11 de maio de 2016.
Roberto Vilela,
consultor da Mega Empresarial, aponta caminhos essenciais para que os
profissionais sejam mais focados e consigam executar as tarefas de forma
satisfatória durante o expediente.
consultor da Mega Empresarial, aponta caminhos essenciais para que os
profissionais sejam mais focados e consigam executar as tarefas de forma
satisfatória durante o expediente.
Trabalhar várias
horas seguidas por dia nem sempre é sinal de produtividade. O Brasil, por
exemplo é o país que mais faz horas extras no mundo: 76% dos profissionais do
país atuam nove horas ou mais entre uma vez por semana e todos os dias, segundo
a consultoria Sage. Em contrapartida, produzem menos. A Conference Board aponta
que um americano, por exemplo, produz quatro vezes mais que um brasileiro.
horas seguidas por dia nem sempre é sinal de produtividade. O Brasil, por
exemplo é o país que mais faz horas extras no mundo: 76% dos profissionais do
país atuam nove horas ou mais entre uma vez por semana e todos os dias, segundo
a consultoria Sage. Em contrapartida, produzem menos. A Conference Board aponta
que um americano, por exemplo, produz quatro vezes mais que um brasileiro.
Roberto Vilela,
consultor da Mega Empresarial, explica que é preciso avaliar a forma como nos
dedicamos às nossas funções e adotarmos algumas estratégias essenciais para que
o dia seja rentável e as atividades concluídas com sucesso. “É claro que cada
um tem uma forma específica de lidar com as situações de pressão e estresse e
isso influencia a maneira como conduz seu trabalho, mas gerir o tempo é algo
fundamental quando o assunto é produtividade”, explica.
consultor da Mega Empresarial, explica que é preciso avaliar a forma como nos
dedicamos às nossas funções e adotarmos algumas estratégias essenciais para que
o dia seja rentável e as atividades concluídas com sucesso. “É claro que cada
um tem uma forma específica de lidar com as situações de pressão e estresse e
isso influencia a maneira como conduz seu trabalho, mas gerir o tempo é algo
fundamental quando o assunto é produtividade”, explica.
Ele lista cinco
questões que considera primordiais quando se fala em planejamento do tempo.
questões que considera primordiais quando se fala em planejamento do tempo.
– Uma coisa de cada
vez ou tudo ao mesmo tempo?
vez ou tudo ao mesmo tempo?
“Existem pessoas que
são multitasking, ou seja, só conseguem produzir fazendo várias atividades ao
mesmo tempo. Porém é preciso estar muito focado para fazer o trabalho render
dessa maneira. O ideal é listar o que se tem para fazer e quando começar uma
atividade, só partir para a próxima quando concluí-la”, aconselha Roberto. Para
ele, essa é uma forma eficiente de acabar com os trabalhos pela metade ou as
tarefas que acabam não sendo feitas por parecerem muito complexas ou maçantes.
são multitasking, ou seja, só conseguem produzir fazendo várias atividades ao
mesmo tempo. Porém é preciso estar muito focado para fazer o trabalho render
dessa maneira. O ideal é listar o que se tem para fazer e quando começar uma
atividade, só partir para a próxima quando concluí-la”, aconselha Roberto. Para
ele, essa é uma forma eficiente de acabar com os trabalhos pela metade ou as
tarefas que acabam não sendo feitas por parecerem muito complexas ou maçantes.
– Conexão demais,
atenção de menos
atenção de menos
Ao mesmo tempo que
que aproximam e facilitam o contato, as redes sociais e a internet são grandes
vilãs da produtividade. “A não ser que sejam ferramentas de trabalho, o uso
deve ser restrito a determinados horários. Ficar o tempo todo de olho nas postagens
dos amigos só atrasa o processo”, avalia Roberto. Para ele, não é necessário se
desligar totalmente durante o expediente, mas é preciso bom senso. “Deixe para
entrar no Facebook ou responder ao WhatsApp depois que tiver concluído a tarefa
que estiver fazendo e antes de iniciar outra. Esse intervalo de poucos minutos
pode até mesmo ajudar a manter o foco quando começar a nova ação”.
que aproximam e facilitam o contato, as redes sociais e a internet são grandes
vilãs da produtividade. “A não ser que sejam ferramentas de trabalho, o uso
deve ser restrito a determinados horários. Ficar o tempo todo de olho nas postagens
dos amigos só atrasa o processo”, avalia Roberto. Para ele, não é necessário se
desligar totalmente durante o expediente, mas é preciso bom senso. “Deixe para
entrar no Facebook ou responder ao WhatsApp depois que tiver concluído a tarefa
que estiver fazendo e antes de iniciar outra. Esse intervalo de poucos minutos
pode até mesmo ajudar a manter o foco quando começar a nova ação”.
– Foco no cliente
Roberto lembra que
não se pode esquecer do que o consumidor quer. “Nosso trabalho precisa ser
pautado na satisfação do cliente, seja em ações no varejo ou em negócios B2B. O
importante é que as atividades sejam realizadas de acordo com a necessidade,
grau de exigência ou urgência dele. Deixá-lo esperando para preencher relatório
não traz vantagem e acaba com a produtividade”, comenta.
não se pode esquecer do que o consumidor quer. “Nosso trabalho precisa ser
pautado na satisfação do cliente, seja em ações no varejo ou em negócios B2B. O
importante é que as atividades sejam realizadas de acordo com a necessidade,
grau de exigência ou urgência dele. Deixá-lo esperando para preencher relatório
não traz vantagem e acaba com a produtividade”, comenta.
– Programação e
revisão
revisão
Para manter o foco, o
consultor da Mega Empresarial indica que os profissionais façam uma lista dos
afazeres assim que chegam na empresa ou no fim do dia anterior. Antes de
encerrar o expediente é importante analisar cada um deles e verificar o que foi
concluído.
consultor da Mega Empresarial indica que os profissionais façam uma lista dos
afazeres assim que chegam na empresa ou no fim do dia anterior. Antes de
encerrar o expediente é importante analisar cada um deles e verificar o que foi
concluído.
– Reunião só quando
for necessário
for necessário
Por último, Roberto
aponta como um grande vilão quando o assunto é produtividade, a falta de foco
de muitas reuniões. “Evite-as ao máximo e quando as fizer, que tenham um foco
claro. O ideal é que os participantes saibam do tema com antecedência, para que
possam vir preparados. Assim o assunto é debatido de forma mais rápida e a
equipe não perde tempo com encontros desnecessários”, conclui.
aponta como um grande vilão quando o assunto é produtividade, a falta de foco
de muitas reuniões. “Evite-as ao máximo e quando as fizer, que tenham um foco
claro. O ideal é que os participantes saibam do tema com antecedência, para que
possam vir preparados. Assim o assunto é debatido de forma mais rápida e a
equipe não perde tempo com encontros desnecessários”, conclui.
Foto: Roberto Vilela, consultor da Mega Empresarial.
Crédito: Daniel Zimmermann