ESTUDO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CAMPINAS REVELA DETALHES SOBRE TAXA DE SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS

10 de novembro de 2014.
A taxa de
sobrevivência das empresas em Campinas e região merece atenção. Um estudo,
feito pelo Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de
Campinas – ACIC, aponta que entre 2009 e 2013, 39% das empresas instaladas
na metrópole não completam seu 5º ano de vida. Na Região Metropolitana os dados
apontam para uma mortalidade de 40,6%. Os empreendimentos que não completam um
ano de atividade apresentaram um índice semelhante, em Campinas e na RMC, de
22%. 
Os motivos são vários,
mas os maiores vilões para o fechamento de um negócio são os problemas
financeiros, ou a falta de capital, com um índice de 40%, seguido pela falta de
planejamento e administração (35%). A ausência de resultados (15%) e um mercado
com concorrência muito forte (10%) também integram as justificativas dos
empresários. 
Na opinião de Carlos
Serra, da consultoria de gestão financeira Serra & Diniz, é comum encontrar
bons empreendedores do ponto de vista técnico, mas sem visão de administração.
“Muitos empresários abriram os seus negócios por serem especialistas em sua
área de atuação e acreditarem que basta apenas conhecer muito bem o seu produto
e o mercado”, afirma. Mas segundo o consultor, isso não basta.  
Com a proposta de
auxiliar o empreendedor a escapar da estatística de mortalidade de
empresas, a ACIC e a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), realizam a 2ª
edição da Semana de Negócios e Empreendedorismo. 
O evento ocorre entre esta
segunda feira (10/11) e sexta feira (14/11), na sede da ACIC, que fica na Rua José Paulino, 1.111, Centro, Campinas, 
e contará com palestras de finança comportamental, gestão financeira, gestão de
tempo e fluxo de caixa. Além disso, durante todos os dias, haverá consultorias
individuais com o Sebrae-SP, com a Serra & Diniz, sobre gestão financeira,
além da Vilage, sobre marcas e patentes. 
A semana pretende
contemplar também quem não tem um negócio próprio, mas pretende empreender.
“Quem tem projeto de abrir uma empresa precisa estar atento às ferramentas
de gestão e competências específicas para se tornar um empreendedor, por isso o
evento é destinado também a quem quer se tornar um pequeno ou micro
empresário”, explica a presidente da ACIC e da CDL,
Adriana Flosi. 
O evento faz parte da
Semana Global de Empreendedorismo Brasil, uma iniciativa
da Endeavor para fortalecer e disseminar a cultura
empreendedora, conectando e capacitando pessoas a empreender. A Semana
Global foi lançada em 2007 pelo ex-primeiro ministro
britânico  Gordon Brown e pelo então presidente
da Kauffman Foundation, Carl Schramm. 
Atualmente ocorre em
mais de 140 países, tendo em 2013 atingido a marca de mais de 9 mil parceiros,
25 mil atividades e 6 milhões de participantes. Só o Brasil foi
responsável, no ano passado, por mais de 4 mil atividades, quase 2 milhões
de participantes e 600 parceiros, entre eles a ACIC. 
Ao todo serão 80 horas
de empreendedorismo, divididas entre 31 palestras, 10 painéis de debates, 10
rodadas de networking, além de consultorias individuais. Durante as manhãs
e tardes, a programação está dividida nas áreas de vendas, autodesenvolvimento,
gestão de pessoas, diferenciais competitivos e empreendedorismo.  As
rodadas de networking ocorrem nos dois períodos, já as consultorias individuais
são durante as manhãs.

Foto: Presidente da ACIC e CDL, Adriana Flosi.
Crédito: Divulgação ACIC.



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