COMO VALORIZAR UM PROFISSIONAL

05 de dezembro de 2014.
COLUNA DO JORNALISTA VIEIRA JUNIOR
Quando se fala em reconhecimento profissional o
primeiro pensamento que vem à cabeça é, sem dúvida, o aumento de salário.
Contudo, reconhecer o bom trabalho de uma pessoa não quer dizer necessariamente
que você, enquanto gestor, precisará colocar a mão no bolso ou no caixa da
empresa. Se pensar somente assim, talvez o seu profissional já esteja até mesmo
quase batendo asas e voando rumo a outros ares, com um sentimento profundo de
que o lugar que está é muito abaixo do que ele merece. Pior ainda é se você pensa
dessa forma e não está conseguindo dar o tal aumento. Então, é só questão de
tempo para ele ir embora.
Reconhecimento e valorização profissional não passa
obrigatoriamente pelo aumento salarial. Essa é, sem dúvida, uma importante
ferramenta para mostrar ao empregado o quanto se está satisfeito com o que ele
faz. Contudo, estudos já comprovaram que um aumento no salário gera uma
motivação extra de, em média, três meses. Depois disso, tudo cai na rotina e a
empresa fica com o mesmo profissional e com um custo mais alto. Então, o que
fazer para valorizar
O primeiro passo é conhecer muito bem a pessoa que
trabalha para você. Isso não quer dizer que o gestor deve se tornar um detetive
e investigar passo a passo a vida das pessoas do trabalho, mas é fundamental
que o líder seja próximo o bastante da sua equipe para saber se a pessoa é
casada, solteira, se quer viajar para fora do Brasil, fazer um curso, ter
filhos ou simplesmente ter a liberdade de poder sair mais cedo em algum dia da
semana para fazer uma aula de canto. Parece idiotice? Pois se você não quebrar
paradigmas e não se colocar no lugar das outras pessoas nunca saberá
valorizá-las e, assim, não será um bom líder. O fato de achar que o que uma
pessoa gosta não é importante já gera, ainda que inconscientemente, uma
iniciativa de desvalorização sobre o que o outro tanto valoriza. Comportando-se
assim você estará desvalorizando também o seu empregado.
As maiores empresas do mundo utilizam diversas
ferramentas para motivar e mostrar para o profissional que ele está sendo
valorizado no emprego: bonificações, premiações e até mesmo dias de folga.
Essas práticas são bem vindas, mas nada será tão barato, fácil e prático quanto
fazer com que o seu funcionário se sinta bem com o que faz e onde faz. Se ele
valorizar a empresa que trabalha, valorizará também o que faz dentro dela. Por
isso, nunca, mas nunca mesmo, prometa algo que não possa cumprir e, se o fez, cumpra.
A empresa será sempre a culpada por tudo, psicologicamente falando. Agindo
assim você gerará um valor intangível para a sua marca e os próprios
funcionários serão seus fãs. Pode ser que até você se sinta mais motivado e
orgulhoso de como administra tudo.
Vieira Junior, jornalista, pós-graduado em
administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (IBE-FGV)
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