ATITUDE DO PROFISSIONAL CONTRIBUI PARA O GERENCIAMENTO DA CARREIRA

8 de agosto de 2015.
ARTIGO DO PROFESSOR SERGIO MIORIN

As atitudes são
fatores muito valorizados nas organizações, pois mostram a ação das pessoas
perante as decisões a serem tomadas. Conforme Robbins (2006), as atitudes são
afirmações avaliadoras, podendo ser favoráveis ou desfavoráveis em relação a
diversos fatores como objetos, pessoas ou eventos.
Refletem como o
indivíduo se sente em relação a alguma coisa. As atitudes são importantes
porque afetam o comportamento no trabalho dentro das organizações. Conforme
Ajzen (2002), citado por Jr. & Souza, são compreendidas como um dos
influenciadores do comportamento que, aliadas às normas subjetivas e percepção
de controle comportamental, irão informar o comportamento individual.
Segundo Eagly e
Chaiken (1998), citando Pedrosa (2007), atitudes expressam situações antagônicas,
como paixão e ódio, atração e repulsão, simpatia e aversão, aprovação e
desaprovação. Essas situações são medidas de diversas formas e aspectos das
respostas, incluindo emoções, cognições e comportamento manifesto. Atitude é
uma tendência psicológica expressa através da avaliação de uma entidade com
algum grau a favor ou contra. A ideia de que atitude é uma tendência
psicológica, trata a atitude como um estado que é interno à pessoa e que tem
curta ou longa duração.
Conforme definição da
área do conhecimento, competência pode ser definida pelo CHA – Conhecimentos,
Habilidades e Atitudes. O profissional com atitude tem destaque maior, pois
busca mais habilidades e conhecimentos.
O profissional
moderno precisa ter atitude. E, quando se fala em atitude, como tomar decisão,
colocar metas e objetivos escritos, estes devem ser seguidos à risca e cobrados
de si com as execuções e conclusões. Por exemplo, atitudes do seu projeto de
carreira, em um âmbito profissional, ou mesmo um ponto pessoal como um projeto
de uma casa e suas etapas. (compra do terreno, começar o alicerce, levantar e
cobrir a casa, acabamento, compra dos móveis, jardim e etc.).
Assim, passamos a
escolher e gerenciar a nossa própria carreira, nada mais justo. É necessário
planejar a carreira, fazendo sua escolha e gerenciamento. Porém, se detectar
que não tem condições de fazê-lo, é preciso encontrar um profissional que o
faça. Não é possível jamais deixar a carreira na mão de um empregador; caso
isso aconteça, corre-se o risco de não haver desenvolvimento.
Como deve ser
escolhida e gerenciada a carreira? A escolha da carreira para alguns começa
muito cedo, talvez com 2 ou 3 anos de idade; para outros, aos vinte anos não
têm a mínima ideia do que gostam e querem fazer profissionalmente.
O comportamento e o
desenvolvimento falam pelo indivíduo. O seu estilo, a suas roupas e o
autoconhecimento. Existem testes vocacionais que apontam a direção na
carreira.  Deve-se começar por eles. Num
próximo passo, existem ferramentas de Assessment que ajudam a identificar o
perfil do profissional, como o Extended DISC Brasil, o Quantum, entre outras.
Essas ferramentas dão uma direção do perfil comportamental. A pessoa pode ter
mais habilidades na área técnica ou de gestão, por exemplo.
Na carreira existirão
fracassos e sucessos. Infelizmente aprende-se mais com os fracassos do que com
os sucessos. É muito difícil um profissional bem sucedido nunca ter errado ou
mesmo ter passado por um insucesso.
Os desafios são
infinitamente melhores do que cargos. Busque desafios na sua carreira. Além do
que, os desafios vencidos levarão a melhores cargos e, automaticamente, a
melhores salários.
Todo empresário e/ou
executivo deve ter uma excelente equipe e um excelente assistente executivo
(preparado). Não existe sucesso sem essa mínima estrutura e sem um braço
direito para trocar experiências e dúvidas sobre decisões importantes e não
muito bem resolvidas. Ninguém faz nada sozinho.
Para o sucesso da sua
carreira, entendo que são necessários três ingredientes: trabalhar muito (nada
cai do céu); se desenvolver e se capacitar muito, buscando conhecimento o tempo
todo e saber negociar, seja prazo, situações, dificuldades, entre outros.
Todo empresário e/ou
executivo deve estar em contato com o mercado e com recrutadores de destaque e
excelência no mercado. O processo de recrutamento e seleção é essencial para o
bom desenvolvimento e produtividade da empresa. Ao se contratar errado, além de
não se conseguir obter sucesso na operação, em vez de resolver um problema,
será desenvolvido outro. Em uma organização de sucesso é preciso eliminar
problemas e não aumentar.
O empresário e/ou
executivo moderno se antecipa aos problemas, se planeja, saindo, assim, na
frente dos seus concorrentes. Pensar “fora da caixa” é outro diferencial
competitivo. Os profissionais muitas vezes resolvem problemas e não as suas
causas.
Para finalizar, é
preciso empreender, fazer gestão e aplicar a governança corporativa, assim a
possibilidade do fracasso será infinitamente menor.
Sergio Miorin é
professor da IBE-FGV, especialista em Gestão de Pessoas.
Também é diretor da
SM Consultoria.
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