade e retorno sobre as posições disponíveis. “Nossa prioridade são as pessoas. Queremos resolver problemas e criar experiências incríveis. Além disso, toda a nossa expertise dentro do mercado de trabalho nos fez ter um olhar apurado para entender que o tempo é precioso, por isso, fazemos de tudo para agilizar e simplificar as etapas”, pontua a CEO da HR Tech.

A Bluy tem um time de peso de co-fundadores, entre eles Hugo Rebelo, que exerce o cargo de CTO, e ainda, Tiago Mavichian e Rafael Pinheiro que são, respectivamente, CEO e Diretor da Companhia de Estágios.

A startup é uma spin-off da Companhia de Estágios, empresa líder em recrutamento e seleção de estagiários e trainees. Os fundadores identificaram uma lacuna de mercado voltada à melhor experiência e usabilidade de plataformas na hora de recrutar e buscar emprego, por isso decidiram investir na criação da Bluy.

A startup surge com um time de 14 pessoas e mais da metade são da área de tecnologia. “Vemos um mercado que precisa de soluções práticas e com entrega efetiva. Para isso, mais de 50% do nosso time é focado em tecnologia, para que possamos atender de forma rápida e eficaz as pequenas, médias e grandes empresas que precisam encontrar seus talentos”, conta Hugo Rebelo, CTO e co-fundador da Bluy. “Colocar o consumidor no centro do negócio é uma questão estratégica e na área de recrutamento e seleção não é diferente. Além das empresas buscarem praticidade por meio de soluções ágeis e tecnológicas, os candidatos também buscam por processos mais transparentes e objetivos”, diz o CTO da Bluy, que também é fundador de outras startups.

Seleção na prática

A plataforma da Bluy oferece um sistema inteligente com mais de 40 filtros, que permitem que empresas de todos os portes criem suas vagas em até 3 minutos e encontrem o talento certo, no momento certo. Além dos filtros, a plataforma possui recursos que reduzem vieses nos processos seletivos, como o currículo oculto, possibilitando que os gestores encontrem a pessoa ideal pelo perfil comportamental e experiências profissionais, garantindo maior diversidade nas contratações.

A startup oferece o máximo de personalização em processos seletivos. É possível, por exemplo, buscar candidatos pelas suas habilidades, áreas de interesse, modalidade de trabalho e pretensão salarial. Com essa inteligência é possível que as empresas simplifiquem e ganhem mais agilidade nos processos, garantindo a diversidade e criando boas experiências. “Nossa atuação será com todos os tipos de companhias, desde uma micro empresa, que não tem um RH estruturado e precisam de conhecimento estratégico e agilidade na hora de criar uma vaga, até grandes organizações, que buscam por inteligência de dados para encontrar os candidatos com maior fit para as vagas disponíveis”, ressalta Hugo.

Em uma primeira fase, a Bluy atuará com vagas corporativas, mas já tem no radar ampliar a atuação com vagas operacionais. Além disso, a HR Tech nasce como uma plataforma de recrutamento e seleção, mas com a promessa de no futuro ser uma plataforma completa para o RH como um todo, percorrendo todo o ciclo do colaborador.

Apesar de se lançar para o mercado agora, o processo de construção da Bluy começou em 2020. A startup nasce bootstrap – termo do universo das startups que significa que ela surge usando somente recursos próprios. O investimento para criação da HR Tech foi de R$4 milhões e a expectativa é que o break even ocorra em um ano. Os co-founders revelam que alguns investidores já os procuraram e, em 2023, a Bluy tem no radar investimentos para crescer ainda mais o seu modelo de negócio.

A Bluy é uma HR Tech que já nasce com o que existe de mais moderno em tecnologia. Como Software de Recrutamento & Seleção, a startup une a experiência de pessoas com o desejo de recriar a forma como as empresas contratam. Com simplicidade, conexão e assertividade, promove histórias únicas para empresas e candidatos, tendo como pilar a melhor experiência do usuário.

 

Foto 1 – CEO da Bluy, Carolina Madureira.

Foto 2 – Os sócios Hugo Rebelo, Carolina Madureira, Tiago Mavichian e Rafael Pinheiro.

Crédito: Vinicius Amano.

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