NERO CAPITAL LANÇA SEU PRIMEIRO FUNDO DE INVESTIMENTO

A gestora Nero Capital, braço da assessoria Blackbird Investimentos, acaba de lançar no mercado seu primeiro produto: o FOF multimercado Nero Global Allocation FIC FIM CP. O fundo é voltado para investidores com perfil private e, neste primeiro momento, está disponível na plataforma da XP exclusivamente para os clientes da asset e do escritório.

A Nero vem estudando a concepção do novo produto há um ano e a escolha da categoria foi pautada por dois motivos principais: identificação de ganho de acesso para os clientes da asset, conquistando espaço em fundos que não estão abertos nas plataformas; e otimização de risco, focada no balanceamento estatisticamente correto. “Pensamos neste produto porque ele não só dá acesso aos melhores ativos, como também controla a fonte de risco, o que é mais importante”, diz Bruno Di Giacomo, CIO da Nero Capital.

O fundo tem por princípio uma otimização de risco (Índice de Sharpe). Com estratégias de renda fixa, de arbitragem, macro, multiestratégia, quantitativa e internacional, investe principalmente na versão “plus” de fundos multimercados, aqueles que têm volatilidade dobrada. Está na carteira o XP Macro Plus e outros estão no radar: Gávea Plus, Neo Multiestrategia, fundos da Giant, Zarathustra e Sigma e Ibiuna STH.

O Nero Global Allocation se destaca em relação aos demais da mesma categoria já existentes no mercado, porque tem uma gestão ativa, permitindo o direcionamento das posições de acordo com a mudança de cenário.  “Se a renda variável está atrativa, buscamos alocar em um fundo que tem mais exposição neste segmento, por exemplo. Em vez de simplesmente contratar gestores, colocamos nossa linha de pensamento dentro do fundo”, explica Di Giacomo.

Outro diferencial é que o produto investe em cotas de 22 fundos diferentes, com a expectativa de chegar a 25 em um curto prazo. Essa característica permite alto potencial de retorno e minimização de riscos. O fundo tem volatilidade anualizada de 7% a 8% e gira a uma volatilidade de 2%. O convencional no mercado são os FOFs investirem em cotas de 8 a 12 fundos.

O produto é atrativo para as pessoas físicas de alto patrimônio, que não conseguem acompanhar sozinhas o desempenho quantitativo e qualitativo de uma quantidade considerável de fundos. Ao agrupar mais de 20 deles, o Nero Allocation Capital otimiza a relação estatística e monitoramento destes.

O fundo já nasce com R$ 25 milhões de patrimônio. A expectativa da Nero Capital é de que o fundo capte R$ 100 milhões em seis meses e esteja disponível para o investidor em geral até o início de 2024 em outras três plataformas de investimentos.

 

Foto: Bruno Di Giacomo, CIO da Nero Capital.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

OS DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA NA AVALIAÇÃO DA INDÚSTRIA REGIONAL

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Campinas, apresentou na última …

Facebook
Twitter
LinkedIn