BRASIL, UM PAÍS QUE EM 2017 COMEÇA A TRILHAR POR NOVOS CAMINHOS

ARTIGO DE OSVALDO AOKI

Mais um ano chega ao seu final, com muitas mudanças que talvez nenhum plano tenha conseguido prever, não temos diretamente uma crise econômica, mas sim uma crise política que está desencadeando uma crise econômica.

Ao mesmo tempo que vejo a classe política de afundar na lama, por outro lado, vejo a economia tentando traçar um caminho distinto, ou sejaosvaldo-aoki, ensaiar números mais positivos, para que o país comece andar, mesmo com os políticos se afundando. Parece um grande paradoxo, mas no fim, uma mudança maior esta por vir, ou seja, parece que o fim da gestão econômica feita por políticos de carreira pode estar chegando ao seu fim, dando lugar a administradores profissionais, com formação, bagagem e liderança que o cargo exige, a exemplo do governo do Estado de São Paulo, e o Presidente dos Estados unidos, ambos são empresários não políticos, recém eleitos.

Grandes mudanças sempre ocorrem mediante grandes crises ou guerras, mas é a forma natural de tirar o ser humano da sua situação de “conforto”, e assim está sendo com o Brasil, que está sendo “tirado a limpo” através de uma operação chamada “Lava jato”.

Eu acredito sim que o Brasil esta iniciando uma verdadeira “nova fase”, onde muitos princípios e práticas devem ser revistas.

Nesta crise muitas empresas “quebraram” porque não tinham uma estrutura preparada para enfrentar crises, também não tinham plano de contingencia para mudanças mais bruscas de mercado, sendo, que as que sobreviveram, certamente herdam um aprendizado riquíssimo, e certamente abre os olhos para “planejar mais” e se “preparar mais” para mudanças.

Não acredito num milagre econômico, mas acredito em trabalho sério focado em resultado, e esta crise serviu exatamente para trazer mais “foco” as empresas, por isso, a melhora nos resultados globais é inevitável, e com isso, o país deve voltar a crescer, começando por um ritmo bem lento, por conta da falta de confiança, mas acelerando no tempo, na medida em que a confiança retorna.

É estranho ou paradoxal dizer, mas a economia terá desafiar o processo, e aprender a andar o mais independente possível do destino político do país, isso a passos lentos já está acontecendo, e deve se intensificar ao longo de 2017. Enquanto um estará crescendo o outro estará em queda livre, é uma equação difícil, e para ela se equilibrar, novas variáveis deverão entrar em cena, como por exemplo, um futuro presidente “não político”.

E finalmente, o princípio de qualquer mudança é “acreditar”, e nós da classe empresarial temos que acreditar que é possível, e sermos os propulsores da mudança e do crescimento deste país, já que a classe política perdeu todas as condições de exercer este papel, mais, do que isso, a classe política é uma classe em declínio, e com isso, quem sabe possa nascer um novo sistema de governo, onde prevaleça a competência e a ética.

Desejo a todos um 2017 calcado em mudanças, ética, foco, crescimento, energia positiva, e muito trabalho, pois é somente com muito trabalho, que reconstruiremos um país do qual possamos nos orgulhar.

Osvaldo L Aoki – Ceo da AOKI Sistemas

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn