COSTA BRAVA INVESTE EM TECNOLOGIA CONTRA A CRISE

26 de maio de 2016.
A Costa Brava Viagens
e Eventos, agência associada à Associação Brasileira de Agências de Viagens
Corporativas (ABRACORP), com sede em Campinas e uma das maiores TMCs (Travel
Management Company) do Brasil, adotou uma série de ações com foco em tecnologia,
que tem ajudado a empresa a enfrentar o período de crise econômica que tem
atingido diversas empresas das mais variadas áreas. Com essas ações, a Costa
Brava conseguiu driblar a crise. No ano passado a empresa fechou 2015 com um
faturamento de R$ 125 milhões, o mesmo volume registrado em 2014. Para 2016 com
uma série de mudanças implantadas e novas parcerias, a Costa Brava deve
registrar crescimento, no entanto, o percentual ainda está sendo projetado e
avaliado.
O diretor geral da
Costa Brava, Rubens  Schwartzmann, disse
que a partir do segundo semestre de 2015 a empresa passou por ajustes revisando
processos. Com isso conseguiu reduzir o quadro de 88 funcionários para 75,
adotando uma postura de fazer mais com menos. “No segundo semestre do ano
passado a gente começou a implantar uma coisa que é muito comum na indústria
que são projetos Six Sigma e trouxemos isso para a área de serviços e começamos
a implantar esse conceito Six Sigma na Costa brava, identificando projetos de
melhorias  com  eficiência”, diz.
Rubens Schwartzmann disse
que em breve a Costa Brava vai anunciar uma parceria internacional que vai
possibilitar à Costa Brava integrar uma plataforma global para participar de
concorrências internacionais para prestação de serviços com representação no
Brasil. Além disso, ele disse que a Costa Brava vem trabalhando  com uma proposta de valor que é tornar
consciente o consumo de viagens das empresas. “A minha proposta é ajudar a
empresa a viajar mais gastando menos. A gente contratou um produto da Reserve,
empresa que nos fornece a nossa ferramenta de reservas on line, no qual estamos
comercializando que se chama Reserve Expense Manager. Trata-se de uma
ferramenta de gestão de despesas de viagens. Nós fechamos o nosso primeiro
cliente  que vai ser o nosso primeiro
case de implantação que é o Senac SP para esse produto”, revela.
Segundo Rubens
Schwartzmann, essa ferramenta permite 
que a empresa avalie o custo da viagem como um todo antews da aprovação.
“Não só o custo da passagem aérea e hotel, mas consegue ver também custos de
deslocamento com táxi, alimentação, ou seja, tudo que gira em torno de uma
viagem com uma previsão de gastos e ao longo da viagem a pessoa já vai tirando
fotos das notas com as despesas e já vai lançando automaticamente dentro do sistema
prestando contas. Se um funcionário tem que prestar contas, informar se pagou
em um cartão corporativo, com dinheiro próprio, o sistema já tem toda a
inteligência para provisionar o valor a ser pago para ele”, explica.
Recentemente a Costa
Brava concluiu o processo de implantação do sistema Windows Dynamics CRM
On-line 2015 em todas as unidades de negócios da empresa. Com o objetivo de
gerenciar os processos comerciais, tanto B2C quanto B2B, das diferentes áreas
da empresa, a tecnologia garante eficiência na gestão das oportunidades, bem
como dos departamentos de turismo, viagens corporativas e eventos e incentivos.
“Pensando em detalhes, é imprescindível que a Costa Brava conheça os clientes
em suas particularidades de preferências e histórico de compras”, comenta
Rubens Schwartzmann. “Dessa forma, o sistema nos permite interagir com nossos
consumidores e prospects de forma ainda mais personalizada e assertiva”,
finaliza.
Para diagnosticar os
processos e as necessidades de TI da agência, a Costa Brava contou com o apoio
da Futurum, especializada em soluções de gestão empresarial Microsoft em nuvem.
“Apesar dos diferentes sistemas que a companhia possuía anteriormente, faltava
uma peça para centralizar e, principalmente, registrar informações como origem,
perfil e comportamento de compras dos clientes”, explica Adelson Gois,
consultor da Futurum.
Fotos 1 e 2 – Sede da Costa Brava
Foto 3 – Diretor geral da Costa Brava, Rubens  Schwartzmann.
Crédito: Divulgação

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