VENDAS NO VAREJO REGISTRAM QUEDA EM SÃO PAULO

VENDAS NO VAREJO REGISTRAM QUEDA EM SÃO PAULO

08 de abril de 2015.
As vendas no varejo da cidade de São
Paulo caíram 3,3%, em média, no primeiro trimestre de 2015, sobre o mesmo
período do ano passado. É o que aponta o Balanço de Vendas da Associação
Comercial de São Paulo (ACSP). “Esse resultado se deve aos ajustes pelos
quais a economia passa para o combate à inflação e a restauração da
credibilidade das contas públicas. Outros fatores são o aumento de tarifas, que
comprime a renda, e a queda na confiança do consumidor”, avalia Alencar
Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado
de São Paulo (Facesp), que aconselha o ministro da Fazenda a “olhar a
crise de dentro do governo, a partir dos gastos públicos, para, depois, olhar
para fora, adotando as medidas econômicas necessárias”.
Alencar Burti lembra que o Índice
Nacional de Confiança (INC) do consumidor da ACSP registrou queda de 20 pontos
de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015.
Separadamente, as vendas à vista
recuaram 3,9% de janeiro a março de 2015 ante o mesmo período de 2014,
impactadas pelas quedas da massa salarial e do nível de emprego, divulgadas
recentemente pelo IBGE. O consumidor precisa destinar mais recursos para pagar
tarifas e alimentos e, assim, perde o poder de compra.  
As vendas a prazo caíram um pouco
menos (-2,6%). “Esperamos que, passada a fase mais aguda dos ajustes, o
comércio possa voltar a se recuperar gradualmente”, opina Alencar Burti.
De acordo com o Balanço de Vendas da
ACSP, nos últimos 12 meses, comparando-se com os 12 meses anteriores, as vendas
no comércio paulistano apresentaram estagnação, em média: as vendas à vista
registraram leve aumento de 0,1% e as vendas a prazo recuaram 0,2%.
A leitura dos dados do mês de março
de 2015 está prejudicada pela realização do Carnaval em março de 2014 e também
em fevereiro de 2015 – o evento enfraquece as vendas porque esvazia o comércio.
Já o resultado do trimestre (janeiro a março de 2015) está livre do chamado
efeito-calendário.  
Em março, as vendas aumentaram 2,5%,
em média, em relação ao mesmo período de 2014. O aumento se deve ao dia útil a
mais e, também, à realização do Carnaval em março de 2014, enfraquecendo as
vendas no período. Separadamente, as vendas à vista e a prazo avançaram 1,3% e
3,6%, respectivamente.
Já quando se compara março de 2015
com o mês anterior, houve um salto médio de 21,7% nas vendas, justificado pelos
três dias úteis a mais e pelo fato de o Carnaval em 2015 ter sido realizado em
fevereiro. As vendas à vista cresceram 15,4% e, as vendas a prazo, 27,9%.
 
No primeiro trimestre de 2015, o
Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI) do Balanço de Vendas da ACSP
mostrou diminuição de 9% sobre o mesmo período de 2014. O resultado decorre da
diminuição da demanda por crédito, por parte das famílias, devido à queda da
confiança do consumidor, que leva à cautela quanto a endividamentos. Além
disso, a concessão de crédito pelas lojas e financeiras está mais seletiva.
No mesmo período analisado, o IRC
(Indicador de Recuperação de Crédito), que aponta os pagamentos de dívidas,
caiu 11% ante 2014, pois o consumidor está com menos recursos para renegociar.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo
Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, e é baseado em amostra de dados
de clientes da Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção
ao Crédito (SCPC).
Foto – Presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti.
Crédito: Divulgação (arquivo).

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