LOGO, LOGOMARCA, LOGOTIPO E MARCA: QUAL A DIFERENÇA E QUANDO USAR?

ARTIGO DE LEANDRO CARPEGEANI

Características do ramo publicitário, as palavras “logo”, “logomarca”, “logotipo” e “marca”, muitas vezes, são empregadas como sinônimos por diversas pessoas, de variadas atuações e segmentos profissionais. 

Mas será que esta aplicação está correta? Não!

Muito pelo contrário, cada uma dessas palavras apresenta usos distintos ou até mesmo inadequados.

Em vista disso, abaixo, vamos explorar um pouco mais o conceito e uso dessas diferentes terminologias.

  • Logomarca

Erroneamente difundido como sendo um conceito aplicado ao desenho, símbolo ou ícone que representa uma marca graficamente, “logomarca” é considerada uma palavra não adequada no mercado publicitário.

E isso pode ser explicado pela própria etimologia da palavra!

“Logomarca” é formada por duas palavras: “logos” e “marka”. Originário do grego, “logos” significa “conceito”, mesma definição apresentada pela palavra germânica “marka”. Portanto, “logomarca”, ou seja, “logos” + “marka”, significa “conceito do conceito”, uma palavra redundante.

Assim, é possível notar que a palavra “logomarca” não deve ser aplicada com o mesmo sentido de “logotipo”.

No entanto, ainda é possível notar diversos profissionais da área de design e publicidade que usam o termo. Esses, por possivelmente utilizarem a palavra “logo” com frequência, erroneamente associam o termo como sendo uma abreviação tanto de “logotipo” quanto de “logomarca”.

  • Logotipo

Originário do grego (“logos” + “typos”, ou seja, “conceito” + “símbolo/figura”), logotipo significa “parte visível de um conceito”. Dessa forma, se um cliente entrega um conceito a ser trabalhado, esse é o logo. A partir desse conceito, cria-se um símbolo gráfico, que é o tipo. Com isso, forma-se o logotipo.

Em outras palavras, logotipo se refere a representação gráfica estilizada – por meio de cores, símbolos, efeitos e tipografias (letras) – do nome fantasia de uma empresa.

Além disso, o logotipo é uma parte da marca e, geralmente, é a primeira forma pela qual as pessoas identificam a empresa.

  • Logo

“Logo” representa uma abreviação de “logotipo” (não de “logomarca”). Assim, como já exposto, originário do grego, essa palavra significa “conceito”.

  • Marca

Essa palavra se refere ao conjunto de elementos – logo, slogan, símbolos, nome, identidade visual, personalidade e demais características de um empreendimento – que possibilitam a identificação de um negócio.

De um modo geral, esse conceito se refere à conexão existente entre uma empresa, sua missão, valores, visão e consumidores.

E aí? Agora ficou mais clara a diferença entre esses conceitos?

Não deixe de compartilhar esse conteúdo para que mais pessoas possam se beneficiar dessas informações. E, acima de tudo, não se esqueça que “logomarca” não tem lugar no vocabulário de um bom profissional de comunicação.

 

Leandro Carpegeani é CEO da Ekoala

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