COLUNA DA ESPECIALISTA EM RH VIVIANE GONZALEZ

Comunicação: competência necessária para qualquer função

 Viviane Gonzalez
Se há alguns anos, comunicar-se bem era
requisito importante para algumas funções, atualmente, a comunicação é
necessária em todas as funções e fundamental, em alguns casos. Já houve um
tempo quando o colaborador bom era aquele que nem parava para um café. Como um
robô, entrava e saía da empresa, mal cumprimentava os pares, superiores ou
subordinados, cumprindo apenas uma rotina engessada.
A boa comunicação deixou de ser pré-requisito
básico e passou a uma competência fundamental para se destacar no mercado e
alavancar a carreira. Hoje a realidade é que não há trabalho sem interação e
para o sucesso profissional é imprescindível saber se comunicar.
Em tempos de negócios altamente dinâmicos,
competitivos e vorazes, o colaborador que possui essa competência é muito mais
valioso para a empresa. Assim, se alguém deseja galgar posições, conquistar
respeito e alcançar resultados, precisa, antes de tudo, saber se comunicar.
Aquele que apesar de desempenhar um ótimo
trabalho, seja com números, relatórios ou planilhas, não souber se relacionar,
comunicando-se, diariamente com o capital humano da organização, não se destacará.
Não adianta ter uma boa ideia, um ótimo produto e resultados animadores, se
você não souber falar sobre ele, se não souber convencer e motivar o time. 
Na
mais moderna concepção de ambiente corporativo é muito difícil um profissional
que atua sem equipe. E ainda que ele seja o único em um departamento ou
desenvolvendo aquela função, terá de reportar-se a outros, relacionar-se com
outros grupos ou setores.
Mas, longe de falar muito ou discursar em
público, a comunicação envolve a transmissão e compreensão de algo, de forma
clara e objetiva, sem prolixidade e complexidade. Por isso, a competência pode
ser um dom nato ou uma qualidade a ser aprimorada com treinamento e
qualificação.
Há cursos e empresas aptas a treinar o
profissional, mas a melhor técnica para desenvolver a habilidade é prática. É
preciso identificar a necessidade de aprimoramento e enfrentar a situação.
Comece o mais rápido possível, não será fácil no início, mas treine
incessantemente e a evolução será gradativa e perceptível.
Algumas dicas são fundamentais
Tenha em mente o que você quer e deixe isso
claro para a pessoa
Tenha amplo domínio do assunto
Crie uma linha de raciocínio com início, meio
e fim
Não seja prolixo, mas assertivo
Perca a timidez e enfrente a situação

Viviane Gonzalez é consultora de RH com ampla
experiência em Executive Search para todos os segmentos da indústria. É
graduada em Administração de Empresas pela PUC-RS e tem MBA em Marketing pela
FGV-RS. Tem Inglês fluente e vivência internacional.
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