Apresentação pessoal no universo corporativo
Eline Rasera
Em todas as diferentes estruturas da sociedade, a apresentação pessoal,
quer através da maneira como nos vestimos, quer através do modo como nos
comportamos, pode ser mais ou menos adequada. Certo ou errado, concordemos ou
não, é assim que organizamos nossa vida nesse planeta. Os grupos sociais
apresentam características próprias (cada povo, uma cultura) e, em cada um
desses grupos, estabelecem-se determinadas regras e padrões de comportamento.
quer através da maneira como nos vestimos, quer através do modo como nos
comportamos, pode ser mais ou menos adequada. Certo ou errado, concordemos ou
não, é assim que organizamos nossa vida nesse planeta. Os grupos sociais
apresentam características próprias (cada povo, uma cultura) e, em cada um
desses grupos, estabelecem-se determinadas regras e padrões de comportamento.
Em uma reunião religiosa, por exemplo, as pessoas, em geral, vestem-se
de acordo com a ocasião. Dificilmente alguém entraria numa celebração
espiritual com aparência de quem vai à praia ou com atitudes de quem está numa
festa.
de acordo com a ocasião. Dificilmente alguém entraria numa celebração
espiritual com aparência de quem vai à praia ou com atitudes de quem está numa
festa.
A maneira como nos apresentamos e nos comportamos em diferentes lugares
e ocasiões, segue um padrão. Assim, vamos aprendendo, desde criança, como
agir dentro da nossa cultura. Fugir desse padrão pode, em determinadas
situações, fazer emergir sentimentos de culpa, vergonha e até de exclusão
social.
e ocasiões, segue um padrão. Assim, vamos aprendendo, desde criança, como
agir dentro da nossa cultura. Fugir desse padrão pode, em determinadas
situações, fazer emergir sentimentos de culpa, vergonha e até de exclusão
social.
No universo corporativo não é diferente. Como em qualquer outra
estrutura social, nas empresas encontram-se regras e padrões de comportamentos
esperados. Pode variar de acordo com o tipo de organização, isto é, empresas “Soft”
são mais flexíveis, com padrões menos exigentes, enquanto que empresas “Hard”
são mais formais e rígidas quanto ao que se espera como conduta. O profissional
deve, então, estar atento a essas regras.
estrutura social, nas empresas encontram-se regras e padrões de comportamentos
esperados. Pode variar de acordo com o tipo de organização, isto é, empresas “Soft”
são mais flexíveis, com padrões menos exigentes, enquanto que empresas “Hard”
são mais formais e rígidas quanto ao que se espera como conduta. O profissional
deve, então, estar atento a essas regras.
Ao ser convidado para uma entrevista de emprego, é importante conhecer
as características da empresa, seus produtos e, principalmente, sua cultura.
Esse é o primeiro passo para se preparar para essa situação. É importante,
também, de acordo com a empresa, estar empenhado na apresentação pessoal, que
vai desde o modo de se vestir até o comportamento na sala de espera e na
presença dos entrevistadores. Essa impressão que os presentes terão nesse
primeiro momento, pode fortemente impactar no sucesso ou fracasso da
entrevista
as características da empresa, seus produtos e, principalmente, sua cultura.
Esse é o primeiro passo para se preparar para essa situação. É importante,
também, de acordo com a empresa, estar empenhado na apresentação pessoal, que
vai desde o modo de se vestir até o comportamento na sala de espera e na
presença dos entrevistadores. Essa impressão que os presentes terão nesse
primeiro momento, pode fortemente impactar no sucesso ou fracasso da
entrevista
.
A mesma situação se dá, como profissional, ao realizar apresentações de
projetos, de resultados e até diante de reuniões com as equipes de trabalho.
Tentar ser demasiado descontraído, informal e até mesmo com alguma intimidade,
pode levar a interpretações diversas e passar uma imagem de pouca credibilidade
do profissional.
projetos, de resultados e até diante de reuniões com as equipes de trabalho.
Tentar ser demasiado descontraído, informal e até mesmo com alguma intimidade,
pode levar a interpretações diversas e passar uma imagem de pouca credibilidade
do profissional.
O psicólogo norte-americano, Karl Lashley, que estuda há muitos anos o
funcionamento do cérebro, realizou experimentos que contribuíram para
descobertas sobre como armazenamos nossos registros de pessoas e situações.
Dentre os estudos mais recentes nos Estados Unidos, identificou-se que
“…nossos olhos enviam 72 Gb de informação para o córtex cerebral por
segundo…” (O Cérebro de Alta Performance – Ed. Gente). Parte delas é
consciente, parte é inconsciente, e é com essa gama de informações que, quem
nos observa , analisa ou avalia, faz sua escolha e toma suas decisões. Não
basta ser competente e ético, parecer também é necessário para
um resultado bem sucedido. Sendo assim, convém dar um pouco mais de atenção à
apresentação pessoal, pois uma imagem adequada, certamente contribuirá para o
sucesso profissional.
funcionamento do cérebro, realizou experimentos que contribuíram para
descobertas sobre como armazenamos nossos registros de pessoas e situações.
Dentre os estudos mais recentes nos Estados Unidos, identificou-se que
“…nossos olhos enviam 72 Gb de informação para o córtex cerebral por
segundo…” (O Cérebro de Alta Performance – Ed. Gente). Parte delas é
consciente, parte é inconsciente, e é com essa gama de informações que, quem
nos observa , analisa ou avalia, faz sua escolha e toma suas decisões. Não
basta ser competente e ético, parecer também é necessário para
um resultado bem sucedido. Sendo assim, convém dar um pouco mais de atenção à
apresentação pessoal, pois uma imagem adequada, certamente contribuirá para o
sucesso profissional.
Eline Rasera, psicóloga, coach e professora do
curso de Pós-graduação em Administração de Empresas da IBE-FGV.
curso de Pós-graduação em Administração de Empresas da IBE-FGV.