MERCADO VALORIZA PROFISSIONAIS ORGANIZADOS

11 de novembro de 2014.

Coluna da especialista em RH Viviane Gonzalez
A organização já é um dos requisitos
bastante exigidos no mercado, como forma de seleção, avaliação e até de
promoção. Isto porque a desorganização pode afetar a imagem do profissional e
da empresa, por comprometer resultados. Hoje em dia, em que os negócios são
extremamente competitivos e regidos por diversas normas de produção e
qualidade, pecar por omissão na hora de manter o local de trabalho em ordem, é
como andar de marcha à ré.
É mais do que comum encontrar no
ambiente corporativo uma mesa de trabalho que destoa das demais. Pode reparar
que o local sempre estará fora de ordem, com papéis empilhados, canetas,
canecas, material de trabalho e uma infinidade de outros objetos
espalhados. 
É que na rotina diária, a
desorganização é desculpa para quem está lidando com diversas atividades ao
mesmo tempo, prazos apertados ou lidando com crises. Os compromissos são tantos
que as tarefas mais simples, como arrumar a mesa e organizar os arquivos, fica
para segundo plano. Mas, atenção, porque isso gera inúmeros problemas de
rendimento e afeta a produtividade. E não adianta pensar que não tem
ninguém vendo. Mesmo quando o superior imediato ainda não tenha apontado o
problema, pode ter certeza que ele já reparou, sim.
Além disso, a desorganização de uma
pessoa pode afetar toda a equipe e se o desorganizado em questão for
o líder, a situação gera consequências ainda maiores. A grande perda é
financeira. Além disso, a imagem fica sempre desgastada e a relação mais
complicada.
Para solução do problema, as reuniões
de feedback são estrategicamente importantes. É nesse momento que tanto líderes
como liderados podem externar as suas dificuldades e incômodos e crescerem
juntos. 
Atualmente, o senso
de organização dos profissionais é motivo de preocupação por parte das empresas
até mesmo nos processos de seleção. Algumas empresas, quando vão contratar um
chefe de cozinha, por exemplo, vão até a casa desse candidato sem avisar e
pedem para conhecer a sua cozinha. Deduzem que se o profissional não tem
organização na sua própria casa, também não terá no ambiente de trabalho. Quem
é desorganizado em casa geralmente é em outros lugares, pois, normalmente o
comportamento se repete.
Quem deseja mudar,
deve primeiro reconhecer a situação. Para isso, uma simples conversa entre
amigos e até mesmo com os gestores imediatos pode revelar se o colaborador
possui esse perfil ou não. Em seguida, é preciso ter muita disciplina, senso de
percepção e, em alguns casos, buscar conhecimentos específicos em cursos de
gerenciamento de tempo e capacitações voltadas à organização corporativa. Na
mudança, é preciso se policiar o tempo todo. 
Dicas para se
organizar:
– Identifique se
você é desorganizado conversando com os amigos
– Crie metas
– Tenha uma agenda
e anote tudo nela
– Leia livros ou
faça cursos voltados ao tema
– Esteja sempre
atento às atividades que não foram feitas
– Monitore
constantemente o tempo
Sócia
Fundadora da Weplace, Viviane Gonzalez acumula mais de 9 anos de experiência
em Executive Search. Atualmente é a responsável pela Weplace Talent, baseada em
Campinas, que assessora clientes na busca por talentos e futuros líderes para
suas organizações. Viviane é graduada em Administração de Empresas pela PUC-RS
e tem MBA em Marketing pela FGV-RS. É fluente em inglês.
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