A INFLAÇÃO DE ALIMENTOS FORA DO LAR É 38% MENOR QUE A ALIMENTAÇÃO DENTRO DO LAR

01 de maio de 2016.
A receita nominal do
mercado de foodservice caiu 2% em março de 2016 na comparação com o mesmo mês
do ano passado. O resultado é consequência da queda continua dos principais
indicadores macroeconômicos, que possuem forte correlação com o mercado, como
por exemplo, a inflação que está muito acima da meta estabelecida,
principalmente dos itens de primeira necessidade que corroem a renda do
consumidor. O setor de alimentação dentro do lar teve um aumento médio de
preços em março de 2016 de 15,3% (acumulado 12 meses). Já no setor de
alimentação fora do lar, a inflação apurada pelo IBGE, acumulada em 12 meses
foi de 9,48%, ou seja, a alimentação no domicílio corrói mais a renda do
consumidor do que a alimentação fora do lar.
O crescimento do
nível de desemprego alcança patamares iguais ao ano de 2011, a contínua
desaceleração da massa salarial e o encarecimento e restrição na concessão do
crédito. Todo esse cenário turbulento derruba a confiança do consumidor, que
vem alcançando recordes negativos segundo a pesquisa da FGV, resultado esse que
é um dos principais influenciadores para o baixo resultado do segmento.
No conceito mesmas
lojas, o setor teve um decrescimento de 1,3%, ou seja, estabelecimentos com
idade acima de 12 meses conseguiram ter um desempenho melhor que o das novas
lojas.
Como consequência, o
número de transações no conceito mesmas loja também foi melhor, apesar do
resultado negativo, com decrescimento de 1,9% em março de 2016 contra a queda
de 3,1% do mercado total.
As grandes redes de
foodservice (empresas com mais de 20 lojas) apontaram em março de 2016,
crescimento de receita nominal de 0,5%. Já no conceito mesmas lojas o
crescimento foi de -1,7%.
Mais um destaque
negativo de março foi o forte decrescimento de 6,4% no número de transações,
nas grandes redes. No conceito mesmas lojas, o número de transações fechou em
-2,4%.
O Índice Cielo do
Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do mercado de
foodservice de acordo com a sua receita de vendas, mapeado pela Cielo, de
pequenos lojistas a grandes varejistas. O indicador foi desenvolvido pela área
de Inteligência da Cielo com base nas vendas realizadas nos mais de 1,7 milhão
de pontos de vendas ativos credenciados à companhia. A proposta do Índice é
oferecer mensalmente uma fotografia do desempenho do mercado  a partir de informações reais.
Com o objetivo de
unir forças para ajudar o mercado a se desenvolver, o IFB possui 35 associados:
AmBev, Aryzta, Aurora, BFFC, BRF, Burger King, Coca-Cola, Comfrio, Croasonho,
DFS, Forno de Minas, Giraffas, GRSA, Grupo Trigo, GS&MD, Habib’s,
International Meal Company, Ipiranga, JBS, Kerry Junior, MAKRO, Mania de
Churrasco, Marfrig, Martin Brower, McCain, McDonald’s, Nestlé, Outback,
Polenghi, Sapore, Subway, Unilever, Vigor, Yum! e Zamboni.
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