11 de março de 2016.
A CSU, empresa líder
no mercado brasileiro de prestação de serviços de alta tecnologia voltados ao
consumo, relacionamento com clientes, processamento e transações eletrônicas,
anunciou os resultados financeiros do quarto trimestre de 2015 (4T15). A
Companhia apresentou expansão em todos os seus principais indicadores, como o
lucro líquido que alcançou os R$ 19 milhões em 2015 e R$ 7,4 milhões no 4T15,
representando um aumento de 69,0% em relação a 2014 e mais que o dobro na
comparação entre os trimestres (4T14 e 4T15).
no mercado brasileiro de prestação de serviços de alta tecnologia voltados ao
consumo, relacionamento com clientes, processamento e transações eletrônicas,
anunciou os resultados financeiros do quarto trimestre de 2015 (4T15). A
Companhia apresentou expansão em todos os seus principais indicadores, como o
lucro líquido que alcançou os R$ 19 milhões em 2015 e R$ 7,4 milhões no 4T15,
representando um aumento de 69,0% em relação a 2014 e mais que o dobro na
comparação entre os trimestres (4T14 e 4T15).
O faturamento bruto
cresceu 16,8% em um ano. Além de superar a inflação do período, o número
representa uma marca histórica para a CSU, pois ultrapassou o patamar de meio
bilhão de reais no acumulado do ano. No trimestre, o valor foi de R$ 127,3
milhões, com crescimento de 10,5% sobre o 4T14. Já a receita líquida de 2015
foi ampliada em 16,6%, chegando aos R$ 463,6 milhões, frente a R$ 397,3 milhões
no ano anterior, e R$ 116,6 milhões no 4T15, com crescimento de 10,0% sobre o
montante do 4T14.
cresceu 16,8% em um ano. Além de superar a inflação do período, o número
representa uma marca histórica para a CSU, pois ultrapassou o patamar de meio
bilhão de reais no acumulado do ano. No trimestre, o valor foi de R$ 127,3
milhões, com crescimento de 10,5% sobre o 4T14. Já a receita líquida de 2015
foi ampliada em 16,6%, chegando aos R$ 463,6 milhões, frente a R$ 397,3 milhões
no ano anterior, e R$ 116,6 milhões no 4T15, com crescimento de 10,0% sobre o
montante do 4T14.
Para o CFO da CSU,
Ricardo Ribeiro Leite, a entrega de resultados, mesmo em um cenário econômico
adverso, é consequência de uma série de ações, como a diversificação das
frentes de negócio, um estrito controle de custos e despesas, além de uma
postura diligente em relação aos investimentos. “Em momentos de instabilidade
econômica, é comum alguns setores sofrerem mais impacto do que outros.
Diversificar a atuação da Companhia, explorando o potencial de sinergia entre
as frentes de negócios, nos permitiu entregar resultados robustos e
sustentáveis ao longo de 2015. Não dependemos de um único setor da economia”.
Ricardo Ribeiro Leite, a entrega de resultados, mesmo em um cenário econômico
adverso, é consequência de uma série de ações, como a diversificação das
frentes de negócio, um estrito controle de custos e despesas, além de uma
postura diligente em relação aos investimentos. “Em momentos de instabilidade
econômica, é comum alguns setores sofrerem mais impacto do que outros.
Diversificar a atuação da Companhia, explorando o potencial de sinergia entre
as frentes de negócios, nos permitiu entregar resultados robustos e
sustentáveis ao longo de 2015. Não dependemos de um único setor da economia”.
Outros indicadores
destacaram o saldo positivo desta estratégia. O EBITDA (lucros antes de juros,
impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 69,8 milhões nos 12 meses de
2015 e R$ 19,8 milhões no último trimestre, expansões de 31,3% e 40,5% na
comparação com os mesmos períodos do ano anterior.
destacaram o saldo positivo desta estratégia. O EBITDA (lucros antes de juros,
impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 69,8 milhões nos 12 meses de
2015 e R$ 19,8 milhões no último trimestre, expansões de 31,3% e 40,5% na
comparação com os mesmos períodos do ano anterior.
A CardSystem, divisão
responsável pelas operações de gestão e processamento de meios eletrônicos de
pagamento, contabilizou 21,6 milhões de cartões cadastrados e 18,4 milhões de
cartões faturados, expansões anuais de 22,7% e 21,9%, respectivamente. O avanço
das operações é resultado do crescimento orgânico da base de todos os seus
emissores de cartões, além do avanço da unidade no segmento de processamento de
cartões de crédito consignado.
responsável pelas operações de gestão e processamento de meios eletrônicos de
pagamento, contabilizou 21,6 milhões de cartões cadastrados e 18,4 milhões de
cartões faturados, expansões anuais de 22,7% e 21,9%, respectivamente. O avanço
das operações é resultado do crescimento orgânico da base de todos os seus
emissores de cartões, além do avanço da unidade no segmento de processamento de
cartões de crédito consignado.
Para a MarketSystem,
divisão especializada em gestão de programas de fidelidade, marketing de
relacionamento e e-commerce, o ano de 2015 foi marcado pelo desenvolvimento de
parcerias e conquista de novos clientes. Após três anos de lançamento da
plataforma, o OPTe+ já conta com 12 clientes. O volume financeiro transacional
da divisão totalizou R$ 166,7 milhões em 2015, crescimento anual de 19,2%. O
aumento dos resgates feitos dentro da plataforma OPTe+ evidencia a qualidade e
atratividade da solução oferecida ao mercado.
divisão especializada em gestão de programas de fidelidade, marketing de
relacionamento e e-commerce, o ano de 2015 foi marcado pelo desenvolvimento de
parcerias e conquista de novos clientes. Após três anos de lançamento da
plataforma, o OPTe+ já conta com 12 clientes. O volume financeiro transacional
da divisão totalizou R$ 166,7 milhões em 2015, crescimento anual de 19,2%. O
aumento dos resgates feitos dentro da plataforma OPTe+ evidencia a qualidade e
atratividade da solução oferecida ao mercado.
Desta forma, unidade
CSU CardSystem – que consolida os resultados da CardSystem e MarketSystem –
encerrou o ano com R$ 272,9 mm de faturamento, representando 54% da receita
total da Companhia e 91% do EBITDA.
CSU CardSystem – que consolida os resultados da CardSystem e MarketSystem –
encerrou o ano com R$ 272,9 mm de faturamento, representando 54% da receita
total da Companhia e 91% do EBITDA.
Já a CSU Contact,
unidade especializada em soluções para contact center, encerrou o último
trimestre do ano com uma média de 2.462 posições de atendimento (PA’s)
faturadas, crescimento de 2,9% nos últimos doze meses, mesmo em um cenário
econômico desfavorável. Dentre os mercados em que a CSU atua, o de
terceirização de atendimento é o mais atingido pela retração do consumo.
unidade especializada em soluções para contact center, encerrou o último
trimestre do ano com uma média de 2.462 posições de atendimento (PA’s)
faturadas, crescimento de 2,9% nos últimos doze meses, mesmo em um cenário
econômico desfavorável. Dentre os mercados em que a CSU atua, o de
terceirização de atendimento é o mais atingido pela retração do consumo.
Dentre os diversos
prêmios recebidos em 2015, a CSU Contact foi eleita, pela segunda vez, a melhor
empresa de call center pela Associação Brasileira de Telesserviços. “A expansão
de algumas operações, novos contratos firmados, eficiência na gestão de custos
e despesas da unidade e a estratégia de priorizar operações de maior
complexidade compensaram a queda no volume de chamadas sentida por todo o
setor, permitindo que a Companhia também entregasse bons resultados na
Contact”, explica a diretora de relacionamento com investidores, Renata Oliva
Battiferro.
prêmios recebidos em 2015, a CSU Contact foi eleita, pela segunda vez, a melhor
empresa de call center pela Associação Brasileira de Telesserviços. “A expansão
de algumas operações, novos contratos firmados, eficiência na gestão de custos
e despesas da unidade e a estratégia de priorizar operações de maior
complexidade compensaram a queda no volume de chamadas sentida por todo o
setor, permitindo que a Companhia também entregasse bons resultados na
Contact”, explica a diretora de relacionamento com investidores, Renata Oliva
Battiferro.
As divisões de
datacenter CSU ITS e a plataforma tecnológica de inteligência de mercado C360,
sinérgicas e complementares aos demais serviços prestados pela CSU, foram
bastante exploradas por outras frentes da Companhia em 2015, ampliando a
rentabilidade de alguns contratos. “Com a diversificação das operações da
Companhia, através de diferentes unidades de negócios, precisamos analisar a
CSU como uma única empresa. Estamos posicionando a Companhia como uma provedora
completa de soluções tecnológicas com alta expertise para suportar todas as
necessidades dos nossos clientes, conectando bancos, seguradoras, financeiras,
varejistas, empresas de serviços e até consumidores finais, de todo o país”,
conclui a executiva.
datacenter CSU ITS e a plataforma tecnológica de inteligência de mercado C360,
sinérgicas e complementares aos demais serviços prestados pela CSU, foram
bastante exploradas por outras frentes da Companhia em 2015, ampliando a
rentabilidade de alguns contratos. “Com a diversificação das operações da
Companhia, através de diferentes unidades de negócios, precisamos analisar a
CSU como uma única empresa. Estamos posicionando a Companhia como uma provedora
completa de soluções tecnológicas com alta expertise para suportar todas as
necessidades dos nossos clientes, conectando bancos, seguradoras, financeiras,
varejistas, empresas de serviços e até consumidores finais, de todo o país”,
conclui a executiva.
A CSU é empresa líder
no mercado brasileiro de prestação de serviços de alta tecnologia voltados ao
consumo, relacionamento com clientes, processamento e transações eletrônicas.
Oferece soluções completas de programas de cartões de crédito e meios de
pagamento eletrônicos, data center, soluções customizadas de loyalty,
e-commerce, vendas, cobrança, crédito e contact center. Atuando de forma
pioneira, a Companhia possui mais de 20 anos de mercado e tem suas ações
listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa (CARD3), o mais alto nível de
Governança Corporativa.
no mercado brasileiro de prestação de serviços de alta tecnologia voltados ao
consumo, relacionamento com clientes, processamento e transações eletrônicas.
Oferece soluções completas de programas de cartões de crédito e meios de
pagamento eletrônicos, data center, soluções customizadas de loyalty,
e-commerce, vendas, cobrança, crédito e contact center. Atuando de forma
pioneira, a Companhia possui mais de 20 anos de mercado e tem suas ações
listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa (CARD3), o mais alto nível de
Governança Corporativa.
Foto: Sede da CSU.
Crédito: Divulgação.