UM NOVO OLHAR PARA O OUTUBRO ROSA

ARTIGO DA DOUTORA SUZANA RAMALHO

O primeiro Outubro Rosa ocorreu em 1986 e foi criado por uma organização-não-governamental americana, a Fundação Susan G. Komen for the Cure.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no País (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras.

Observa-se um aumento de casos de câncer de mama entre mulheres mais jovens nos últimos anos, no Brasil e no mundo. Em mulheres com menos de 35 anos, a incidência hoje está entre 4% e 5% dos casos, faixa etária em que historicamente apenas 2% eram observados. Aspectos associados aos fatores de risco, que têm relação com o estilo de vida, estão mais presentes: menor número de filhos, gestação tardia, alimentação inadequada e correria do dia a dia podem influenciar no aparecimento precoce de tumores de mama.

A própria Fundação Susan G. Komen for the Cure surgiu a partir da experiência da fundadora (Nancy Brinker). Sua irmã (Susan G. Komen) teve um câncer de mama aos 33 anos. A vivência da pouca atenção e de ambientes de baixo acolhimento às mulheres com a doença – além dos limitados recursos de pesquisa – motivaram a criação de uma organização que lutasse por melhor qualidade e atendimento para eficácia nos tratamentos.

O Outubro Rosa é hoje um movimento internacional. A conscientização provê informações sobre detecção precoce (através da mamografia e do reconhecimento de alterações nas mamas como nódulos) e fatores de risco (como obesidade, terapia de reposição hormonal, ingestão de álcool e sedentarismo, além da genética).

O diagnóstico precoce possibilita que as chances de cura sejam muito maiores. Por isso, é preciso que as mulheres conheçam o seu corpo e suas mamas, estejam atentas a qualquer alteração que possa indicar uma anormalidade e procurem um médico imediatamente quando tiverem uma suspeita. Além disso, deve-se realizar os exames de mamografia periodicamente.

A conscientização, o diagnóstico precoce e melhores tratamentos devem andar juntos. Um novo olhar vem ocorrendo por meio de várias intervenções que identificam como planejar o cuidado integral da portadora. Um planejamento de tratamento que alinhe as vivências e singularidades da mulher e os objetivos e demandas da terapia conduzem, com sucesso, à confiança mútua.

Criar empatia com a paciente, entender o momento de vida em que Ela está, suas necessidades e desejos faz parte do tratamento que oferecemos na Oncologia Vera Cruz, onde acreditamos no cuidado integral das pacientes.

Susana Ramalho é especialista em oncologia clínica pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Oncologia. É mestre em Oncologia Mamária e doutora em Oncologia Ginecológica pelo CAISM/Unicamp. Susana também é preceptora dos residentes de oncologia clínica do CAISM/Unicamp e integra a equipe de oncologia do Hospital Vera Cruz de Campinas.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Facebook
Twitter
LinkedIn