CPFL, PUCRS E INSTITUTO CRESCER PROMOVEM A EXPOSIÇÃO GRATUITA “NOSSO MUNDO” EM CAMPINAS

A comunidade e os alunos do 1º ao 9º anos da rede municipal e estadual de ensino poderão participar gratuitamente até o dia 4 de julho da exposição “Nosso Mundo”, uma iniciativa da CPFL, em parceria com a PUCRS e realização do Instituto Crescer para a Cidadania. Ao todo serão 11 experimentos que mostram na prática como a energia e a mudança climática interferem diretamente em nosso dia a dia. A exposição acontece na Galeria do Instituto CPFL, na Chácara Primavera, Campinas (SP); de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados das 9h às 13h.

De acordo com Natália Zanni, Gestora do Projeto CPFL nas Escolas, a iniciativa vem para somar os esforços empregados no já existente e consagrado projeto “CPFL nas Escolas” e propagar ainda mais o tema junto aos educadores, alunos e também a comunidade escolar, públicos que podem replicar as boas práticas em seu dia a dia. “Com a parceria com a PUCRS conseguimos ampliar o número de experimentos. Ao todo são 11 novas atividades lúdicas que permitem ampliar o conhecimento de forma interativa e consciente. Nossa expectativa é levar essa experiência para mais de 4 mil pessoas”, diz.

O coordenador do projeto pela CPFL Renan Marcoantonio fala sobre o objetivo da exposição. “O objetivo dessa exposição é fazer com que os docentes e estudantes das redes de ensino da região de Campinas tenham a oportunidade de aprender e disseminar conhecimentos sobre energias e mudanças climáticas. Por meio de experimentos únicos, gerando novos estímulos e criatividade. É preciso exercitar a cidadania desses adolescentes em prol da proteção do meio ambiente”, comenta.

O Coordenador do Programa Museu Itinerante da PUC, Lucas Sgorla de Almeida, destaca sobre a exposição. “Esta exposição destaca dois temas de grande relevância para a sociedade em nossos dias: as mudanças climáticas e a energia, sob suas mais variadas formas. Ao todo são 11 experiências que enfatizam a importância da utilização de fontes renováveis de energia para a contenção da crise climática em que o planeta está atualmente inserido, além de estimular comportamentos que auxiliem na preservação dos recursos naturais”, fala.

A exposição itinerante focada nas mudanças climáticas e tecnologia conta com os seguintes experimentos: Ciclo do carbono; Impacto das atividades humanas na temperatura da Terra; Duelo das fontes de energia; Captura e armazenamento de carbono; Energia renovável (solar); Energia renovável (eólica). Já a exposição focada em energia possui os experimentos: Trocando calor; Bate-bola; Anel voador; Parabólicas acústicas; Gerador Humano.

Os experimentos

Ciclo do carbono – animação interativa em TV touch 50 polegadas, que mostra o ciclo do carbono na natureza, destacando seus diferentes componentes (reservatórios, processos e fluxos) e detalhando informações sobre cada um deles.

Impactos das atividades humanas na temperatura da terra – vídeo de 5 minutos. Por meio de dados compilados em estudos da NASA, essa experiência comprova a relação entre o gradativo aumento de determinadas atividades humanas e o aumento na emissão de gases de efeito estufa. Essa pesquisa demonstra ainda como outros fatores, que muitas vezes são apontados como causadores da crise climática atual – fatores naturais, por exemplo –, não impactam a temperatura global de forma relevante no período avaliado (desde a Revolução Industrial até a atualidade).

Duelo das fontes de energia – jogo eletrônico em dois monitores touch 24 pol. Para apresentar ao visitante as mais variadas fontes de energia e suas características principais, mostrando a importância que a matriz energética do carbono ainda mantém na atualidade, o visitante participará do “Duelo das Fontes de Energia”, um tipo de versão eletrônica do jogo Super Trunfo, que permite comparar diferentes fontes de energia. Cada fonte de energia corresponde a uma carta no jogo, com atributos comparáveis às demais. O “Duelo” é formado por duas estações de jogo, cada uma operada por um visitante (ou grupo), que jogará contra o visitante (ou outro grupo) posicionado na estação oposta.

Captura e armazenamento de carbono – animação interativa em TV touch 50 pol. Essa experiência é voltada para a divulgação de tecnologias de última geração envolvidas no processo de CCUS (Carbon Capture, Utilization and Storage), demonstrando as partes distintas do processo – captura, utilização, conversão e armazenamento de carbono. Essas tecnologias permitem a diminuição da emissão de carbono ou mesmo sua captura diretamente da atmosfera.

Energia renovável (solar) – Experimento interativo. Experiência que oferece ao visitante um exemplo de solução indireta de mitigação na emissão de CO: a utilização de 2 fontes de energia alternativas e renováveis. A interação consiste em fazer um veículo em miniatura se mover usando como combustível a energia solar (simulação) convertida em energia elétrica.

Energia renovável (eólica) – Experimento interativo. Essa experiência também simula uma alternativa de solução indireta de mitigação na emissão de CO. Contudo, neste 2 caso, a energia renovável apresentada é resultado da ação dos ventos. A interação consiste em gerar uma corrente de ar para acionar um aerogerador em miniatura e, a partir disso, obter a energia elétrica necessária para acender uma lâmpada.

Trocando calor – Experimento interativo. O calor assim como a eletricidade é uma forma de energia. Nesta experiência, o visitante deve posicione sua mão sobre os três materiais diferentes (madeira, mármore e metal), um de cada vez, e verificar qual deles parece mais frio. No final, ele descobrirá que as três superfícies estão em equilíbrio térmico com o ambiente, logo, todas têm a mesma temperatura. O metal parece mais frio por ser melhor condutor térmico do que a madeira e o mármore. Assim ele retira calor mais rapidamente da mão, dando a falsa ideia de que sua temperatura é menor.

Bate-bola – Experimento interativo. “A energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída”. Esse experimento ajuda a ilustrar tal princípio, por meio de esferas que colidem umas com as outras ao realizarem um movimento pendular. A experiência inicia quando o visitante afasta uma esfera das outras. Ao soltá-la, ela transfere energia do movimento (cinética) para as demais, até chegar à última. A energia transferida pela primeira esfera é suficiente para que a última se mova. Quando você afasta duas esferas, a energia cinética duplica, provocando o deslocamento de duas esferas, e assim por diante.

Anel voador – Experimento interativo. A energia magnética também é um tipo de energia e pode ser observada por meio desta experiência. Ao pressionar um botão, o visitante faz o anel movimentar-se. As interações que ocorrem entre o campo magnético da bobina – na parte inferior do experimento – e o campo induzido sobre o anel produzem forças de atração e repulsão. Como as de repulsão têm maior intensidade, ocorre a levitação do anel.

Parabólicas acústicas – Experimento interativo. O som é definido como sendo uma onda, ou seja, uma perturbação que transmite energia pelo espaço. Quando você fala próximo a uma das parabólicas, a energia sonora produzida pelas vibrações das suas pregas (cordas) vocais é enviada através de uma onda sonora até a outra parabólica, onde é refletida. Isso permite que quem estiver próximo da segunda parabólica escute o que foi falado, mesmo estando a uma longa distância.

Gerador humano – Experimento interativo. Para interagir, o visitante deve sentar-se na bicicleta e pedalar o mais rápido que conseguir, durante o maior tempo possível Ao mesmo tempo, deve observar as ilustrações do painel à sua frente, acendendo conforme ele pedala. Quanto mais rápido pedalar, mais potência (energia/tempo) conseguirá gerar. Quanto maior a potência gerada, mais equipamentos elétricos ‘são acionados’.

 

Foto 1 –  Natália Zanni, Gestora do Projeto CPFL nas Escolas.

Foto 2 – Coordenador do projeto pela CPFL Renan Marcoantonio.

Foto 3 – Exposição.

Fotos 4 e 5 – Crianças aprendendo sobre energia.

Crédito: Fernanda Ferreira.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Facebook
Twitter
LinkedIn