FERIADOS DE 2015 CAUSAM IMPACTO NA ECONOMIA DE CAMPINAS E REGIÃO

19 de janeiro de 2015.
Se o ano de 2014 foi injusto na
distribuição dos feriados, já que, dos 11 nacionais, apenas sete caíram em dias
de semana, 2015 promete ser mais generoso.
Ao todo serão dez que cairão em dias
de semana: Confraternização Universal  que caiu no dia primeiro, Carnaval, Páscoa, Tiradentes,
Dia do Trabalho, Corpus Christi, Independência, Nossa Senhora Aparecida,
Finados e Natal.
Enquanto a maioria agradece a pausa
para descanso, os empresários ficam preocupados, já que esses dias de folga
reduzem as vendas no comércio, a produção da indústria e a prestação de
serviços.
Para o economista Laerte Martins da
Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), o alto número de feriados
prolongados deve ter um impacto negativo de 15% para a economia de Campinas e
de 17% para a da RMC, em relação a 2014. “O total de dias corridos de feriados
este ano apresenta uma negativação na movimentação financeira de R$ 315 milhões
na metrópole e de R$ 844 bilhões para a região” analisa.
Martins acrescenta ainda que com
planejamento, abertura do comércio em datas estratégicas e promoções é possível
compensar as possíveis quedas. “Para que o setor de indústrias e serviços não
deixe de ganhar é preciso incentivar os trabalhadores a fazerem suas jornadas
normais, dobrando o salário do dia ou oferecendo algum atrativo. Já para o
comércio é preciso atrair os clientes à loja e para isso fazer promoções se
caracteriza como o principal diferencial”, comenta.
A ACIC em parceria com a Câmara dos
Dirigentes Lojistas (CDL) elabora todos os anos, junto com os comerciantes, o
calendário do comércio. Essa iniciativa propõe datas estratégicas para a
abertura conjunta do comércio, assim, se fortalece a divulgação e a atrai mais
clientes.
Para o economista Laerte Martins,
apesar de o faturamento não ser o mesmo dos dias normais, a decisão por abrir
as portas em feriados garante um faturamento positivo. “O varejo de
Campinas, entre comércio e serviços, fatura, em média, R$ 36 milhões por dia.
Abrir em feriados não repõe todo esse volume, mas atinge uma média de 65% de
faturamento de um dia normal”, diz. 
Foto: Economista da ACIC, Laerte Martins.
Crédito: Divulgação.
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