QUEM É O VENDEDOR DA SUA EMPRESA?

24 de janeiro de 2016.
ARTIGO DE ROBERTO VILELA

É natural que as
responsabilidades para que as vendas de fato ocorram sejam atribuídas aos
profissionais que foram contratados com este objetivo e expertise. Entretanto,
o sucesso comercial de uma empresa, seja ele junto aos clientes, concorrentes,
colaboradores ou futuros colaboradores, perpassa pela consolidação de imagem,
responsabilidade e propósito.
O processo de
encantamento e estabelecimento de referência inicia no primeiro contato com a
empresa, seja com a recepcionista, guarda, área financeira, telefonista,
entregador ou outra função. É notório que a venda inicia no processo espontâneo
e sem necessariamente haver a presença de um agente comercial.
Quando conversamos
com um colaborador que fala com propriedade, orgulho e entusiasmo da companhia
que trabalha, sentimos confiança e, na maioria das vezes, admiração pela
empresa e modelo de gestão. Este fato, desperta na maioria das pessoas o desejo
de conhecer ou adquirir produtos e serviços desta empresa.
A qualidade do
relacionamento, bem como as informações e postura ao estabelecer o contato com
o mercado, revela muito sobre o perfil do negócio. Manter a equipe de
colaboradores com informações atualizadas sobre produtos, processos, inovações,
conquistas e objetivos da organização, são alicerces para a construção desta
cultura.
Normalmente, os
futuros clientes poderão estar em locais ou situações imprevisíveis e a
oportunidade para iniciar o processo de encantamento poderá ser de qualquer
colaborador. Acredito muito na força de abordagens espontâneas e, em princípio,
isentas da necessidade de vender.
Uma empresa sempre
vende mais a si mesma do que o seu produto ou serviço. Na realidade, desde o
momento de sua fundação, ela passa a vender sua imagem e reputação junto ao
mercado e a sociedade.
Na maioria das vezes,
a aproximação de parceiros, fornecedores qualificados, bons profissionais e
clientes são reflexo deste movimento de consolidar uma boa reputação no
mercado. É muito importante o apoio de todas as frentes da empresa,
independente de sua função ou departamento.
A responsabilidade da
venda sempre será de todos que fazem parte da cadeia de relacionamento da
empresa, diretos e indiretos. Estar atento, buscar informações atualizadas e
não perder as oportunidades que aparecem são dicas importantes.
Nosso trabalho é
fundamental para a conquista da maior parte dos sonhos e objetivos que
estabelecemos para nossa vida. Portanto, comece a se questionar: qual o nível
de entrega e de esforço que estou empenhando para que meus sonhos possam se
concretizar?

Roberto
Vilela é consultor empresarial e atua há 15 anos na Mega Empresarial. Fala
sobre negócios e traz as suas experiências com a corrida para o meio
empresarial.
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