CINCO DICAS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE E O RESULTADO NO TRABALHO

11 de maio de 2016.
Roberto Vilela,
consultor da Mega Empresarial, aponta caminhos essenciais para que os
profissionais sejam mais focados e consigam executar as tarefas de forma
satisfatória durante o expediente.


Trabalhar várias
horas seguidas por dia nem sempre é sinal de produtividade. O Brasil, por
exemplo é o país que mais faz horas extras no mundo: 76% dos profissionais do
país atuam nove horas ou mais entre uma vez por semana e todos os dias, segundo
a consultoria Sage. Em contrapartida, produzem menos. A Conference Board aponta
que um americano, por exemplo, produz quatro vezes mais que um brasileiro.
Roberto Vilela,
consultor da Mega Empresarial, explica que é preciso avaliar a forma como nos
dedicamos às nossas funções e adotarmos algumas estratégias essenciais para que
o dia seja rentável e as atividades concluídas com sucesso. “É claro que cada
um tem uma forma específica de lidar com as situações de pressão e estresse e
isso influencia a maneira como conduz seu trabalho, mas gerir o tempo é algo
fundamental quando o assunto é produtividade”, explica.
Ele lista cinco
questões que considera primordiais quando se fala em planejamento do tempo.
– Uma coisa de cada
vez ou tudo ao mesmo tempo?
“Existem pessoas que
são multitasking, ou seja, só conseguem produzir fazendo várias atividades ao
mesmo tempo. Porém é preciso estar muito focado para fazer o trabalho render
dessa maneira. O ideal é listar o que se tem para fazer e quando começar uma
atividade, só partir para a próxima quando concluí-la”, aconselha Roberto. Para
ele, essa é uma forma eficiente de acabar com os trabalhos pela metade ou as
tarefas que acabam não sendo feitas por parecerem muito complexas ou maçantes.
– Conexão demais,
atenção de menos
Ao mesmo tempo que
que aproximam e facilitam o contato, as redes sociais e a internet são grandes
vilãs da produtividade. “A não ser que sejam ferramentas de trabalho, o uso
deve ser restrito a determinados horários. Ficar o tempo todo de olho nas postagens
dos amigos só atrasa o processo”, avalia Roberto. Para ele, não é necessário se
desligar totalmente durante o expediente, mas é preciso bom senso. “Deixe para
entrar no Facebook ou responder ao WhatsApp depois que tiver concluído a tarefa
que estiver fazendo e antes de iniciar outra. Esse intervalo de poucos minutos
pode até mesmo ajudar a manter o foco quando começar a nova ação”.
– Foco no cliente
Roberto lembra que
não se pode esquecer do que o consumidor quer. “Nosso trabalho precisa ser
pautado na satisfação do cliente, seja em ações no varejo ou em negócios B2B. O
importante é que as atividades sejam realizadas de acordo com a necessidade,
grau de exigência ou urgência dele. Deixá-lo esperando para preencher relatório
não traz vantagem e acaba com a produtividade”, comenta.
– Programação e
revisão
Para manter o foco, o
consultor da Mega Empresarial indica que os profissionais façam uma lista dos
afazeres assim que chegam na empresa ou no fim do dia anterior. Antes de
encerrar o expediente é importante analisar cada um deles e verificar o que foi
concluído.
– Reunião só quando
for necessário
Por último, Roberto
aponta como um grande vilão quando o assunto é produtividade, a falta de foco
de muitas reuniões. “Evite-as ao máximo e quando as fizer, que tenham um foco
claro. O ideal é que os participantes saibam do tema com antecedência, para que
possam vir preparados. Assim o assunto é debatido de forma mais rápida e a
equipe não perde tempo com encontros desnecessários”, conclui.
Foto: Roberto Vilela, consultor da Mega Empresarial.
Crédito: Daniel Zimmermann
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