CPFL, PUCRS E INSTITUTO CRESCER PROMOVEM A EXPOSIÇÃO GRATUITA “NOSSO MUNDO” EM CAMPINAS

A comunidade e os alunos do 1º ao 9º anos da rede municipal e estadual de ensino poderão participar gratuitamente até o dia 4 de julho da exposição “Nosso Mundo”, uma iniciativa da CPFL, em parceria com a PUCRS e realização do Instituto Crescer para a Cidadania. Ao todo serão 11 experimentos que mostram na prática como a energia e a mudança climática interferem diretamente em nosso dia a dia. A exposição acontece na Galeria do Instituto CPFL, na Chácara Primavera, Campinas (SP); de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados das 9h às 13h.

De acordo com Natália Zanni, Gestora do Projeto CPFL nas Escolas, a iniciativa vem para somar os esforços empregados no já existente e consagrado projeto “CPFL nas Escolas” e propagar ainda mais o tema junto aos educadores, alunos e também a comunidade escolar, públicos que podem replicar as boas práticas em seu dia a dia. “Com a parceria com a PUCRS conseguimos ampliar o número de experimentos. Ao todo são 11 novas atividades lúdicas que permitem ampliar o conhecimento de forma interativa e consciente. Nossa expectativa é levar essa experiência para mais de 4 mil pessoas”, diz.

O coordenador do projeto pela CPFL Renan Marcoantonio fala sobre o objetivo da exposição. “O objetivo dessa exposição é fazer com que os docentes e estudantes das redes de ensino da região de Campinas tenham a oportunidade de aprender e disseminar conhecimentos sobre energias e mudanças climáticas. Por meio de experimentos únicos, gerando novos estímulos e criatividade. É preciso exercitar a cidadania desses adolescentes em prol da proteção do meio ambiente”, comenta.

O Coordenador do Programa Museu Itinerante da PUC, Lucas Sgorla de Almeida, destaca sobre a exposição. “Esta exposição destaca dois temas de grande relevância para a sociedade em nossos dias: as mudanças climáticas e a energia, sob suas mais variadas formas. Ao todo são 11 experiências que enfatizam a importância da utilização de fontes renováveis de energia para a contenção da crise climática em que o planeta está atualmente inserido, além de estimular comportamentos que auxiliem na preservação dos recursos naturais”, fala.

A exposição itinerante focada nas mudanças climáticas e tecnologia conta com os seguintes experimentos: Ciclo do carbono; Impacto das atividades humanas na temperatura da Terra; Duelo das fontes de energia; Captura e armazenamento de carbono; Energia renovável (solar); Energia renovável (eólica). Já a exposição focada em energia possui os experimentos: Trocando calor; Bate-bola; Anel voador; Parabólicas acústicas; Gerador Humano.

Os experimentos

Ciclo do carbono – animação interativa em TV touch 50 polegadas, que mostra o ciclo do carbono na natureza, destacando seus diferentes componentes (reservatórios, processos e fluxos) e detalhando informações sobre cada um deles.

Impactos das atividades humanas na temperatura da terra – vídeo de 5 minutos. Por meio de dados compilados em estudos da NASA, essa experiência comprova a relação entre o gradativo aumento de determinadas atividades humanas e o aumento na emissão de gases de efeito estufa. Essa pesquisa demonstra ainda como outros fatores, que muitas vezes são apontados como causadores da crise climática atual – fatores naturais, por exemplo –, não impactam a temperatura global de forma relevante no período avaliado (desde a Revolução Industrial até a atualidade).

Duelo das fontes de energia – jogo eletrônico em dois monitores touch 24 pol. Para apresentar ao visitante as mais variadas fontes de energia e suas características principais, mostrando a importância que a matriz energética do carbono ainda mantém na atualidade, o visitante participará do “Duelo das Fontes de Energia”, um tipo de versão eletrônica do jogo Super Trunfo, que permite comparar diferentes fontes de energia. Cada fonte de energia corresponde a uma carta no jogo, com atributos comparáveis às demais. O “Duelo” é formado por duas estações de jogo, cada uma operada por um visitante (ou grupo), que jogará contra o visitante (ou outro grupo) posicionado na estação oposta.

Captura e armazenamento de carbono – animação interativa em TV touch 50 pol. Essa experiência é voltada para a divulgação de tecnologias de última geração envolvidas no processo de CCUS (Carbon Capture, Utilization and Storage), demonstrando as partes distintas do processo – captura, utilização, conversão e armazenamento de carbono. Essas tecnologias permitem a diminuição da emissão de carbono ou mesmo sua captura diretamente da atmosfera.

Energia renovável (solar) – Experimento interativo. Experiência que oferece ao visitante um exemplo de solução indireta de mitigação na emissão de CO: a utilização de 2 fontes de energia alternativas e renováveis. A interação consiste em fazer um veículo em miniatura se mover usando como combustível a energia solar (simulação) convertida em energia elétrica.

Energia renovável (eólica) – Experimento interativo. Essa experiência também simula uma alternativa de solução indireta de mitigação na emissão de CO. Contudo, neste 2 caso, a energia renovável apresentada é resultado da ação dos ventos. A interação consiste em gerar uma corrente de ar para acionar um aerogerador em miniatura e, a partir disso, obter a energia elétrica necessária para acender uma lâmpada.

Trocando calor – Experimento interativo. O calor assim como a eletricidade é uma forma de energia. Nesta experiência, o visitante deve posicione sua mão sobre os três materiais diferentes (madeira, mármore e metal), um de cada vez, e verificar qual deles parece mais frio. No final, ele descobrirá que as três superfícies estão em equilíbrio térmico com o ambiente, logo, todas têm a mesma temperatura. O metal parece mais frio por ser melhor condutor térmico do que a madeira e o mármore. Assim ele retira calor mais rapidamente da mão, dando a falsa ideia de que sua temperatura é menor.

Bate-bola – Experimento interativo. “A energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída”. Esse experimento ajuda a ilustrar tal princípio, por meio de esferas que colidem umas com as outras ao realizarem um movimento pendular. A experiência inicia quando o visitante afasta uma esfera das outras. Ao soltá-la, ela transfere energia do movimento (cinética) para as demais, até chegar à última. A energia transferida pela primeira esfera é suficiente para que a última se mova. Quando você afasta duas esferas, a energia cinética duplica, provocando o deslocamento de duas esferas, e assim por diante.

Anel voador – Experimento interativo. A energia magnética também é um tipo de energia e pode ser observada por meio desta experiência. Ao pressionar um botão, o visitante faz o anel movimentar-se. As interações que ocorrem entre o campo magnético da bobina – na parte inferior do experimento – e o campo induzido sobre o anel produzem forças de atração e repulsão. Como as de repulsão têm maior intensidade, ocorre a levitação do anel.

Parabólicas acústicas – Experimento interativo. O som é definido como sendo uma onda, ou seja, uma perturbação que transmite energia pelo espaço. Quando você fala próximo a uma das parabólicas, a energia sonora produzida pelas vibrações das suas pregas (cordas) vocais é enviada através de uma onda sonora até a outra parabólica, onde é refletida. Isso permite que quem estiver próximo da segunda parabólica escute o que foi falado, mesmo estando a uma longa distância.

Gerador humano – Experimento interativo. Para interagir, o visitante deve sentar-se na bicicleta e pedalar o mais rápido que conseguir, durante o maior tempo possível Ao mesmo tempo, deve observar as ilustrações do painel à sua frente, acendendo conforme ele pedala. Quanto mais rápido pedalar, mais potência (energia/tempo) conseguirá gerar. Quanto maior a potência gerada, mais equipamentos elétricos ‘são acionados’.

 

Foto 1 –  Natália Zanni, Gestora do Projeto CPFL nas Escolas.

Foto 2 – Coordenador do projeto pela CPFL Renan Marcoantonio.

Foto 3 – Exposição.

Fotos 4 e 5 – Crianças aprendendo sobre energia.

Crédito: Fernanda Ferreira.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

MOBS2 REDUZ 75% DOS REGISTROS GRAVES DE ACIDENTES EM FROTAS NAS ESTRADAS USANDO TECNOLOGIA E LANÇA EDUCAÇÃO EM IA

A Agência Nacional de Transportes (ANTT) contabilizou mais de 76 mil acidentes em rodovias privatizadas, …

Facebook
Twitter
LinkedIn