OJI PAPÉIS ESPECIAIS AVALIA OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DURANTE A CRISE

30 de abril de 2015.
A OJI Papéis Especiais apresentou evolução acima do
mercado em 2014, atingindo a marca de 16% de crescimento no ano. A empresa
bateu o recorde de vendas em 2014 registrando sua melhor marca no mês de
novembro.
Outro fator positivo está na exportação. Em 2014, a
empresa iniciou um trabalho com foco na América do sul motivado pelo
crescimento na utilização de papéis térmicos na maioria dos países desta
região. Segundo o diretor comercial da OJI, Silney Szyszko, a projeção de
crescimento para o ano passado era de 5%, superando assim as expectativas. Para
2015 a projeção de crescimento é de 3%. “Na análise interna da OJI os anos de
2015 e 2016 seriam de completa recessão e em função disso a projeção de
crescimento será menor do que foi projetado em 2014”, diz.
Por outro lado Silney avalia que o bom resultado
alcançado em 2014 foi reflexo de estudos e mapeamento de mercado.  “O bom resultado foi impulsionado pelo
trabalho realizado em toda a empresa, com estudos e mapeamento do mercado,
melhoria da qualidade dos produtos, pesquisas e inovação. Este é o resultado do
trabalho em equipe e todos devem celebrar, pois são responsáveis por esse
número”, destaca.
Szyszko explica que o mercado de papéis térmicos vem
se consolidando ao longo dos anos. Isso porque a demanda pelo produto tem
aumentado, influenciada também por novas aplicações “A oscilação do câmbio
também contribuiu, já que muitos importadores passaram a olhar ainda mais para
a produção interna. No exterior as possibilidades são gigantescas, tendo em
vista que a nossa participação ainda é pequena e o potencial de crescimento da
região é bastante promissor”, afirma.

A OJI Papéis
Especiais investiu cerca de R$17 milhões em melhorias e
em novos equipamentos no ano passado, entre eles, o aumento de 20% da
capacidade de produção de duas máquinas, o que suportou o aumento de vendas.
Com as
mudanças, a empresa atingiu capacidade para produzir cerca de 70 mil toneladas
por ano de papel térmico. “Este investimento suporta o crescimento de mercado
doméstico, bem como, nos da disponibilidade para oferecer nossos produtos e
serviços no mercado externo”, diz. 
Silney Szyszko
disse que a empresa está atenta para extrair o máximo das oportunidades
possíveis mediante o cenário macroeconômico brasileiro que pode vir a favorecer
a OJI. “A gente não está olhando somente o mercado doméstico e principalmente
agora por conta do câmbio, a gente está olhando mais ainda a exportação. A OJI
brasileira, além do Brasil atende México, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile,
Equador, Peru, Bolívia, Venezuela e Colômbia. Todos esses países somados dão um
consumo igual ao brasileiro”, comenta.
Depois do
Brasil, o México é o maior país consumidor de papel térmico. O dólar no patamar
que está melhora a competitividade para exportação. Silney disse que através de
um levantamento solicitado pela OJI aponta que cerca de 800 milhões de cartões
de crédito, débito e de lojas de varejo foram emitidos no Brasil em 2014. “Se
você pegar a população ativa excluindo de zero a 15 anos, estamos falando de
150 milhões de pessoas. Para 800 milhões de cartões você está falando de quase
6 cartões por pessoa e com um crescimento ano a ano na quantidade de tíquetes
emitidos da ordem de mais de 10%, ou seja, além de estar aumentando a
quantidade de cartões está aumentando a quantidade de emissões de cupons. Ainda
assim, o cartão de crédito no país corresponde a 25% da economia e 75% ainda é
de dinheiro em espécie”, revelou.
Diante desse quadro a OJI também avalia um desempenho interessante no
mercado interno, pois nesses casos ainda tem as classes c e d que estão
entrando na formalização da economia, que ainda talvez não sejam bancalizados,
que estão tendo ainda o primeiro acesso a uma conta corrente e portanto vão
passar a receber o cartão e vão poder fazer movimentação financeira. 
Foto: Diretor comercial da OJI Papéis Especiais, Silney Szyszko.
Crédito: Divulgação.
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