nacional de centrais dosadoras, silos verticais e horizontais de concreto,
acaba de fechar uma primeira fase do Serviço Ampliado Direcionado (SAD), seu
programa de pós venda. Com a iniciativa, 99 clientes foram visitados até o
final de abril desse ano, totalizando 108 plantas. Nos locais, equipamentos
como centrais de concreto, silos de armazenamento e sistemas de transporte
foram detalhadamente avaliados.
Outra ação envolveu a entrevista pessoal com os
responsáveis pelas empresas e com os técnicos especializados. Do total de
empresas, 65% são concreteiras e 30% são companhias fabricantes de pneus. Os 5%
restantes pertencem aos setores alimentício e de cosméticos. “As visitas
serviram para realizar um levantamento dos problemas técnicos enfrentados em
campo e como eles podem ser endereçados pela nossa área de engenharia”, explica Luis Zulli, Gestor de atendimento ao cliente (SAD). De acordo com ele, as visitas
são a base do banco de dados que a empresa já criou e que vai mapear os
principais pontos de atenção nos equipamentos operados com a marca RCO. “Na
verdade, a base de dados vai funcionar como um índice de como as centrais de
concreto, silos e sistemas de transporte operam”, complementa. “Nossa ideia é
criar um índice de referência para o setor e criar um roteiro de resolução de
problemas para os casos onde as máquinas não têm sido adequadamente operadas”,
complementa.
plano de ações elaborado pela RCO para atender as demandas de campo observadas
na pesquisa. “A partir de agora devemos levantar os pontos mais críticos
apresentados por nossos clientes e implementar um plano de ação com o objetivo
de suprir as falhas apresentadas – nesse caso, estimulando receita e venda de
novos produtos”, explica. Além disso, as novas medidas envolvem o planejamento
para a criação do chamado Kit Emergencial: serão três tipos diferentes de kits
com planilhas e recursos que auxiliam os próprios proprietários na hora de
fazer a manutenção preventiva dos equipamentos já instalados.
a experiência da RCO em campo mostra que vários pontos de operação devem ser
observados pelos operadores de centrais de concreto. Entre as recomendações
gerais, ele cita a atenção para a falta
de manutenção em filtros de cartuchos. Segundo o especialista, a limpeza deve
ser feita de acordo com o manual do equipamento e, se for o caso, deve-se
substituir os cartuchos.
e limpeza na válvula de subpressão, assim como o controle da lubrificação dos
mancais, que nunca podem ficar sem esse processo. No caso das válvulas, a
atenção deve ser concentrada no excesso de umidade, principalmente na válvula
da balança de cimento, o que pode ocasionar o travamento do dispositivo.
pneumáticos de acionamento dos aeradores é outro problema comum na operação
incorreta de centrais de concreto, assim como o desalinhamento da correia dos
transportadores. Já o travamento em roletes, igualmente comum, precisa de uma
ação imediata: substituir os dispositivos deficientes e fazer a análise
posterior dos mesmos para entender as razões do problema.
não diretamente relacionada às centrais, mas que as afeta acontece quando o
operador da pá-carregadeira que abastece a balança de agregados faz uma manobra
indevida. “O problema ocorre quando a roda da máquina toca a estrutura das centrais, o que pode levar à desregulagem
das células de carga que fazem parte da balança”, detalha.
dos silos, Zulli chama a atenção para a ausência de limpeza em filtros e
válvulas. “A manutenção preventiva evita esse problema”, argumenta.
de concreto
verificação geral mensal de filtros e válvula de subpressão.
de todo sistema pneumático (dutos) e checando se o ar comprimido está sendo
suficiente para aciona-los.
esgotar a agua que se acumula internamente.
estrutura semestralmente.
cimento:
limpeza mensalmente, pois devido à umidade existente no local pode ocorrer a
formação de uma crosta dura de cimento. Essa ocorrência dificulta o acionamento
da válvula, ou seja, o processo de abrir e fechar.
cidade de Tambaú/SP, a RCO é uma empresa 100% brasileira focada em soluções e
qualidade para quem produz, gerando maior eficiência nos processos industriais.
Possui duas unidades fabris, que juntas somam aproximadamente 15 mil m², além
de uma área para futura expansão, de 50 mil m², ambas localizadas em Tambaú.
construção civil com as centrais de concreto e silos de armazenagem e ao
segmento de pneus, automobilístico e industrial geral, fornecendo sistemas de
transportadores e logística, equipamentos especiais, caldeiraria e serviços de
usinagem em geral.
e inovador a empresa foi fundada por Roque Carlos de Oliveira e é dirigida
atualmente pelos filhos, Carlos Donizetti de Oliveira e Roque Carlos de
Oliveira Junior, que mantiveram o perfil visionário do pai.