O LÚDICO EM TEMPOS DE CRISE

29 de fevereiro de 2016.
ARTIGO DE PATRICIA RODRIGUES
O lúdico, que tem sua
origem na palavra grega ludos e significa ‘brincar’, vem sendo introduzido nas
organizações como excelente ferramenta estratégica motivacional em tempos de
crise. É vertente moderna e dinâmica que pode ser aplicada em diversos momentos,
principalmente como este em que estamos vivenciando, onde a pressão aumenta e
somos desafiados a alcançar melhores resultados. O lúdico entra neste âmbito
como recurso auxiliador nos projetos de trabalho, na melhoria das relações e no
desempenho dos profissionais, com foco na qualidade de vida e na satisfação dos
colaboradores e seus stakeholders.
Com o cenário cada
vez mais competitivo, aliado à necessidade contínua de desenvolvimento, esta
prática está em constante ebulição, não só na área de recursos humanos, como
também nos demais setores. O lazer corporativo é algo recente no Brasil e
frequente. As empresas recorrem ao lúdico para profunda reflexão sobre as
relações humanas, princípios de convivência, trocas de experiências e
compartilhamento do saber.
Por meio da
criatividade, as atividades atrativas atuam nas empresas com o objetivo de
contribuir no aperfeiçoamento de seus profissionais, socialização e propiciar
melhor clima organizacional. É notório que equipe motivada resulta em clientes
mais satisfeitos. Neste contexto, afirmamos que, quanto mais o clima estiver
agradável e favorável, é provável que os colaboradores atuem de forma mais
ativa e efetiva no aumento da produtividade e melhor desempenho.
 Com a introdução do lúdico podemos trabalhar
diversos temas, tais como comunicação, relacionamento interpessoal, foco no
cliente, liderança, motivação de equipes e técnicas de feedbacks, o que permite
alcançar metas e objetivos de forma eficiente, rumo ao sucesso pela melhoria
contínua.
Manter a motivação
quando o cenário está favorável é fácil, a diferença está naquele que se
destaca em meio à adversidade por demonstrar maior comprometimento com todos de
sua equipe. São nos momentos árduos do dia a dia que se observa quem são os
gestores e com quem se pode contar.
Essa é mais uma
tendência sobre as mudanças e expectativas sociais do meio empresarial, onde o
treinamento lúdico, por suas características, poderá ampliar as possibilidades
de aprimoramento das relações interpessoais e de cooperação, as quais terão
ressonâncias significativas na obtenção de resultados e na qualidade das
relações. Serve como fôlego para nos adaptarmos às novas configurações de
mercado, visando colher bons frutos até a crise passar.
Patrícia Rodrigues é
escritora e diretora administrativa da empresa Attend.
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