JUMIL FABRICA MÁQUINAS PARA A AGRICULTURA VISANDO A SUSTENTABILIDADE DE TODO O PROCESSO

Primeira indústria de implementos agrícolas do País a receber a certificação da NBR ISO 9001, da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, em 1996, a Jumil, empresa genuinamente nacional, apresenta na Agrishow 2023 seus equipamentos visando a agricultura sustentável em todo seu processo. Isso é possível, uma vez que as características técnicas desses equipamentos permitem a conservação do solo entre as safras, até mesmo melhorando suas condições físico-químicas. A Agrishow é o maior evento de tecnologia agrícola do Brasil e um dos maiores do mundo, e acontece entre os dias 01 e 05 de maio de 2023, na Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321, em Ribeirão Preto, São Paulo.

O agrônomo Rômulo Venturini, Coordenador de Marketing da Jumil, explica que quase 100% do portfólio da empresa, de forma direta ou indireta, está correlacionado à agricultura sustentável. “A Jumil está trabalhando com projetos diretamente voltados à agricultura sustentável, tanto os equipamentos da linha, como a GARRA (para plantio de grãos de inverno e em estudo para plantio de cobertura), quanto os novos equipamentos desenvolvidos para tal finalidade. Na prática, os novos equipamentos agregam características que permitem manter as características do solo, diminuindo a adubação, pesticidas e fungicidas para evitar a expansão de pragas”.

Outros equipamentos, idealizados dentro do conceito da sustentabilidade, estão sendo lançados na Agrishow. É o caso da JM EXPRESSA, que apresenta como grande diferencial autonomia de até 75 ha sem parada de abastecimento, em uma taxa média de soja de 13 a 15 sementes por metros. Como opcional, em parceria desenvolvida com a APV Àustria, seu depósito central de sementes finas possibilita o plantio de pastagens ou plantas de cobertura em consórcio ou solteiras. E a JM POP CAFEEIRA, ideal para o plantio de milho, soja ou plantas de cobertura nas entrelinhas do café.

Venturini destaca, ainda, a semeadora-adubadora ANTECIPE desenvolvida pela Embrapa (com patente requerida) e produzida comercialmente pela Jumil, a única no mercado que consegue realizar múltiplos cultivos nas entrelinhas da soja. Não existe nenhum modelo comercial que realize este sistema de cultivo no Brasil. Inicialmente, o Antecipe foi desenvolvido para o cultivo do milho na segunda safra nas entrelinhas da soja. Porém, com os avanços de pesquisas e a validação do sistema em algumas regiões do país, o Antecipe é atualmente um modelo de produção agrícola que permite o cultivo de milho, sorgo (granífero e forrageiro), milheto (idem sorgo), forrageiras tropicais (na terceira caixa ou em linha), com o grande diferencial de que é possível ganhar até 20 dias antes da colheita da soja sem prejuízo em nenhuma das culturas inseridas no sistema.

Além disso, a semeadora-adubadora é múltipla, pois realiza não só o Antecipe, mas também todos os cultivos comerciais que o produtor deseja. Com o diferencial que só ela semeia nas entrelinhas da soja. Para o milho verão, há a possibilidade de consórcio com forrageiras em estádios fenológicos mais avançados, diminuindo a competição entre as espécies, mas que possibilita a formação de pasto ou de palha após a colheita da cultura produtora de grãos.

Há mais de 87 anos, a Jumil implementos agrícolas, genuinamente brasileira, foi fundada na cidade de Batatais, interior do Estado de São Paulo. Em 1942, a empresa desenvolve a sua primeira plantadora e adubadora do Brasil, mostrando sua capacidade de inovação, em um tempo marcado ainda pela força animal.

A contribuição para o mercado do agronegócio é a principal missão da Jumil, de tal modo que em 1975, inaugurou a sua segunda unidade com instalações mais modernas, e uma fundição com forno de indução elétrico, usinagem de metais e um sofisticado laboratório de controle de qualidade das peças fabricadas pela empresa.

Outro marco no segmento agrícola se deu em 1992, quando foi a primeira empresa de implementos no Brasil a apresentar o sistema pneumático de distribuição de sementes (Exacta Air). Em 1996, foi pioneira ao certificar-se na NBR ISO 9001 (Fundação Carlos Alberto Vanzolini) e se mantém certificada até a presente data pela versão da norma NBR ISO 9001:2015, certificação essa também reconhecida internacionalmente pela IQNet – The International Certification Network. O processo de fabricação dos implementos cumpre todas as exigências do mercado, contando com um equipado centro de usinagem CNC e corte a laser para chapas.

Hoje, a Jumil figura como uma das principais empresas de implementos do mundo e precursora do agronegócio, fabricando Semeadoras e Distribuidores e exportando para mais de 36 países.

 

Foto: Equipamentos produzidos pela Jumil.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

TURISMO DE NEGÓCIOS FOMENTA TAXA DE OCUPAÇÃO NO BLUE TREE TOWERS VALINHOS

O turismo de negócios se fortalece cada vez mais na Região Metropolitana de Campinas (RMC) …

Facebook
Twitter
LinkedIn