COMÉRCIO ONLINE: A PERSONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE VÍNCULO COM O CONSUMIDOR

ARTIGO DE MARCIO MACHADO

A franca expansão do comércio online tem revelado comportamentos muito específicos dos consumidores no qual observamos que para a maioria dos brasileiros a experiência de consumo é tão importante quanto o produto e no e-commerce tradicional, isso ainda não acontece. Para se destacar nesse mercado digital tão competitivo é fundamental alinhar estratégias que se conectem com as expectativas dos consumidores.

Nesse caminho, a personalização da oferta tem se mostrado uma forma de construir uma experiência diferenciada e, assim, de criação de vínculo entre consumidores e marcas no digital. Mesmo com a retomada das interações presenciais, o e-commerce segue crescendo em vendas, e algumas das evoluções e do modelo tradicional como o live commerce, é um dos motivos da consistência do crescimento do canal por conta do entendimento que é possível construir um relacionamento forte com o consumidor também no online. Se tem algo que as novas tecnologias oferecem são inúmeras práticas e ferramentas de interação e, com essa expertise, entendemos que dentro do e-commerce é possível tornar a experiência de consumo muito mais personalizada.

Live commerce: personalização em tempo real

De forma prática, notamos que por meio do live commerce é possível potencializar as vendas, tornando-as muito mais dinâmicas, interativas e personalizadas. Numa sessão de live commerce, se o consumidor ainda está pesquisando a melhor opção, ele pode interagir em tempo real com o apresentador e conhecer as múltiplas opções oferecidas pela marca, tirar as dúvidas e entender de fato o que quer. E de forma adicional, pode aproveitar os descontos e promoções exclusivas e por tempo limitado que são características do live commerce.

Um dos diferenciais do live commerce é justamente o elemento humano envolvido na interação com o cliente no ambiente digital, que gera a experiência ultra personalizada em larga escala, algo que não pode ser feito em um espaço físico, por exemplo. Nas transmissões online, quando um cliente tira alguma dúvida ou solicita uma informação, todos aqueles que estão conectados são contemplados por aquele conteúdo, o que gera agilidade e praticidade para quem quer efetuar uma compra.

Nesse sentido, quando falamos em estratégia, a escolha do apresentador que comandará a live é uma das mais importantes, afinal, é ele o responsável pela humanização e a conexão com os clientes. O profissional tem a função de apresentar o produto e acrescentar informações que aproximem o consumidor da identidade e do propósito da marca.

Pesquisa de experiência: conheça a demanda dos clientes

Outro caminho estratégico para a ação é conhecer o perfil do consumidor, para assim entender que tipo de experiência ele busca. E a personalização vai além de entender o que um segmento do mercado exige, mas na nuance da preferência específica de cada cliente para assim, potencializar as vendas.

As lives permitem um nível de interação bastante próximo com o consumidor, com comentários ao vivo, curtidas e até mesmo pesquisas em tempo real. O consumidor participa da construção da ação, ele realmente faz parte de tudo que acontece e essa aproximação orgânica e humanizada, é comumente revertida em vínculo e  em satisfação.

 

Marcio Machado É fundador e CEO da StreamShop, plataforma de vendas digitais e uma startup pioneira em live commerce no Brasil

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