PESQUISA DA PwC APONTA QUE CEOs DE MÍDIA E ENTRETENIMENTO ESTÃO PREOCUPADOS COM COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES

03 de abril de 2014.
Os padrões de consumo dos produtos de Mídia e Entretenimento estão cada
vez mais dinâmicos e acompanhar essas mudanças é o principal desafio apontado
pelos CEOs do setor durante a realização da pesquisa 18th Annual CEO
Survey
, da PwC. A preocupação em torno das transformações do consumo e do
comportamento dos consumidores é um ponto identificado por 75% dos executivos
entrevistados.
O setor acendeu um alerta sobre a ruptura digital, um problema de longa
data para a indústria A pesquisa aponta que 64% dos CEOs acreditam que as
mudanças nos canais de distribuição de conteúdo vão provocar rupturas na
indústria de Mídia e Entretenimento nos próximos 5 anos. No entanto, as suas
respostas em geral sugerem confiança na capacidade executiva de lidar com os
desafios que a Era Digital continua a gerar.
“Os consumidores de hoje esperam acessar o conteúdo de qualquer lugar,
por meio de vários canais e, muitas vezes, de forma simultânea. Na corrida para
entender estes novos consumidores e satisfazer suas necessidades, as empresas
de Mídia e Entretenimento buscam aplicar inovação e agilidade, ultrapassando os
antigos modelos de distribuição”, explica a sócia da PwC Brasil Estela Vieira.
Apesar dos desafios que proporcionam ao setor, as tecnologias digitais
são reconhecidas por 83% dos CEOs como importantes aliadas na construção de
marca e reputação, um número maior do que os 71% dos executivos de todos os
setores. Dos entrevistados, 46% afirmaram que essas tecnologias estão agregando
valor para os seus produtos. “Este setor, claramente, é o que mais valoriza
essas tecnologias como estratégicas para o engajamento dos seus públicos-alvo.
Os CEOs estão conscientes de que precisam entregar novas experiências aos
consumidores e estabelecer, cada vez mais, uma relação direta com eles,
considerando o digital como um caminho para atingir este objetivo”, destaca a especialista.
Os CEOs de Mídia e Entretenimento estão mais preocupados com a segurança
cibernética (88%), 17% a mais do que no ano passado.  No entanto, esta não
é a única preocupação.  Mais do que qualquer outro setor, os executivos
temem a concorrência da indústria de TI (55%, sendo a média global da pesquisa
de 32%).
A pesquisa da PwC aponta que 61% dos CEOs de Mídia e Entretenimento
planejam uma nova aliança estratégica ou joint venture para o
próximo ano. Esse número supera a média global de 51%.  Eles também são
mais propensos do que os seus homólogos de outras indústrias a considerar a
parceria com empresas concorrentes (34% contra 23 %, no total). Seguindo a
média global, 28% do CEOs do setor confirmaram que já estão realizando
parcerias com concorrentes.
Motivados pela necessidade de acesso à expertise das novas tecnologias
para fidelizar público e conquistar novos clientes, cerca de um terço dos
executivos de do setor já estão fazendo parcerias com startups.
Outros 25 % dos entrevistados estão considerando trabalhar com startups no
futuro. “Esta forte tendência das empresas em perseguir novas colaborações e parcerias
só confirma o dinamismo do setor”, diz Estela Vieira.
Foto: Sócia da PwC Brasil Estela Vieira.
Crédito: Divulgação.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn