PRÁTICA ESPORTIVA É ALAVANCA PARA APRENDIZAGEM E RENDIMENTO ESCOLAR

27 de janeiro de 2016.
O ato de brincar, por
décadas, foi tratado de forma separada do processo de aprendizagem escolar.
Porém, após alterações sociais e transformações de geração em geração, o
formato lúdico e a prática esportiva têm tomado cada vez mais espaço nas
escolas.
Segundo Adilson
Madeira, professor de Educação Física e coordenador do Programa de Atividades
Extracurriculares do Objetivo Barão Geraldo, a prática esportiva, por exemplo,
contribui para o desenvolvimento das crianças, possibilitando uma formação
embasada na construção das relações pessoais e sociais, o conhecimento
gradativo às diferentes regras e a vivência do trabalho em grupo.  “No âmbito escolar, as atividades lúdicas e a
competição devem ser estimuladas com valores como: cooperação, empatia,
sociabilização, organização, zelo, fé e comprometimento, entre outros, que
serão fundamentais para a formação pessoal e social da criança. Aqui na escola
oferecemos mais de 20 opções de atividades extracurriculares para nossos
alunos”, destaca.
Para Maibí
Mascarenhas, professora do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de
Educadores) e especialista em docência e gestão educacional, se a escola
utiliza regularmente, em sua programação, brincadeiras e jogos direcionados
para cada faixa etária, estará estimulando diversos fatores no desenvolvimento
infantil de maneira rica e prazerosa. “Crianças que realizam atividades
práticas durante o processo de aprendizagem aprendem 30% a mais do que a média,
segundo pesquisas recentes, sobretudo se as atividades possibilitam a interação
e a diversão. A aquisição do conhecimento, quando utilizados diversos sentidos
e recursos – dentre eles falar, ouvir, ver e interagir – atinge níveis de 70% de
aproveitamento”, comenta.
Acompanhe as
atividades recomendadas para cada faixa etária, de acordo com o professor
Adilson Madeira:
0 a 6 anos: os
movimentos passam por fases reflexivas até chegar aos movimentos mais
truncados. Nesse período do desenvolvimento, as crianças precisam ser
estimuladas com a utilização de elementos (objetos de construção) de tamanhos
variados, cores distintas, músicas, cânticos, espaços alternativos e o fascínio
com o encantamento do mundo imaginário da fantasia. Aproveitando sempre a
capacidade de estimular a criatividade da criança com novos jogos e
brincadeiras distintas;
7 a 10 anos: Passam a
compreender o repertório das atividades vivenciadas. Nesse período, o jogo pode
se transformar em um elemento possível, aproveitando a manifestação das
diferentes áreas culturais, entre elas o folclore (o jogo com seu grau de
complexidade); pré-desportivos (o jogo de poucas regras); a dança, como forma
de prosseguir estimulando o desenvolvimento das capacidades e habilidades
psicomotoras;
A partir dos 11 anos:
A partir desse momento, o esporte e as diferentes práticas tornam-se uma ótima
estratégia de conteúdo a serem empregados, respeitando sempre a fase e as
diferentes necessidades didáticas pedagógicas.
Foto: Prática esportiva.
Crédito: Donizete Muller.
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