VENDAS NO VAREJO REGISTRAM QUEDA EM SÃO PAULO

08 de abril de 2015.
As vendas no varejo da cidade de São
Paulo caíram 3,3%, em média, no primeiro trimestre de 2015, sobre o mesmo
período do ano passado. É o que aponta o Balanço de Vendas da Associação
Comercial de São Paulo (ACSP). “Esse resultado se deve aos ajustes pelos
quais a economia passa para o combate à inflação e a restauração da
credibilidade das contas públicas. Outros fatores são o aumento de tarifas, que
comprime a renda, e a queda na confiança do consumidor”, avalia Alencar
Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado
de São Paulo (Facesp), que aconselha o ministro da Fazenda a “olhar a
crise de dentro do governo, a partir dos gastos públicos, para, depois, olhar
para fora, adotando as medidas econômicas necessárias”.
Alencar Burti lembra que o Índice
Nacional de Confiança (INC) do consumidor da ACSP registrou queda de 20 pontos
de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015.
Separadamente, as vendas à vista
recuaram 3,9% de janeiro a março de 2015 ante o mesmo período de 2014,
impactadas pelas quedas da massa salarial e do nível de emprego, divulgadas
recentemente pelo IBGE. O consumidor precisa destinar mais recursos para pagar
tarifas e alimentos e, assim, perde o poder de compra.  
As vendas a prazo caíram um pouco
menos (-2,6%). “Esperamos que, passada a fase mais aguda dos ajustes, o
comércio possa voltar a se recuperar gradualmente”, opina Alencar Burti.
De acordo com o Balanço de Vendas da
ACSP, nos últimos 12 meses, comparando-se com os 12 meses anteriores, as vendas
no comércio paulistano apresentaram estagnação, em média: as vendas à vista
registraram leve aumento de 0,1% e as vendas a prazo recuaram 0,2%.
A leitura dos dados do mês de março
de 2015 está prejudicada pela realização do Carnaval em março de 2014 e também
em fevereiro de 2015 – o evento enfraquece as vendas porque esvazia o comércio.
Já o resultado do trimestre (janeiro a março de 2015) está livre do chamado
efeito-calendário.  
Em março, as vendas aumentaram 2,5%,
em média, em relação ao mesmo período de 2014. O aumento se deve ao dia útil a
mais e, também, à realização do Carnaval em março de 2014, enfraquecendo as
vendas no período. Separadamente, as vendas à vista e a prazo avançaram 1,3% e
3,6%, respectivamente.
Já quando se compara março de 2015
com o mês anterior, houve um salto médio de 21,7% nas vendas, justificado pelos
três dias úteis a mais e pelo fato de o Carnaval em 2015 ter sido realizado em
fevereiro. As vendas à vista cresceram 15,4% e, as vendas a prazo, 27,9%.
 
No primeiro trimestre de 2015, o
Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI) do Balanço de Vendas da ACSP
mostrou diminuição de 9% sobre o mesmo período de 2014. O resultado decorre da
diminuição da demanda por crédito, por parte das famílias, devido à queda da
confiança do consumidor, que leva à cautela quanto a endividamentos. Além
disso, a concessão de crédito pelas lojas e financeiras está mais seletiva.
No mesmo período analisado, o IRC
(Indicador de Recuperação de Crédito), que aponta os pagamentos de dívidas,
caiu 11% ante 2014, pois o consumidor está com menos recursos para renegociar.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo
Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, e é baseado em amostra de dados
de clientes da Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção
ao Crédito (SCPC).
Foto – Presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti.
Crédito: Divulgação (arquivo).
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