VOCÊ É UM DIFERENCIAL NO MERCADO?

13 de fevereiro de 2015.
ARTIGO DA PROFESSORA FABIANA LOKOI
Se você está lendo esse artigo
significa que você tem apenas 3 respostas possíveis:
·         Sim,
sou um diferencial
·         Talvez
seja, mas não tenho certeza
·         Não,
não sou diferencial no mercado.
A resposta imediata e intuitiva dá
abertura a uma reflexão e análise mais aprofundada sobre o quanto você se
diferencia dos outros. Todo indivíduo é um ser único e singular. Mas em termos
de trabalho, nem sempre somos únicos e singulares se olharmos pela ótica da sua
atuação profissional.
O seu cargo, o segmento de mercado e
a especialidade de sua área de atuação difere pouco diante de outros colegas ou
concorrentes na mesma condição. O perfil profissional traçado pelas empresas e
pelo mercado também pouco ou em nada difere. Então, onde podemos nos destacar
diante de tantos outros iguais?
Conhecimento, habilidades, atitudes e
comportamentos são os ingredientes principais da diferenciação.
Quanto maior o conhecimento, melhor
bem empregadas as atitudes e comportamentos, maior diferenciação haverá entre
você e os demais. Para isso, é importante haver mensuração de seus resultados
onde a qualidade, a relevância e o impacto deles na organização seja fator de
superação e reconhecimento espontâneo e autêntico. Esses são sinalizadores de
que a sua atuação tem sido destacada perante outros.
Para todos aqueles que têm a ambição
profissional de galgar novas responsabilidades, novos desafios, novos patamares
de atuação, e no pacote também se herda novos estresses, é preciso em primeiro
lugar ter um conhecimento intrapessoal, ou seja um conhecimento realista e
verdadeiro sobre si mesmo. Essa é o enfoque de discussão desta matéria.
O processo de identificação de seus
pontos fortes, debilidades e oportunidades de melhoria é em geral doloroso, mas
é a chave que desencadeará todo o resto de suas ações. 
Como realizar esse processo sob o
ponto de vista organizacional?
O Feedback e a Avaliação de
Desempenho são alguns “termômetros” que mediaram a sua evolução. Abaixo segue
alguns passos objetivos e suportados pela metodologia SMART** para PDI (Plano
de Desenvolvimento Individual):
1.   Identificar
fortalezas, debilidades e áreas de oportunidades para Conhecimento, Habilidade,
Atitude e Comportamentos;
2.       Desenhar
um plano de desenvolvimento (metodologia SMART);
3.     Ter
a ajuda das pessoas que você julga eficientes e referenciais nos pontos onde
você quer evoluir;
4.       Colocar
em prática no dia-a-dia do trabalho e das relações interpessoais;
5.       Avaliar;
6.     Saber
comunicar os resultados por meio da evolução do seu aprendizado de modo
objetivo, humilde, cativante e influenciador.
Então, você é um diferencial de
mercado?
** Metologia Smart foi escrita George
T Doran, Arthur Miller e James Cunningham em 1981 e passou fortemente ser
adotada pelas corporações a partir dos anos 2000.
Fabiana Iokoi é professora da IBE-FGV,
especialista em Liderança, Inovação e Gestão de Pessoas.
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