MODERNIZAÇÃO DA FROTA AUMENTA DESAFIOS PARA A QUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA

23 de dezembro de 2014.
Um ano desafiador! Assim pode ser
visto 2015 pelo setor de autopeças.  Pesquisas apontam que os carros
brasileiros estão rodando mais, um número maior de veículos precisa de
manutenção e está migrando para o mercado independente após um ano e oito meses.
O consumidor procura confiabilidade e qualidade do serviço e não
necessariamente o preço e redes de serviço com técnicos treinados, equipamentos
atualizados, organizadas e limpas podem fazer toda a diferença.
Gipa Brasil, instituto de pesquisa
que estuda o mercado automotivo especializado no pós-venda, aponta que das 4,3
milhões de picapes e vans circulantes, 47,5% tem menos de cinco anos e do
parque de veículos 32,7 milhões são automóveis e SUVs, sendo que 43,6% possuem
menos de cinco anos. O aumento da quilometragem média anual passou de 11.642km
em 2012 para 12.755 km em 2014, diminuindo o intervalo de entrada dos veículos
nas oficinas. Com este panorama é muito importante o fator qualificação, o
treinamento do reparador e de seus gestores. São muitos os lançamentos de
veículos e esta tecnologia não está sendo levadas à ponta, muitas peças são
desconhecidas para ele.
Preocupado com o apagão de mão de
obra no setor, há três anos a DPaschoal criou o Maxxi Training. Esta divisão do
Grupo tem como finalidade, capacitar o repositor automotivo. Para Roberto
Szachnowicz, presidente da DPaschoal, há uma carência de capacitação no setor.
Ele lembra que a frota fabricada nos últimos cinco anos, ainda não chegou aos
estabelecimentos independentes. “São carros mais sofisticados, que demandam
peças mais complexas, um maior conhecimento do serviço e ferramentas especiais.
Quando essa frota chegar ao mercado automotivo, nós seremos cobrados pela falta
de informação do reparador”, explica Roberto.
O Maxxi Training reúne um grupo de
parceiros da indústria automotiva, que corre o Brasil apresentando aos
aplicadores as novidades do setor.  Cursos de gestão, de aplicação correta
do produto entre outros são oferecidas gratuitamente aos interessados. O
resultado desta parceria é que mais de 45 mil certificados foram emitidos desde
o início, em 2011. Para comemorar os três anos do Maxxi Training, o Grupo
DPaschoal reuniu, representantes da indústria automotiva, líderes do setor,
instituições, sindicatos e instrutores técnicos na Fundação Getúlio Vargas,
FGV-Campinas, para a traçar as estratégias de qualificação dos profissionais
que atuam no setor. É esperado que o mercado de reposição alcance até 2020, a
cifra de R$ 17 bilhões, mas é necessário que o setor, de características únicas
e que possui muita força, esteja preparado tecnicamente.
A DPaschoal é uma empresa brasileira
que há 65 anos atua na prestação de serviços automotivos especializados, com
3.800 funcionários, em mais de 500 lojas próprias e credenciadas, distribuídas
pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa
Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Para o
segmento de linha pesada, a DPaschoal
conta com 11 oficinas de recapagem e 17 Truck Centeres. A empresa fornece
pneus, serviços e acessórios para veículos de passeio, caminhões, ônibus,
tratores, máquinas agrícolas e industriais. O Grupo DPaschoal compreende ainda,
a DPK, ACC, portal Auto Z, Fundação Educar e a Daterra, especializada em
produção e exportação de cafés especiais.  Saiba mais em www.dpaschoal.com.br.
Foto: Treinamento Maxxi Training.
Crédito: Divulgação.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS É TEMA DO PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vem transformando as relações pessoais e profissionais. …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn