Silene Medeiros faz parte do grupo de mulheres donas dos seus próprios negócios, um grupo que bateu recorde e chegou a marca de 10,5 milhões de pessoas em 2022, de acordo com dados do Sebrae. Com uma história nada comum, ela decidiu empreender após enfrentar uma série de desafios, tanto na sua carreira pessoal, quanto profissional. A empreendedora é fundadora da Netmak – maior e-commerce de empilhadeiras e peças do Brasil – empresa com 22 funcionários, que cresceu mais de 45% em 2022 e projeta uma alta de 60% para este ano.
Presença forte no mercado de empilhadeiras e peças para esses equipamentos, assim como outras mulheres, ela teve que superar inúmeros desafios antes de ter o seu próprio negócio. Com uma origem humilde, começou a trabalhar com 15 anos para garantir o sustento dentro de casa. “Desde pequena eu tive a responsabilidade de colocar o pão na mesa para a minha família, o que fez com que eu sempre me empenhasse muito em todas as atividades que eu exercia “, comenta Silene.
Com essa mentalidade, ela também atuou como representante comercial na área de importação, função na qual obteve grande destaque, sempre ajudando as empresas nas quais trabalhava a aumentarem seus faturamentos por meio de estratégias de distribuição. “Eu aprendi a dominar esse segmento, então sempre consegui elevar os números de vendas”, conta. Sem medo de novos desafios, a empreendedora chegou a se mudar mais de 20 vezes para desbravar novos mercados e ajudar a consolidar negócios, porém, isso não foi suficiente para manter ela na carreira, e por três vezes foi demitida e teve que recomeçar tudo do zero.
Mas os desafios não pararam por aí, além do trabalho, ela também precisou enfrentar barreiras na vida pessoal, um câncer de tireóide e o pânico, doença que a impossibilitou de sair de casa e a paralisou durante mais de 90 dias, nos quais esteve sem disposição ou incentivo para nada. Essa experiência fez com que ela repensasse as suas prioridades e serviu de combustível para que ela desejasse criar o seu próprio negócio, porém nem tudo foram flores. Antes de construir o sucesso que se tornou a Netmak, ela abriu outras duas empresas que quebraram, mas serviram de aprendizado para a empresária. “Os erros me ajudaram a evoluir nesta jornada no empreendedorismo”, conta Silene.
Com um DNA focado em inovação, a companhia já nasceu digital e foi beneficiada pelo olhar inovador de sua fundadora. “Desde o início eu procurei inspiração em diversos outros setores em relação à tecnologia e marketing, para que pudéssemos implementar o que surgia de mais novo no mercado”, explica Silene. A empreendedora apostou no mundo digital, criou uma nova experiência de compra para os clientes e levou o seu toque feminino para um setor composto em sua maioria por homens, ingredientes que foram essenciais para criar a receita para um negócio de sucesso.
A Netmak foi fundada em 2016 por Silene Medeiros, após anos de experiência como executiva nas áreas de importação e distribuição. Recentemente, lançou no mercado uma nova linha de empilhadeiras e transpaleteiras elétricas, a NTK, com baterias de lítio e chumbo ácido.
Foto: Silene Medeiros é fundadora da Netmak.
Crédito: Divulgação.