LUMINÁRIAS BLUMENAU COMPLETA 36 ANOS E PROJETA EXPANSÃO

03 de agosto de 2014.
Construir uma marca que já conta com atuação no Brasil e em cinco países
da América Latina é também uma questão de persistência. A Luminárias Blumenau completou
36 anos na última sexta feira (01/08). Nem mesmo um incêndio que destruiu um
negócio anterior foi capaz de desmotivar o empreendedor Orlando Zeno Pamplona.
O símbolo da persistência é a linha Colonial, primeira a ser produzida, que
continua sendo uma das referências da Blumenau Iluminação e foi a escolhida
para o selo dos 35 anos, completados em 2013.

Novos produtos foram incorporados à produção a partir de 1993 e hoje a
companhia já comercializa 800 itens, entre fabricação própria e importados, e
mantém negócios com empresas do Brasil, Costa Rica, Colômbia, Paraguai, Bolívia
e Uruguai. De luminárias a lâmpadas tradicionais, uma das novidades recentes é
a inclusão de peças de LED, que trazem um novo conceito de iluminação, com
eficiência e redução de custos. São 45 modelos com este perfil. Atualmente a
Blumenau Iluminação gera 200 empregos diretos e possui capacidade de produção
de 15 mil peças ao dia.

O aniversário de 36 anos está sendo marcado pelo início do projeto de expansão
do parque fabril da Blumenau Iluminação. “Para otimizar a logística de entregas
iremos construir uma nova estrutura de 9 mil metros quadrados, que será destinada
parte para a área de estocagem da empresa e parte para produção”, comenta
Renato Medeiros, diretor superintendente da marca. Hoje a estrutura conta com
15 mil metros quadrados de área construída.

Além do investimento em um mix variado de produtos, a Blumenau Iluminação
apostou em uma localização que propiciasse futuras ampliações. Em 1993,
inaugurou a sede no bairro Passo Manso, em Blumenau. A estrutura de 4 mil
metros quadrados se transformou nos atuais 15 mil.

Em 2001, a Blumenau Iluminação, junto com o restante do Brasil enfrentou a
crise do apagão, que afetou o fornecimento e distribuição de energia elétrica
de todo o país em virtude da falta de chuvas e investimento no setor
hidrelétrico. “Como vendemos para todo o Brasil, tivemos nossos negócios
afetados por essa situação. Com restrição de consumo, muitas pessoas deixaram
de comprar os nossos produtos”, conta Renato.

Uma reformulação da linha e a introdução de lâmpadas no mix garantiu a
estabilidade da empresa, que a partir daí quintuplicou o faturamento e dobrou o
quadro de funcionários. Em 2014, a companhia pretende crescer 15%, mantendo a
média de 2013.

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