ROTA DAS BANDEIRAS INVESTE MAIS DE R$ 168 MILHÕES EM OBRAS NO CORREDOR DOM PEDRO

30 de julho de 2014.
Com um investimento previsto de R$ 8,7 milhões, a Concessionária Rota
das Bandeiras, responsável pela administração do Corredor Dom Pedro, deu início
ontem a mais uma etapa das obras de modernização e remodelação do Trevo de
Barão Geraldo em Campinas (SP) e faz parte de uma série de obras complementares às
que foram feitas anteriormente de construção e adaptação das marginais da
rodovia D. Pedro I, entre o km 129 na altura da Leroy Merlin e o km 145 + 500
metros no acesso à rodovia Anhanguera, que já haviam recebido um investimento
da Concessionária Rota das Bandeiras da ordem de R$ 163 milhões. O trevo completamente
remodelado deverá estar em operação até o final deste ano e vai eliminar os
conflitos viários existentes atualmente com a implantação de cinco novas alças
de acesso ao distrito de Barão Geraldo em Campinas (SP) e à Paulínia (SP).
Nesta nova e última etapa de obras o acesso ao distrito de Barão Geraldo
para quem trafega pelo Tapetão foi interditado e ficará fechado pelos próximos
90 dias. O bloqueio foi necessário para a conclusão da passagem que está
sendo construída sob o Tapetão. A atual pista da rodovia também será
modificada, sofrendo elevação. Com essas intervenções, a passagem inferior irá
garantir o acesso direto de quem está na D. Pedro I (SP-065), sentido Anhanguera,
para a Prof. Zeferino Vaz (SP-332), sentido Paulínia, e o elevado do Tapetão
manterá a ligação entre a rodovia e o distrito. “É uma etapa importante  que necessita do fechamento do acesso
principal pelo Tapetão a Barão Geraldo. Esse fechamento é devido ao início das
escavações e do aterro da saída de quem está na Rodovia D. Pedro I e vai no
sentido Paulínia. A gente precisa fazer uma escavação dessa passagem inferior e
a elevação do Tapetão para quem entra em Barão Geraldo”, explica o engenheiro
responsável pela obra da Concessionária Rota das Bandeiras, Abner Toledo.
Além da passagem inferior, outras
duas alças são construídas atualmente. Elas farão a ligação direta para a D.
Pedro I, sentido Anhanguera, para quem deixa Barão Geraldo ou Paulínia.
O caminho para Paulínia para quem
trafega pelo Tapetão permanece liberado. Também não haverá modificação no
tráfego para o motorista que deixa o distrito de Barão Geraldo. O caminho para
Campinas permanece sendo realizado pelo Tapetão e o acesso à D. Pedro I,
sentido Anhanguera, ocorre pela alça já inaugurada.
As 12 linhas de ônibus
do sistema municipal e intermunicipal que tiveram o itinerário alterado já
realizam os novos trajetos. A Concessionária, contudo, prevê fluxo mais intenso
em trechos da Prof. Zeferino Vaz (SP-332) e da D. Pedro I (SP-065) nos próximos
dias, até que o motorista se habitue aos novos trajetos. “Reforçamos toda a
sinalização, com a instalação de placas e faixas, houve distribuição de
panfletos, uso de carro de som, mas é natural que nos primeiros dias o
motorista tenha alguma dúvida no melhor percurso a fazer”, destaca o gestor de
tráfego da Concessionária, José Carlos Guimarães. “Na semana passada, por
exemplo, com a liberação da nova alça de acesso ao distrito, houve lentidão no
trânsito durante dois dias. Após o período de adaptação, o trânsito passou a
ter fluxo normal, inclusive nos horários de pico”, completou Guimarães.
A Rota das Bandeiras preparou um
amplo material de divulgação para a população. Panfletos foram entregues em 19
pontos de Barão Geraldo e também serão distribuídos nos principais cruzamentos
que dão acesso a Barão Geraldo. Cartazes com a mudança do itinerário dos ônibus
serão afixados nos coletivos.

Um carro de som circula pelo distrito alertando sobre a interdição e as rotas
alternativas. Outra medida tomada foi a instalação de faixas ao longo de vias
municipais, no Tapetão e na D. Pedro I. Placas com as rotas alternativas também
foram afixadas.
A Concessionária também encaminhou ofícios sobre a interdição no Tapetão
aos principais polos geradores de tráfego da região, como universidades e
hospitais, além do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por
Fretamento de Campinas e Região (Sinfrecar). Uma reunião realizada na Empresa
Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) teve a presença do subprefeito
de Barão Geraldo, Valdir Terrazan. 
Segundo o engenheiro Abner Toledo, a expectativa é de que com andamento
das obras várias etapas sejam liberadas antes de 90 dias. “A previsão é 90 dias
e a gente vai trabalhar para antecipar essa data. Algumas etapas da obra,
inclusive, serão entregues antes disso. Temos algumas etapas como o acesso a
Paulínia, com várias alças sendo liberadas antes dos 90 dias. A previsão de 90
dias é a obra 100% concluída”, diz.
Fotos 1 a 4 – Obras no acesso a Barão Geraldo e Paulínia.
Crédito: Divulgação/Rota das Bandeiras

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