ARTIGO DE CLARA LÓPEZ TOLEDO CORRÊA

28 de julho de 2014.
A IMPORTÂNCIA DE UMA MARCA
*Clara
López Toledo Corrêa
Qual a importância da marca para um negócio? Uma
boa marca pode ser um indicativo de bons negócios futuros. Os empresários
realmente avaliam a importância estratégica de uma marca?
A marca é tão importante para um negócio quanto uma
estrutura física: máquinas, móveis, etc. é para um comércio ou indústria. Ambos
são propriedades, ambos agregam valor ao negócio. Um se trata de Propriedade
Imaterial (intangível e variável), enquanto o outro é um bem tangível e não tão
variável ou de “valor flutuante”. Assim, esses bens, marcas, móveis,
computadores, telefones, títulos e etc. fazem parte do Capital Ativo de uma
empresa, ou seja, podem dizer quanto “custa” um negócio. Muitas vezes, a
marca pode ser o bem de maior valia de um negócio, por que não? Assim, a marca
pode ser o grande diferencial na venda de uma fábrica ou comércio,
como já aconteceu na cidade de Campinas, quando uma empresa multinacional
resolveu comprar um negócio campineiro de marca mais que solidificada em nosso
mercado, como foi o caso da Danone em 1994.
Quantas pessoas se lembram do nome
empresarial
 de um estabelecimento ou da marca vinculada a ele? Quantas
pessoas vão ao mercado em busca de um determinado produto, com aquele nome,
daquela marca e não vão apenas procurar por qualquer sabão em pó, qualquer
achocolatado, qualquer cosmético? Quantas pessoas fazem questão de vestir uma
camiseta com determinado símbolo em vez de outro? Qual o motivo de nos
lembrarmos de signos de serviços que não conhecemos e que nunca utilizamos?
É a Marca, o símbolo, o som, as cores e tudo o que
envolve os elementos de distinção de um produto ou serviço que sempre nos vem
em mente, e não o CNPJ da empresa. Dessa forma, a marca é de extrema
importância para um negócio – obviamente não podemos deixar de lado outras
questões como qualidade de produto e serviço, movimentação e administração de
caixa, relações intra e interpessoais e mais uma série de elementos
relacionados a um bom negócio, mas é a marca e a experiência relacionada a ela
que desperta o interesse do consumidor. A marca e o “branding” (trabalho de
muita pesquisa e estudo de publicitários) são bens e meios que garantem o
conhecimento e a viabilidade de um negócio no mercado, acarretando maior
lucratividade para o empresário e um ganho de qualidade para os consumidores.
Por esse motivo, a criação de uma boa marca e o
posicionamento e classificação dela no mercado é um grande indicativo de bons
negócios futuros, o que não significa que as marcas garantam todo um negócio,
mas podem salvar grande parte dele.
A marca de um serviço ou de um produto é algo tão
forte, que muitas vezes seus proprietários “desenterram” determinados símbolos
para lançarem ou reconstruírem um negócio. Essas marcas antes esquecidas,
muitas vezes entram no mercado pela segunda (ou terceira) vez e mudam
completamente, de maneira positiva, o cenário econômico e financeiro de uma
empresa e também de uma sociedade.
Devido a tal importância e a conscientização desses
valores, cada vez mais os empresários despendem tempo e dinheiro com
estratégias marcárias, pois, ao contrário dos bens materiais que se
desvalorizam com o decorrer do tempo, quanto mais tempo uma marca está na
memória dos consumidores e no mercado, mais valor ela possui.
*Clara López Toledo
Corrêa é advogada do escritório Toledo Corrêa Marcas e Patentes.
E-mail:  [email protected]
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA AVALIA SOBRE A MELHORA DA PERSPECTIVA DA NOTA DE CRÉDITO DO BRASIL

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn