10 de novembro de 2014.
A taxa de
sobrevivência das empresas em Campinas e região merece atenção. Um estudo,
feito pelo Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de
Campinas – ACIC, aponta que entre 2009 e 2013, 39% das empresas instaladas
na metrópole não completam seu 5º ano de vida. Na Região Metropolitana os dados
apontam para uma mortalidade de 40,6%. Os empreendimentos que não completam um
ano de atividade apresentaram um índice semelhante, em Campinas e na RMC, de
22%.
sobrevivência das empresas em Campinas e região merece atenção. Um estudo,
feito pelo Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de
Campinas – ACIC, aponta que entre 2009 e 2013, 39% das empresas instaladas
na metrópole não completam seu 5º ano de vida. Na Região Metropolitana os dados
apontam para uma mortalidade de 40,6%. Os empreendimentos que não completam um
ano de atividade apresentaram um índice semelhante, em Campinas e na RMC, de
22%.
Os motivos são vários,
mas os maiores vilões para o fechamento de um negócio são os problemas
financeiros, ou a falta de capital, com um índice de 40%, seguido pela falta de
planejamento e administração (35%). A ausência de resultados (15%) e um mercado
com concorrência muito forte (10%) também integram as justificativas dos
empresários.
mas os maiores vilões para o fechamento de um negócio são os problemas
financeiros, ou a falta de capital, com um índice de 40%, seguido pela falta de
planejamento e administração (35%). A ausência de resultados (15%) e um mercado
com concorrência muito forte (10%) também integram as justificativas dos
empresários.
Na opinião de Carlos
Serra, da consultoria de gestão financeira Serra & Diniz, é comum encontrar
bons empreendedores do ponto de vista técnico, mas sem visão de administração.
“Muitos empresários abriram os seus negócios por serem especialistas em sua
área de atuação e acreditarem que basta apenas conhecer muito bem o seu produto
e o mercado”, afirma. Mas segundo o consultor, isso não basta.
Serra, da consultoria de gestão financeira Serra & Diniz, é comum encontrar
bons empreendedores do ponto de vista técnico, mas sem visão de administração.
“Muitos empresários abriram os seus negócios por serem especialistas em sua
área de atuação e acreditarem que basta apenas conhecer muito bem o seu produto
e o mercado”, afirma. Mas segundo o consultor, isso não basta.
Com a proposta de
auxiliar o empreendedor a escapar da estatística de mortalidade de
empresas, a ACIC e a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), realizam a 2ª
edição da Semana de Negócios e Empreendedorismo.
auxiliar o empreendedor a escapar da estatística de mortalidade de
empresas, a ACIC e a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), realizam a 2ª
edição da Semana de Negócios e Empreendedorismo.
O evento ocorre entre esta
segunda feira (10/11) e sexta feira (14/11), na sede da ACIC, que fica na Rua José Paulino, 1.111, Centro, Campinas,
e contará com palestras de finança comportamental, gestão financeira, gestão de
tempo e fluxo de caixa. Além disso, durante todos os dias, haverá consultorias
individuais com o Sebrae-SP, com a Serra & Diniz, sobre gestão financeira,
além da Vilage, sobre marcas e patentes.
segunda feira (10/11) e sexta feira (14/11), na sede da ACIC, que fica na Rua José Paulino, 1.111, Centro, Campinas,
e contará com palestras de finança comportamental, gestão financeira, gestão de
tempo e fluxo de caixa. Além disso, durante todos os dias, haverá consultorias
individuais com o Sebrae-SP, com a Serra & Diniz, sobre gestão financeira,
além da Vilage, sobre marcas e patentes.
A semana pretende
contemplar também quem não tem um negócio próprio, mas pretende empreender.
“Quem tem projeto de abrir uma empresa precisa estar atento às ferramentas
de gestão e competências específicas para se tornar um empreendedor, por isso o
evento é destinado também a quem quer se tornar um pequeno ou micro
empresário”, explica a presidente da ACIC e da CDL,
Adriana Flosi.
contemplar também quem não tem um negócio próprio, mas pretende empreender.
“Quem tem projeto de abrir uma empresa precisa estar atento às ferramentas
de gestão e competências específicas para se tornar um empreendedor, por isso o
evento é destinado também a quem quer se tornar um pequeno ou micro
empresário”, explica a presidente da ACIC e da CDL,
Adriana Flosi.
O evento faz parte da
Semana Global de Empreendedorismo Brasil, uma iniciativa
da Endeavor para fortalecer e disseminar a cultura
empreendedora, conectando e capacitando pessoas a empreender. A Semana
Global foi lançada em 2007 pelo ex-primeiro ministro
britânico Gordon Brown e pelo então presidente
da Kauffman Foundation, Carl Schramm.
Semana Global de Empreendedorismo Brasil, uma iniciativa
da Endeavor para fortalecer e disseminar a cultura
empreendedora, conectando e capacitando pessoas a empreender. A Semana
Global foi lançada em 2007 pelo ex-primeiro ministro
britânico Gordon Brown e pelo então presidente
da Kauffman Foundation, Carl Schramm.
Atualmente ocorre em
mais de 140 países, tendo em 2013 atingido a marca de mais de 9 mil parceiros,
25 mil atividades e 6 milhões de participantes. Só o Brasil foi
responsável, no ano passado, por mais de 4 mil atividades, quase 2 milhões
de participantes e 600 parceiros, entre eles a ACIC.
mais de 140 países, tendo em 2013 atingido a marca de mais de 9 mil parceiros,
25 mil atividades e 6 milhões de participantes. Só o Brasil foi
responsável, no ano passado, por mais de 4 mil atividades, quase 2 milhões
de participantes e 600 parceiros, entre eles a ACIC.
Ao todo serão 80 horas
de empreendedorismo, divididas entre 31 palestras, 10 painéis de debates, 10
rodadas de networking, além de consultorias individuais. Durante as manhãs
e tardes, a programação está dividida nas áreas de vendas, autodesenvolvimento,
gestão de pessoas, diferenciais competitivos e empreendedorismo. As
rodadas de networking ocorrem nos dois períodos, já as consultorias individuais
são durante as manhãs.
de empreendedorismo, divididas entre 31 palestras, 10 painéis de debates, 10
rodadas de networking, além de consultorias individuais. Durante as manhãs
e tardes, a programação está dividida nas áreas de vendas, autodesenvolvimento,
gestão de pessoas, diferenciais competitivos e empreendedorismo. As
rodadas de networking ocorrem nos dois períodos, já as consultorias individuais
são durante as manhãs.
Foto: Presidente da ACIC e CDL, Adriana Flosi.
Crédito: Divulgação ACIC.