MEDICAMENTO PERSONALIZADO AMPLIA MERCADO DA FÓRMULA & CIA

06 de abril de 2015.
A
Fórmula & Cia. – Manipulação e Drogaria, de Campinas (SP),  chega a média
de 5,4 mil produtos manipulados por mês, entre medicamentos e cosméticos. O seu
diretor-proprietário, Marcos Ebert, prevê em 2015, em razão da conjuntura
econômica atual, manter o mesmo faturamento de 2014, em torno de R$ 3,5
milhões. Ao comemorar  25 anos, no  ano passado, a Fórmula 
investiu R$ 50 mil na modernização da marca e em infraestrutura e manutenção. A
empresa conta com cinco laboratórios nas  suas duas unidades,  que
produzem cápsulas, soluções orais e  fórmulas dermatológicas e
cosméticos.  A Fórmula conta com 72 colaboradores e nove profissionais
farmacêuticos. 
Para Marcos Ebert, as medidas adotadas pela equipe econômica do
governo devem gerar desemprego e vão afetar 
o poder de compra das pessoas, mas que para o mercado da Fórmula talvez
não traga maiores problemas. “Nós estamos acreditando  que essas alternativas que a gente sempre
buscou de novas fórmulas farmacêuticas, de investimento em qualidade que a
gente sempre faz e em treinamento de funcionários, isso tudo vai fazer com que
se não ganharmos mercado este ano pelo menos fazer com que a gente não perca o
mercado que a gente já conquistou”, diz.
Marcos  Ebert avalia que
aliado aos investimentos realizados pela Fórmula nos seus cinco laboratórios e
na qualidade no atendimento, a ampliação das possibilidades oferecidas na
manipulação de medicamentos, bem como a internacionalização do segmento, têm
contribuído para que a empresa amplie a sua atuação. Além disso, a
personalização de medicamentos ganha força num momento econômico difícil pelo
qual o Brasil passa atualmente. “A personalização não só na dosagem do
medicamento, quanto na quantidade que vai ser consumida durante o tratamento,
inegavelmente, trazem ganhos para o bolso do paciente e também um ganho para o
meio ambiente porque não vai perder e ficar com aquela medicação em casa. Isso
vai de encontro a esse momento difícil em que a gente tem que racionalizar as
nossas despesas e manter os cuidados com a saúde”, afirma.
A Fórmula & Cia também tem
ampliado a personalização através da nova modalidade de tratamento médico que é
a modulação hormonal. “Os médicos estão descobrindo que homens e mulheres
começam a ter suas alterações hormonais, então eles precisam repor isso. Eles
fazem a modulação, quer dizer, fazem os exames e prescrevem sais minerais e
hormônios para corrigir esse desequilíbrio que existe. A gente usa hormônio bio
equivalente semelhante ao humano que nós produzimos e ele é prescrito pelo
médico na quantidade exata e aplicado sobre a pele com cuidados de
micropartículas que possibilitem a penetração na pele. A gente percebe nos
balcões das nossas unidades, que o cliente chega revigorado e querendo
continuar o tratamento percebendo o ganho que ele está tendo”, comenta.
O diretor da Fórmula &Cia.
afirma que a individualização do medicamento através do comprimido
orodispersível
, que se dissolve rapidamente na saliva, sem a ingestão de
água, é uma dessas novas possibilidades, antes apenas acessível na
indústria  farmacêutica e que agora também está acessível para a
manipulação.
Ele ressalta que a indicação para
essa apresentação do medicamento em forma de comprimido orodispersível sempre
será feita pelo médico do paciente, em consonância com o farmacêutico
responsável pela manipulação. As vantagens do orodispersível são muitas: fácil
administração em pacientes com dificuldades de deglutição (geriátricos,
pediátricos, psiquiátricos, acamados, desabilitados ou hospitalizados),
absorção pré-gástrica (bucal, faríngea e esofagiana), com desintegração rápida
na boca,  em torno de 10 a 60 segundos, melhora a palatabilidade e produz
uma sensação bucal agradável, sendo ainda uma forma farmacêutica inovadora e de
excelente aceitação pelo paciente, aumentando a adesão ao tratamento.
Outras formas de apresentação de
medicamentos manipulados, como os em forma de gomas flavorizadas – laranja,
morango ou chocolate, ajudam a diminuir o sabor amargo de alguns medicamentos,
proporcionando assim uma adesão mais fácil, principalmente por parte do público
infantil.
Ele ressalta que os
investimentos  contínuos nos seus cinco laboratórios garantem a
qualidade dos medicamentos manipulados. “Nos nossos laboratórios a renovação de
ar ocorre a cada três segundos. Quando a porta se abre, há diferença de pressão
de uma área para outra, evitando que haja contaminação entre os laboratórios.
Os profissionais que atuam nos laboratórios, usam paramentação  adequada como
aventais, tocas, luvas, máscaras, entre outros, que são descartados toda vez
que eles saem do laboratório. Tudo de acordo com nosso Programa de
Gerenciamento de Resíduos”, explica o diretor.
Desde 2007, a Fórmula & Cia.
teve a iniciativa pioneira, no sentido de conscientizar a população para a
destinação correta dos remédios vencidos, colaborando com a preservação do meio
ambiente.  A  campanha, batizada de Remédio Vencido Não Vai Para o Lixo,  
sobre esse tema ambiental é tão importante, que  a Fórmula 
chega  em janeiro de 2015, a marca de 2,6 mil quilos de remédios
vencidos coletados. A campanha foi tão bem sucedida, que diversas Câmaras
Municipais já têm legislação específica e outras empresas do segmento também
já  estão adotando o descarte correto.  Ebert  acrescenta que o
descarte final dos remédios vencidos, depositados pelas pessoas nos postos de
coleta da Fórmula & Cia, é custeado integralmente pela empresa.
Foto: Marcos Ebert, diretor da Fórmula & Cia.
Crédito: Roncon & Graça Comunicações
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