CERVEJARIA ARTESANAL FRITZ PREVÊ CRESCIMENTO DE 27% EM 2015

29 de outubro de 2015.
O Fritz
Cervejaria Artesanal  com sede em
Campinas afugentou a crise com a abertura de franquias pelo interior de São
Paulo com um valor bastante acessível e com isso abriu 18 lojas em menos de
dois anos. Nesse modelo de negócio o Frtiz prevê fechar o ano de 2015, em plena
a crise econômica que atinge o país com um crescimento de 27% em expansão e
rentabilidade. Com um investimento inicial de R$ 250 mil e R$ 60 mil de taxa de
franquia é possível montar uma casa, no qual o tamanho varia de 150m² a 250 m².
O sistema é bem simples. O franqueado é o gestor e o operador da loja, precisa
pagar 6% de royalties mensalmente e adquirir 80% dos produtos de fornecedores
homologados pelo Fritz.
O diretor
executivo do Fritz Carten Schwabe, disse que 
são cinco unidades próprias sendo uma em Campinas, uma em Taubaté, duas
em São José dos Campos e a fábrica em Monte Verde (MG). “Há cerca de três anos
decidimos criar um sistema de franquias para aumentarmos nossa participação no
mercado com a mesma qualidade que oferecíamos nas sete casas que mantínhamos na
época. Contratamos a Praxis Business, que nos orientou e nos ajudou a formatar
o melhor sistema de gestão. Em dois anos, abrimos 18 franquias e mantivemos
cinco lojas próprias. Até o final do ano, inauguraremos mais quatro casas,
sendo uma em Curitiba”, conta.
De acordo
com o diretor executivo do Fritz, Carten Schwabe,para 2016, a perspectiva é de
crescer 30% com a abertura de 12 lojas e a ampliação da capacidade de
produção.Ele destaca que com os franqueados a Fritz criou braços para crescer num
modelo de negócio para dividir lucros e não dividir problemas ou despesas.
Segundo ele, um dos pontos principais para que o negócio dê certo para o
franqueado é que ele não seja somente o sócio investidor, mas também o sócio
operador, ou seja, estar a frente da loja. “Tem que ter um pouco e conhecimento
de administração e um pouco de conhecimento de mercado. O resto a gente ensina
tudo e dá todas as ferramentas”, assegura.
A taxa de
retorno para o investimento feito é de 15 meses, no entanto, Carten tem casos
nos quais essa taxa de retorno ocorreu em seis meses. “Nós inauguramos Araras,
Piracicaba, Vinhedo e Jundiaí. Todas essas unidades tiveram um playback de sis
meses. Alguns fatores colaboram para isso, como a época do ano que se inaugura,
se a pessoa é da cidade  e tem
relacionamento na cidade. Todos esses fatores colaboram e ajudam bastante. Nós
vamos inaugurar Curitiba. É a primeira fora do Estado de São Paulo e vai servir
como piloto para testarmos toda a nossa logística. Pelas nossas pesquisas, tudo
indica a mesma perspectiva das lojas abertas no Estado de São Paulo”, diz.
Dentre os
principais diferenciais da franquia, está a moderna instalação de torneiras que
são diretamente ligadas à Câmara Fria, o que, além de deixar o chope mais
gelado e saboroso, diminui substancialmente os custos operacionais com mão de
obra e energia elétrica. A vedete da casa é o chope artesanal, produzido na
cervejaria do Fritz em Monte Verde, pelas mãos do experiente mestre cervejeiro
alemão Jörg Franz Schwabe.
Carten
Schwabe defende e sugere que a partir do crescimento da casa o sócio operador
pode ter uma estrutura de ter um gerente, mas sempre estando a frente do
negócio. “Hoje a tendência de mercado é que muitos gerentes ou diretores acabam
se tornando associados em grandes empresas porque é necessário o engajamento
total dos funcionários”, comenta.

Foto 1 – Fábrica do Fritz em Monte Verde (MG).
Foto 2 – Unidade franqueada do Fritz em Ribeirão Preto (SP).
Crédito: Divulgação.

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