O futebol é o esporte mais praticado no mundo e também reúne o maior número de apaixonados. A atividade exige muito dos pés de seus praticantes, sejam atletas profissionais que estarão representando suas seleções na Copa do Mundo ou amadores que jogam apenas por diversão. Por isso, ambos precisam estar atentos aos cuidados necessários. “O futebol envolve muito contato, principalmente com os pés. Em todo momento, eles estão em uma área de atrito muito grande, começando pelas chuteiras. É comum ter vários tipos de calosidade, bolhas, fascite plantar, neuroma de Morton, tinea pedis (popularmente chamada de pé-de-atleta), onicocriptose (a unha encrava), fora as lesões por impacto, que podem levar a fissuras e fraturas”, explica Bruno Gallart, membro da academia mundial de podiatria e diretor da Podo Moviment.
E existem problemas que são maiores. “Alguns jogadores utilizam um número menor para que o calçado fique bem ajustado e eles tenham precisão na hora do chute. Porém, isso pode trazer várias patologias. Vemos essa prática desde as categorias de base, o que pode resultar em alterações ósseas”, alerta Gallart.
A prevenção é essencial para que essas patologias não aconteçam e impeçam a prática esportiva. Ou seja, é imprescindível se consultar com um podólogo para receber as orientações adequadas ao seu biotipo e conhecer os produtos que ajudam a evitar estes problemas. “O primeiro passo que todos precisam seguir é se consultar regularmente com um podólogo. Muitas vezes, os atletas não sabem nem o tipo de pisada que possuem. Com isso, podem estar com o calçado ou a proteção de forma inadequada. Não é para procurar um profissional quando tiver dor, a prevenção é muito mais barata. Trabalhamos buscando a prevenção. O maior cuidado é a consciência de sempre fazer consultas”, orienta Gallart.
A Doctor Feet apresenta uma linha completa de produtos para ajudar no cuidado com os pés. A empresa possui palmilhas específicas para esportivas, de silicone – incluindo a com ponto azul, que alivia o ponto de pressão, gel ou tecido. Calcanheiras, para a absorção do impacto, protetores para calos e unhas, e géis de massagem, para ativar a circulação periférica, também fazem parte do catálogo da empresa.
No segmento de esporte e fisioterapia, ainda se pode encontrar meias e polainas de compressão, que melhoram a circulação sanguínea, bandagens elásticas e protetores e, por fim, extensores, bolas, discos e tubos. “Nossos produtos ajudam muito na prática esportiva. Eles oferecem soluções específicas, atuando para melhorar o rendimento, proteger ou até mesmo auxiliar no tratamento de alguma lesão”, conta Karina Barros, coordenadora técnica da Doctor Feet.
Crescimento da podologia esportiva
Atualmente, grandes clubes do país já contam com podólogos em suas equipes transdisciplinares. Junto de psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros profissionais, o cuidado com os pés vem sendo olhado com mais atenção pelo mercado. Alguns atletas amadores também já notaram que, além de ser essencial para prevenir lesões, o tratamento adequado também serve para aperfeiçoar o rendimento esportivo e ajudar a evitar lesões, que o afastam da atividade física.
Gallart explica que “por muito tempo, éramos vistos como profissionais que, simplesmente, embelezavam os pés. Hoje, a podologia esportiva é tida como uma das profissões mais importantes, tendo em vista que pode ajudar a prevenir várias patologias e no rendimento dos atletas. Antigamente, se fazia apenas a podoprofilaxia, que são as remoções de calosidades, cortes de lâmina. Fazemos um trabalho preventivo disciplinar, onde detectamos tipos de pisada, pontos de pressão. Entre outros. Podemos ajudar a prevenir várias lesões, tanto no alto rendimento quanto nos amadores”.
Essa interação é determinante para ajudar tanto no crescimento da podologia diante do mercado como para que as pessoas compreendam melhor como ela pode ser útil para quem é apaixonado por atividades físicas.
Queremos nos fortalecer com isso, pois a podologia já está mais avançada fora do Brasil. Cada vez que fazemos um trabalho que contribui positivamente para o rendimento do atleta, o olhar começa a se modificar. Vários clubes já contam com podólogos, conseguimos mostrar essa evolução na prática afirma Gallart.
A Doctor Feet tem participado ativamente da profissionalização do mercado de podologia no Brasil, sendo reconhecida pelos clientes como uma rede completa com produtos e serviços exclusivos para tratamentos para os pés e mãos, venda de produtos dermocosméticos, além de uma gama de itens médicos, ortopédicos, esportivos e fisioterápicos. Atualmente, a rede de franquias tem 77 unidades presentes no Estado de São Paulo (capital, interior e litoral), Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Maranhão, Teresina, Uberlândia e Vitória.
Foto 1: Bruno Gallart, membro da academia mundial de podiatria e diretor da Podo Moviment.
Foto 2: Doctor Feet pés de atleta.
Foto 3 – Doctor Feet palmilha com ponto azul.
Crédito: Divulgação.