FAKINI INDÚSTRIA TÊXTIL DEVE FECHAR 2014 COM CRESCIMENTO SUPERIOR A 20%

14 de novembro de 2014.
Em meio a uma situação econômica conturbada no Brasil, onde muitas
empresas do setor têxtil tem fechado suas portas e outras reduzido a produção
para continuarem no mercado face à falta de competitividade do setor e a concorrência
desleal dos produtos chineses, a Fakini, indústria têxtil de Pomerode (SC), segue
no caminho oposto. Para 2014, a expectativa é de um acréscimo de mais de 20% no
faturamento. A capacidade produtiva de 1 milhão de peças ao mês está sendo
utilizada e novos investimentos já preparam a empresa para a expansão. Segundo
o planejamento estratégico da companhia, em três anos o faturamento vai dobrar.
De 2010 para 2014, isso já aconteceu.

Não faltam motivos para comemorar as duas décadas que a empresa completa em 18
de novembro de 2014. Moacir L. Fachini, um dos fundadores, conta que nesses 20
anos, a indústria não parou de se reinventar. “Passamos por vários momentos
econômicos distintos e decisões difíceis. Mas sempre aprendemos muito com
isso”, diz. Ele acrescenta que é por conta desses aprendizados que a Fakini
chega às duas décadas saudável e com perspectivas animadoras.

Francis Fachini, diretor comercial, aponta que o fato de a empresa ter se
dedicado a conhecer e atender de maneira completa o mercado nacional foi
preponderante para estes resultados. “Passamos a pesquisar o consumidor e o
lojista brasileiro com mais afinco, acertamos as coleções e trabalhamos com uma
equipe comercial estrategicamente alinhada aos nossos objetivos”, diz.

Outro fator impactante para o resultado tão expressivo da Fakini foi,
segundo Francis, a reformulação das marcas e linhas de produto que aconteceu
entre 2012 e 2013. “Além da mudança na identidade visual da empresa, também
repensamos as linhas. Optamos por manter a marca Fakini apenas no infantil e
fortalecer a Playground nos itens de maior valor agregado”, aponta.

Em 2013, a Fakini também fortaleceu o trabalho com as licenças. Hoje são 11
personagens. A Warner Bros. no Brasil concedeu à empresa em 2014 o Prêmio
Melhores do ano pelo trabalho com Hanna Barbera Collection, Thundercats, Pucca,
Batman e Games.

Outra novidade que chamou a atenção do mercado foi a conquista da Pepsi
Clothing, licença que trabalha com uma das mais importantes marcas do mundo. Da
primeira para a terceira coleção, o número de peças vendidas dobrou.

Foto 1 – Moacir L. Fachini: capacidade de reinvenção fez com que a empresa chegasse forte aos 20 anos.
Foto 2 – Francis Fachini: conhecer o mercado nacional a fundo foi preponderante para o crescimento dos últimos anos.
Crédito: Divulgação.
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