O SUCESSO ESTRATÉGICO

10 de novembro de 2014.
COLUNA DO PROFESSOR SERGIO MIORIN
Para conseguirmos o sucesso
estratégico organizacional, precisamos contar com quatro braços fundamentais:
tecnologia, informações, finanças e, o mais importante de todos, pessoas.
O conhecimento e a experiência das
pessoas/profissionais são os principais fatores para atingirmos o sucesso
estratégico organizacional. Por essa razão que os que ocupam cargos de gestão
como gerentes, diretores, vice-presidentes, presidentes estão constantemente
com uma preocupação generalizada em pessoas.
Se essas pessoas/profissionais não
caminharem junto à estratégia organizacional, eles poderão prejudicar a
empresa.
A capacidade de mudar comportamentos
através de gestores junto com o Recurso Humano (RH) como apoio, é ponto de
realização empresarial. Criar um clima organizacional com ferramentas que
contribuam para o sucesso estratégico é primordial para qualquer empresa.
A estratégia precisa caminhar junto
com as pessoas/profissionais, organizando as pessoas, verificando seus
comportamentos, tendo estas como recurso constante nos projetos e desafios da
empresa.
O gerenciamento de recursos humanos
precisa caminhar junto do gerenciamento de desempenho, sempre. O RH pode
realizar auditorias para avaliação dessas pessoas/profissionais, estabelecer
suas metas e avaliações de desempenho, recrutar com muito critério e
participação ativa dos gestores diretos e indiretos, treinar e capacitar essas
pessoas/profissionais e estarem todos engajados. Quando falamos em “todos
engajados” são os departamentos através de pessoas, grupo multidisciplinares,
todos caminhando juntos para o sucesso estratégico organizacional.
As pessoas/profissionais são o peso
maior, eles influenciam totalmente a estratégia, principalmente os líderes
natos, aqueles com grande poder de persuasão. Os comportamentos individual e
coletivo das equipes são sempre fator decisivo nas maiores dificuldades
encontradas em um ambiente organizacional.
Precisamos sermos sempre realistas
diante das dificuldades, estimulando mudanças que tragam valor para o sucesso
estratégico.
O aconselhamento empresarial, conforme
necessidade, também ajuda muito, entre elas a ferramenta mais utilizada no
mercado corporativo, o “coaching”.
Sergio
Henrique Miorin é Graduado em
Engenharia Elétrica modalidade em
Eletrônica pela USF – Universidade São Francisco, Pós-Graduado Especialista em
Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo INATEL – Instituto
Nacional de Telecomunicações, Pós-Graduado Especialista MBA em
Gestão Empresarial pela FGV –
Fundação Getúlio Vargas e mestrando em Educação pela Unisal. É Diretor Geral da
SM – Consultoria, Treinamentos e Palestras, colunista no Jornal de Valinhos,
consultor de empresas e leciona em instituições de ensino, em cursos técnicos,
graduação, pós-graduação especialização e pós-graduação especialização MBA
como: IBE/FGV, Unisal, FAJ e Anhanguera. Contatos: www.smconsultoriaempresarial.com.br – [email protected]
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