THK BRASIL COMPLETA 30 ANOS NO PAÍS E PREVÊ CRESCER 20% EM 2023

A THK Brasil, pioneira mundial no desenvolvimento do mecanismo de guia de movimento linear, fabricante de diversos modelos de guias lineares, fusos de esferas, atuadores lineares e elementos de máquinas, está comemorando 30 anos de fundação no País com bons resultados. “Terminamos o primeiro semestre deste ano acima da nossa expectativa. Porém, devido à desaceleração que provavelmente se prolongará pelo terceiro trimestre, vamos manter a meta anual e fechar 2023 com crescimento de vendas de 20%”, diz Nilton Martins Gimenes, diretor-presidente da THK Brasil.  “Este ano começou com forte demanda, principalmente, em função do represamento dos investimentos ocorrido no período pré-eleição presidencial, conforme verificado em nossos clientes. Em decorrência deste fenômeno, o primeiro trimestre foi muito positivo, gerando ótimos resultados. Contudo, no segundo trimestre ocorreu uma desaceleração, em relação ao desempenho do primeiro trimestre”, analisa.

Ainda, entre os desafios enfrentados pela THK Brasil, Nilton Gimenes ressaltou a administração de importações nos momentos de descompassos da logística mundial, como exemplo citou o período da pandemia e a guerra Rússia x Ucrânia. “Para nós brasileiros, há sempre obstáculos inerentes ao mercado com as inconstâncias de crescimento, além de mudanças bruscas na política econômica. Tudo isso, geram bolhas de crescimentos e recessões, associados a variações cambiais, juros altos, elevados impostos etc”, enumera.

Novas tendências

O maior desafio é o dimensionamento da empresa para atender o mercado sempre com qualidade, no prazo desejado e custos adequados. Até porque, atua praticamente em todos os segmentos industriais, com ênfase ao de máquinas e semicondutores, sempre em consonância com os avanços e as necessidades da sociedade, como no desenvolvimento de energias renováveis, sistemas de controle e monitoramento / IoT (indústria 4.0), agronegócio etc.

Nesse sentido, a empresa vem promovendo mudanças na forma de fazer negócio com vistas a Internet das Coisas, computação em nuvem e Inteligência Artificial. “Devemos fornecer não apenas os componentes de máquinas, mas também ofertar a possibilidade de monitorá-los de forma adequada, precisa e em tempo real. Com a disponibilidade do OMNIedge, a THK já está construindo este futuro”, acrescenta Gimenes. OMNIedge é um sistema que permite acoplar um sensor a um componente (guia linear, fuso de esferas, rolamento, motor, ferramenta de usinagem etc.) para quantificar e visualizar sua condição atual. O resultado se traduz em gerenciamento eficiente da operação, estoque e manutenção com redução de custos.

Linha do tempo

No Brasil, a THK está completando 30 anos. No entanto, já são 52 anos desde que Hiroshi Teramachi, em 1971, fundou a empresa com o nome de Toho Seiko Co. Ltd. em Meguro, Tóquio. Esta fundação ocorreu em um ambiente propício, pois o Japão vinha de uma grande expansão econômica nas décadas de 50 e 60, com avanço do PIB de mais de 9% ao ano, sendo que na indústria manufatureira atingia 13%.

Em abril de 1972, a THK iniciou as vendas de seu produto pioneiro no mundo: as guias lineares. No ano seguinte, ocorreu a crise mundial do petróleo, afetando a economia japonesa devido aos altos custos da energia, exigindo economia de energia elétrica e aumento da produtividade (com precisão elevada), dois itens principais entre as vantagens das guias lineares.

Na década de 80, o crescimento da empresa foi alavancado graças aos avanços dos microcircuitos e semicondutores, segmento que até hoje a THK é líder nos mecanismos de movimentação das máquinas. Tanto que com apenas 10 anos da fundação, em março de 1981, é constituída a THK América e, em outubro do ano seguinte, a THK Europa, na Alemanha.

Em setembro de 1993, a THK se estabelece no Brasil, inicialmente, em um escritório na Av. Paulista, em São Paulo. A implantação do estoque local alavancou o crescimento, possibilitando a transferência da empresa para um galpão industrial, no bairro do Jaguaré, São Paulo, em 2002.

Nos anos 2000, o Brasil cresceu economicamente, sustentado por políticas de incentivo ao consumo e distribuição de renda, cenário que fortaleceu o segmento industrial e contribuiu para o crescimento sustentável da empresa. De tal modo, que a THK Brasil triplica sua área fabril, em 2015.

Hoje, a THK tem orgulho de seus desenvolvimentos tecnológicos com 623 patentes no Japão e 1.310 em outros países, assim como de toda sua equipe de colaboradores que já soma mais de 13.500 no mundo distribuídos em 37 plantas industriais e 122 escritórios de vendas.

 

Foto 1: Nilton Martins Gimenes, diretor-presidente da THK Brasil.

Foto 2: Unidade da THK Brasil.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

OS DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA NA AVALIAÇÃO DA INDÚSTRIA REGIONAL

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Campinas, apresentou na última …

Facebook
Twitter
LinkedIn