LUCRO LÍQUIDO DA CSU CRESCE 69% E CHEGA A R$ 19 MILHÕES EM 2015

11 de março de 2016.
A CSU, empresa líder
no mercado brasileiro de prestação de serviços de alta tecnologia voltados ao
consumo, relacionamento com clientes, processamento e transações eletrônicas,
anunciou os resultados financeiros do quarto trimestre de 2015 (4T15). A
Companhia apresentou expansão em todos os seus principais indicadores, como o
lucro líquido que alcançou os R$ 19 milhões em 2015 e R$ 7,4 milhões no 4T15,
representando um aumento de 69,0% em relação a 2014 e mais que o dobro na
comparação entre os trimestres (4T14 e 4T15).
O faturamento bruto
cresceu 16,8% em um ano. Além de superar a inflação do período, o número
representa uma marca histórica para a CSU, pois ultrapassou o patamar de meio
bilhão de reais no acumulado do ano. No trimestre, o valor foi de R$ 127,3
milhões, com crescimento de 10,5% sobre o 4T14. Já a receita líquida de 2015
foi ampliada em 16,6%, chegando aos R$ 463,6 milhões, frente a R$ 397,3 milhões
no ano anterior, e R$ 116,6 milhões no 4T15, com crescimento de 10,0% sobre o
montante do 4T14.
Para o CFO da CSU,
Ricardo Ribeiro Leite, a entrega de resultados, mesmo em um cenário econômico
adverso, é consequência de uma série de ações, como a diversificação das
frentes de negócio, um estrito controle de custos e despesas, além de uma
postura diligente em relação aos investimentos. “Em momentos de instabilidade
econômica, é comum alguns setores sofrerem mais impacto do que outros.
Diversificar a atuação da Companhia, explorando o potencial de sinergia entre
as frentes de negócios, nos permitiu entregar resultados robustos e
sustentáveis ao longo de 2015. Não dependemos de um único setor da economia”.
Outros indicadores
destacaram o saldo positivo desta estratégia. O EBITDA (lucros antes de juros,
impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 69,8 milhões nos 12 meses de
2015 e R$ 19,8 milhões no último trimestre, expansões de 31,3% e 40,5% na
comparação com os mesmos períodos do ano anterior.
A CardSystem, divisão
responsável pelas operações de gestão e processamento de meios eletrônicos de
pagamento, contabilizou 21,6 milhões de cartões cadastrados e 18,4 milhões de
cartões faturados, expansões anuais de 22,7% e 21,9%, respectivamente. O avanço
das operações é resultado do crescimento orgânico da base de todos os seus
emissores de cartões, além do avanço da unidade no segmento de processamento de
cartões de crédito consignado.
Para a MarketSystem,
divisão especializada em gestão de programas de fidelidade, marketing de
relacionamento e e-commerce, o ano de 2015 foi marcado pelo desenvolvimento de
parcerias e conquista de novos clientes. Após três anos de lançamento da
plataforma, o OPTe+ já conta com 12 clientes. O volume financeiro transacional
da divisão totalizou R$ 166,7 milhões em 2015, crescimento anual de 19,2%. O
aumento dos resgates feitos dentro da plataforma OPTe+ evidencia a qualidade e
atratividade da solução oferecida ao mercado.
Desta forma, unidade
CSU CardSystem – que consolida os resultados da CardSystem e MarketSystem –
encerrou o ano com R$ 272,9 mm de faturamento, representando 54% da receita
total da Companhia e 91% do EBITDA.
Já a CSU Contact,
unidade especializada em soluções para contact center, encerrou o último
trimestre do ano com uma média de 2.462 posições de atendimento (PA’s)
faturadas, crescimento de 2,9% nos últimos doze meses, mesmo em um cenário
econômico desfavorável. Dentre os mercados em que a CSU atua, o de
terceirização de atendimento é o mais atingido pela retração do consumo.
Dentre os diversos
prêmios recebidos em 2015, a CSU Contact foi eleita, pela segunda vez, a melhor
empresa de call center pela Associação Brasileira de Telesserviços. “A expansão
de algumas operações, novos contratos firmados, eficiência na gestão de custos
e despesas da unidade e a estratégia de priorizar operações de maior
complexidade compensaram a queda no volume de chamadas sentida por todo o
setor, permitindo que a Companhia também entregasse bons resultados na
Contact”, explica a diretora de relacionamento com investidores, Renata Oliva
Battiferro.
As divisões de
datacenter CSU ITS e a plataforma tecnológica de inteligência de mercado C360,
sinérgicas e complementares aos demais serviços prestados pela CSU, foram
bastante exploradas por outras frentes da Companhia em 2015, ampliando a
rentabilidade de alguns contratos. “Com a diversificação das operações da
Companhia, através de diferentes unidades de negócios, precisamos analisar a
CSU como uma única empresa. Estamos posicionando a Companhia como uma provedora
completa de soluções tecnológicas com alta expertise para suportar todas as
necessidades dos nossos clientes, conectando bancos, seguradoras, financeiras,
varejistas, empresas de serviços e até consumidores finais, de todo o país”,
conclui a executiva.
A CSU é empresa líder
no mercado brasileiro de prestação de serviços de alta tecnologia voltados ao
consumo, relacionamento com clientes, processamento e transações eletrônicas.
Oferece soluções completas de programas de cartões de crédito e meios de
pagamento eletrônicos, data center, soluções customizadas de loyalty,
e-commerce, vendas, cobrança, crédito e contact center. Atuando de forma
pioneira, a Companhia possui mais de 20 anos de mercado e tem suas ações
listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa (CARD3), o mais alto nível de
Governança Corporativa.
Foto: Sede da CSU.
Crédito: Divulgação.
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