10 de agosto de 2015.
O cenário econômico nacional não enfrenta seu melhor momento e isso já
vem refletindo no mercado de publicidade de veículos de comunicação em geral.
De acordo com o recente relatório Global Entertainment and Media Outlook 2015-2019, divulgado pela PwC,
a publicidade em rádio no Brasil não está crescendo como nos outros países da
América Latina e, ao contrário, vem perdendo posições.
vem refletindo no mercado de publicidade de veículos de comunicação em geral.
De acordo com o recente relatório Global Entertainment and Media Outlook 2015-2019, divulgado pela PwC,
a publicidade em rádio no Brasil não está crescendo como nos outros países da
América Latina e, ao contrário, vem perdendo posições.
Apesar de contar com cerca de 60% dos brasileiros como ouvintes (pelo
menos uma vez na semana) e figurar como o segundo meio de comunicação mais
utilizado do país – atrás apenas da TV aberta, com 65% de espectadores, as
rádios vêm perdendo espaço e, desde 2013, ocupam a 14ª posição no ranking
mundial de receitas de rádio, atrás do México, que cresceu duas vezes mais
rápido.
menos uma vez na semana) e figurar como o segundo meio de comunicação mais
utilizado do país – atrás apenas da TV aberta, com 65% de espectadores, as
rádios vêm perdendo espaço e, desde 2013, ocupam a 14ª posição no ranking
mundial de receitas de rádio, atrás do México, que cresceu duas vezes mais
rápido.
Contudo, mesmo diante da crise de 2008, a queda registrada no segmento
não foi tão significativa e a receita total de rádio do Brasil cresceu sem
interrupção entre 2008 e 2014. Há possibilidade de retomada do crescimento
alavancada pelos eventos esportivos realizados no Brasil. Foi assim com a Copa
de 2014, quando as rádios locais foram utilizadas como recurso para
complementar as campanhas nacionais das grandes marcas brasileiras e
internacionais. Nas Olimpíadas de 2016, teremos um impulso semelhante, mas de
forma mais centralizada.
não foi tão significativa e a receita total de rádio do Brasil cresceu sem
interrupção entre 2008 e 2014. Há possibilidade de retomada do crescimento
alavancada pelos eventos esportivos realizados no Brasil. Foi assim com a Copa
de 2014, quando as rádios locais foram utilizadas como recurso para
complementar as campanhas nacionais das grandes marcas brasileiras e
internacionais. Nas Olimpíadas de 2016, teremos um impulso semelhante, mas de
forma mais centralizada.
O mercado vai crescer a uma CAGR mais modesta de 3,7% entre 2014 e 2019,
resultando em receita total de rádio de USD 650 milhões em 2019, 19,7% maior do
que em 2014, e gerando novas expectativas os próximos anos.
resultando em receita total de rádio de USD 650 milhões em 2019, 19,7% maior do
que em 2014, e gerando novas expectativas os próximos anos.
As firmas
do network PwC assessoram empresas e indivíduos a criar o valor que eles
buscam. Somos um network de firmas que atuam em 157 países com mais de 195.000
profissionais que se dedicam a prestar serviços de alta qualidade em auditoria,
consultoria tributária e de negócios.
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Foto: Estúdio da Rádio Educativa FM de São José do Rio Preto
Crédito: Ricardo Boni