Referência em sistemas de automação e em soluções de segurança para máquinas, a Pilz do Brasil disponibiliza ao mercado uma visão geral sobre o estado de conformidade da máquina. Na prática, é feita a apreciação do sistema de produção com relação às exigências aplicáveis de segurança e de conformidade; levando-se em conta as leis, normas e diretrizes aplicáveis no local de uso ou de destino das máquinas, incluindo as especificações internas e individuais, conforme demanda e/ou mediante solicitação.
O processo se estende tanto às máquinas que estão operando há alguns anos, como também as recém adquiridas ou sistemas usados. Por resultado, se obtém uma lista de medidas com todas as recomendações de ações, ou seja, para a verificação de segurança de máquinas e/ou sistema. São informações relevantes sobre o estado de segurança com profundidade técnica, propiciando economia de tempo e de custos.
De acordo com Gabriela Santos, Gerente de Marketing da Pilz do Brasil, “a empresa fornece uma visão geral – rápida e conveniente – de todas as máquinas consideradas, segundo as Diretrizes de Máquinas, levando-se em conta as exigências individuais”. Para melhor atender às necessidades das empresas, são oferecidas duas opções de serviço, que podem incluir:
Conformidade do estado de Safety – Avaliação da conformidade dos requisitos de segurança com listagem de todos os desvios. A lista de verificação baseada em requisitos contém uma descrição e uma avaliação de cada requisito com seu estado de conformidade associado. São apresentadas em formato gráfico, tanto a conformidade como a avaliação.
Avaliação dos riscos-chave – Avaliação dos riscos-chave com base na metodologia escolhida, incluindo referência à exigência, uma classificação de risco e uma descrição.
Verificação da documentação – Fornece uma visão geral se a documentação necessária para a máquina está disponível e é suficiente.
Requisitos legais e de conformidade/exigências da empresa – Fornece uma visão geral do estado de conformidade, com base nos requisitos da empresa, levando em conta os requisitos internacionais ou nacionais, por exemplo, a “Diretriz sobre o uso de equipamentos de trabalho 2009/104/EC”.
Avaliação das subfunções de segurança mais importantes – Avaliação do PLr máximo alcançável para cada subfunção testada. São avaliados: qualidade dos componentes, arquitetura, diagnóstico e resposta a falhas.
Mitigação de risco/ações recomendadas – Lista de todos os itens não conformes e medidas de mitigação de risco associadas para que a máquina esteja em conformidade com as normas relevantes.
Estimativa de custo para a atualização – Com base no catálogo de medidas, uma estimativa de custo é preparada para que a máquina esteja em conformidade com as normas relevantes. “Essa metodologia é desenvolvida por todas as unidades da Pilz espalhadas pelo mundo. De modo que resultados de uma máquina em um país, também podem ser transferidos para uma máquina semelhante em outro país”, informa Gabriela Santos.
A Pilz é uma empresa internacional de tecnologia de automação e em soluções de segurança de máquinas, sendo esse seu diferencial. Sediada em Ostfildern, Alemanha, está presente em todos os continentes através de 42 subsidiárias. De caráter familiar possui 2.400 funcionários e três parques fabris, na Alemanha, França e China, sendo que na Irlanda possui uma unidade de desenvolvimento de software. No Brasil, está presente há 23 anos.
Os produtos da empresa incluem tecnologia de sensores, relés de monitoramento eletrônico, relés de segurança, sistemas de controle configuráveis e programáveis, soluções de automação com controle de movimento, sistemas para comunicação industrial, bem como soluções de visualização e terminais de operação.
As soluções da Pilz podem ser utilizadas em todos os campos da engenharia, nos segmentos de embalagem, automotivo, farmacêutico, ferroviário, prensas, energia eólica, entre outros. Essas soluções garantem a segurança do operador em seu ambiente de trabalho.
Foto: Gabriela Santos, Gerente de Marketing da Pilz do Brasil.
Crédito: Divulgação.