Segundo pesquisa realizada com 2.615 empresários brasileiros do setor entre os dias 24 e 31 de junho pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), quase metade das empresas no Brasil (42%) estão com dívidas vencidas com impostos, fornecedores ou serviços públicos. Na área de atuação da Abrasel Regional Campinas, com mais de 40 municípios, o índice cai para 28% dos empresários.
Quando perguntados sobre as dívidas em atraso, 62% dos empresários da regional Campinas informaram que devem impostos federais, como imposto de renda, Pis/Cofins ou parcelas do simples. Outras 46% devem encargos trabalhistas, 46% devem serviços de água, luz, telefone e gás, 38% taxas municipais, 31% têm débitos com fornecedores de insumos, 23% devem impostos estaduais e 15% estão com o aluguel atrasado
A pesquisa também revelou que 23% das empresas da região trabalharam com prejuízo em maio. Esse percentual foi superior em três pontos percentuais em relação ao mês anterior (20%). No entanto, vem melhorando o número de empresas realizando lucro (de 42% em abril para 45% em maio) e diminuiu o número de empresas em equilíbrio (de 37% para 32%).
Para o presidente da Abrasel Regional Campinas Matheus Mason, o setor de bares e restaurantes está em recuperação depois do baque sofrido com a pandemia, mas ainda tem um número elevado de empresas performando em prejuízo e operando com dívidas em atraso, reflexos do atual momento da economia e dos juros elevados, que comprometem o caixa das empresas.
Foto: Presidente da Abrasel Regional Campinas Matheus Mason.
Crédito: Divulgação.