COMO DRIBLAR A CRISE E VENDER MAIS PELA INTERNET COM MARKETING DIGITAL DE PERFORMANCE

28 de outubro de 2015.
Em momentos de crise,
apostar nas vendas online pode ser uma das saídas mais inteligentes para as
lojas. Segundo Fábio Ricotta, um dos maiores especialistas em Marketing Digital
de performance do Brasil, as estratégias de inbound marketing e growth hacking,
que são hoje os pilares para o crescimento de vendas online, tornam-se muito
vantajosas na crise porque ajudam a reduzir o custo geral de venda. “Com estas
ferramentas, o vendedor se comunica melhor com a audiência em vários momentos e
em todas as etapas da venda”, lembra o empresário Fabio Ricotta. Cofundador da
Agência Mestre, Ricotta é hoje um dos jovens empreendedores de maior destaque
do Marketing Digital, especialmente por ser a mente por trás do aumento de
vendas de grandes nomes do varejo nacional, como Ponto Frio, Extra e Casas
Bahia.
Inicialmente
preocupado com a organização do e-commerce, o empresário destaca que um dos
segredos do sucesso é a integração entre o estoque e a loja online. “É preciso
que não haja problemas de comunicação entre loja e estoque, pois isso é uma das
principais fontes de problema e que, apesar de não ser algo diretamente ligado
ao marketing digital, precisa estar resolvido”, ensina Ricotta, que lembra de
exemplos em que a listagem de produtos no site não corresponde com o que está
disponível em estoque. Outra estratégia primordial para um e-commerce é o
investimento em Marketing online, e principalmente a mensuração do que cada
canal traz de conversão, incluindo anúncios e redes sociais. Segundo o
especialista, só assim a loja consegue saber onde tem mais retorno de
investimento. “Também é preciso ter boas margens de preço: não adianta ter
preços muito acima da concorrência, senão você não consegue superá-la”,
explica.
Ricotta também
destaca a diferença entre os grandes varejistas e os pequenos e-commerces. “As
lojas menores devem atender mais rapidamente e dar um atendimento customizado,
com mensagens mais pessoais e mais cupons de desconto, por exemplo”. Já os
grandes varejistas devem ter estratégias mais amplas, que incluem analisar as
categorias de produtos que vendem mais e as que vendem menos, de forma a
ampliar o estoque do que dá mais resultado e solucionar problemas dos tipos de
produto que vendem menos.
No que diz respeito
aos principais ambientes para investir em anúncios, Ricotta explica que varia
conforme o público do e-commerce. “É importante que a mensuração dos resultados
seja feita por um profissional competente, pois anúncios no Facebook, por
exemplo, podem ser medidos como venda direta pelo Google Analytics caso não
haja uma marcação correta do anúncio”. Ele reforça que a loja precisa saber
onde está seu público. “É importante fazer campanhas em forma de teste nos
vários canais de interesse, para que a mensuração avalie o que dá mais
resultado”, afirma. O especialista destaca também que preço muito baixo nem
sempre é uma boa solução, mas pode ser um fator competitivo no momento
econômico atual. “Um preço muito baixo pode deixar o consumidor desconfiado,
por isso é preciso ter cuidado e manter um preço interessante”, alerta.
Uma função importante
do Marketing Digital em momentos de crise é a redução de custos. “As campanhas
de marketing digital permitem melhor escolha da audiência e uma comunicação
mais efetiva”, destaca. Segundo Ricotta, as estratégias de inbound marketing –
que buscam ganhar a atenção do público com conteúdo de interesse – combinadas
com as técnicas que growth hacking – que incluem táticas de viralização e de
aquisições pagas, entre outras – permitem que a loja online saiba como atuar em
todos os estágios da venda. “Quando se faz este trabalho, a diferença que vai
fazer um cliente potencial comprar meu produto, em vez do concorrente, é que
ele conhece e já passou pelo meu site”, exemplifica. De acordo com o especialista,
este processo, quando realizado por profissionais competentes, permite a
otimização do investimento em marketing.
Ricotta reforça que
as campanhas em Facebook Ads e Google Ads, por exemplo, não podem ser feitas de
qualquer maneira. “Em curto prazo, é preciso ter estratégia de compra de mídia,
mas é muito importante saber para quem você está anunciando, a quem você está
comunicando, e se a sua oferta é boa”, alerta.
Por fim, o
especialista destaca que o Marketing, em geral, precisa estar alinhado com
outras atribuições. “Se uma empresa não consegue vender e passa por
dificuldades, é possível que o produto não tenha um valor claro ou o preço não
esteja acessível para o mercado”, explica. O empresário destaca a importância de o
vendedor estudar outras formas de expor suas informações, como imagens de boa
qualidade, descritivos bem feitos, e preços competitivos. “O Marketing Digital
de performance não conserta isso diretamente, mas pode ajudar na tomada de
decisão e mostrar ao lojista o que pode ser melhorado”, completa.
Ricotta traça o
caminho das pedras para que a crise seja vencida no meio digital. Enquanto as
estratégias de compra de mídia, como Google Ads, Facebook Ads, Buscapé, entre
outros, funcionam bem no curto prazo, os resultados de médio e longo prazo
envolvem SEO, Marketing de Conteúdo e mídias sociais, por exemplo.
Foto: Cofundador da Agência Mestre,Fábio Ricotta.
Crédito: Divulgação.
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