DOENÇAS PULMONARES EXIGEM MAIOR CUIDADO NO INVERNO

Com a chegada do inverno, muitas doenças pulmonares passam a preocupar. Nessa época do ano temos que lidar com a queda de temperatura, além da mudança da umidade, por isso, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Hospitais registram um aumento de 30% a 40% no atendimento de pacientes com doenças respiratórias. “Umidade, oscilação de temperatura, pouca chuva e clima seco são o combo do inverno que acabam agravando doenças pulmonares crônicas. Quem tem asma, rinite, bronquite enfisema ou alguma outra doença pulmonar, tem um risco maior de descompensar o quadro clínico, principalmente quando não há um tratamento ou acompanhamento médico adequado”, pontua Ronaldo Macedo, coordenador do Ambulatório de Doenças Pulmonares Difusas/Intersticiais do HC da Unicamp.

Nos últimos dois anos, o vírus de Covid-19 entrou como um fator que torna o cenário mais complicado. Antes da pandemia, era notório um quadro gripal. Agora, qualquer sintoma de gripe é um alerta para Covid, sendo necessário ser investigado até que se descarte esse vírus. “Beber bastante água, sempre se manter hidratado, lavar bem o nariz com soro fisiológico ao longo do dia, manter um umidificador no local de sono e se prevenir da oscilação de temperatura, se agasalhar em dias frios são os principais cuidados para evitar um agravamento das doenças pulmonares”, completa o pneumologista.

Outra dica importante é procurar um especialista. Assim é possível criar um plano de tratamento e evitar uma piora no quadro.

 

Foto: Ronaldo Macedo, coordenador do Ambulatório de Doenças Pulmonares Difusas/Intersticiais do HC da Unicamp.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Facebook
Twitter
LinkedIn