COMO VENDER, NUM MOMENTO DE CRISE, ENCANTANDO O CLIENTE

22 de agosto de 2015.
ARTIGO DO PROFESSOR SERGIO MIORIM
O mercado vive atualmente um momento
de crise; porém, existem muitas pessoas com dinheiro que acabam se retraindo a
gastar ou investir. A mídia está contribuindo e muito com uma imersão diária
nos noticiários em função da crise. A área comercial tem espaço para manter a
sua carteira e até crescer, porém precisa ser criativa e seguir algumas
estratégias básicas para alcançar os objetivos da empresa.
Existe, muitas vezes, uma confusão
entre marketing e área comercial, que é muito simples de diferenciar: o
marketing traz o cliente até a empresa e a área comercial vai em busca do
cliente.
Baseada no momento atual do mercado,
a área comercial precisa ter como princípio básico que os clientes têm o poder
de compra. Assim, para conseguimos vender, precisamos, no mínimo, conhecer o
cliente.
A área comercial precisa planejar,
organizar, ter muito estudo e disciplina e, o mais importante, trabalhar muito.
O resumo de todos os esses fatores é gerenciar a compra e o comprador. Todo
mundo gosta de comprar, nós precisamos saber vender.
Seguem algumas dicas para atuação na
área comercial, obtendo sucesso e resultados satisfatórios:
1)    Seja profissional – busque
sempre a excelência, nunca se acomode, melhore continuamente, conheça o seu
produto e do seu concorrente, estabeleça metas e planeje como atingi-las;
2)    Conheça o seu cenário estabelecendo
estratégias 
– deixe o cliente descrever suas necessidades; quanto mais informações,
melhor. Veja a situação com os olhos do cliente, fique no lugar no cliente,
crie uma estratégia de venda. Cada reunião necessita que você tenha objetivos e
um plano de ação;
3)    Entenda o interesse e investigue suas
necessidades
 – analise a situação e o ponto de vista do cliente, descubra o que
o cliente está pensando e revele necessidades e oportunidades;
4)    Concentração e foco total nos
clientes com maior potencial
 – devemos classificar os
clientes antes de abordá-los; identifique os clientes com maior potencial e
certifique-se de que precisam de produto e/ou serviço;
5)    Analise o modo de pensar do cliente – cada um
pensa de uma forma diferente. Apresente soluções para seus problemas tratando
as causas. Entenda a visão do cliente, assim terá sucesso. Avalie o custo
benefício do esforço na venda: quanto tempo vale a pena investir nesse cliente?
6)    Descubra as necessidades do cliente – o comercial
precisa ser técnico, precisa atuar como um consultor constante, o cliente precisa
saber que ele tem uma necessidade;
7)    Mostre sempre os benefícios para o
cliente 
– o cliente precisa enxergar valor, benefícios e as características do
produto e/ou serviço;
8)    Estabeleça um relacionamento de
parceria e de afinidade com o cliente/amizade/ganha-ganha
 – faça com
que cada reunião seja prazerosa, a comunicação precisa estar bem desenvolvida
para que os objetivos sejam atingidos;
9)    A confiança precisa existir para que
o negócio aconteça, sempre comprovando com fatos
;
10) Certifique-se de que você e o cliente compreenderam a mensagem;
11) Cuide da sua apresentação;
12) Dê feedback sempre, em todos os estágios do projeto ou proposta;
13) Antecipe-se sempre;
14) Supere as expectativas do cliente;
15) Quando tiver comentários negativos, converta-os em positivos;
16) Tenha um acompanhamento constante no desenvolvimento;
17) Acompanhe e oriente o cliente durante o processo de decisão;
18) Trabalhe com quem tem poder decisão, sempre;
19) O pós-venda é tão importante ou mais importante que o pré-venda, mostra
que a empresa é íntegra e cumpre com as suas promessas e obrigações
;
20) Conceda facilidades para que o negócio aconteça;
21) Seja sempre muito gentil, educado e agradável, fale na hora certa;
22) Utilize todas as suas habilidades na negociação; caso sinta deficiência
em alguma, trabalhe-a urgentemente
;
23) Nunca atrase em uma reunião, chegue sempre com 15 minutos de
antecedência.
A criatividade na abordagem e na
comunicação irão influenciar e muito o cliente, deixando claro que ele terá
vantagem competitiva em adquirir o produto e/ou serviço.
                      
Sergio
Henrique Miorin é Graduado em Engenharia Elétrica modalidade em Eletrônica pela
USF – Universidade São Francisco, Pós-Graduado Especialista em Engenharia de
Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo INATEL – Instituto Nacional de
Telecomunicações, Pós-Graduado Especialista MBA em Gestão Empresarial pela FGV
– Fundação Getúlio Vargas e mestrando em Educação pela Unisal e tem formação em
Coaching. É Diretor Geral da SM – Consultoria, Treinamentos e Palestras,
colunista no Jornal de Valinhos, consultor de empresas e leciona em
instituições de ensino, em cursos técnicos, graduação, pós-graduação
especialização e pós-graduação especialização MBA como: IBE/FGV,
Metrocamp/IBMEC, Unisal, FAJ e Grupo Anhanguera.
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