29 de outubro de 2015.
O Fritz
Cervejaria Artesanal com sede em
Campinas afugentou a crise com a abertura de franquias pelo interior de São
Paulo com um valor bastante acessível e com isso abriu 18 lojas em menos de
dois anos. Nesse modelo de negócio o Frtiz prevê fechar o ano de 2015, em plena
a crise econômica que atinge o país com um crescimento de 27% em expansão e
rentabilidade. Com um investimento inicial de R$ 250 mil e R$ 60 mil de taxa de
franquia é possível montar uma casa, no qual o tamanho varia de 150m² a 250 m².
O sistema é bem simples. O franqueado é o gestor e o operador da loja, precisa
pagar 6% de royalties mensalmente e adquirir 80% dos produtos de fornecedores
homologados pelo Fritz.
Cervejaria Artesanal com sede em
Campinas afugentou a crise com a abertura de franquias pelo interior de São
Paulo com um valor bastante acessível e com isso abriu 18 lojas em menos de
dois anos. Nesse modelo de negócio o Frtiz prevê fechar o ano de 2015, em plena
a crise econômica que atinge o país com um crescimento de 27% em expansão e
rentabilidade. Com um investimento inicial de R$ 250 mil e R$ 60 mil de taxa de
franquia é possível montar uma casa, no qual o tamanho varia de 150m² a 250 m².
O sistema é bem simples. O franqueado é o gestor e o operador da loja, precisa
pagar 6% de royalties mensalmente e adquirir 80% dos produtos de fornecedores
homologados pelo Fritz.
O diretor
executivo do Fritz Carten Schwabe, disse que
são cinco unidades próprias sendo uma em Campinas, uma em Taubaté, duas
em São José dos Campos e a fábrica em Monte Verde (MG). “Há cerca de três anos
decidimos criar um sistema de franquias para aumentarmos nossa participação no
mercado com a mesma qualidade que oferecíamos nas sete casas que mantínhamos na
época. Contratamos a Praxis Business, que nos orientou e nos ajudou a formatar
o melhor sistema de gestão. Em dois anos, abrimos 18 franquias e mantivemos
cinco lojas próprias. Até o final do ano, inauguraremos mais quatro casas,
sendo uma em Curitiba”, conta.
executivo do Fritz Carten Schwabe, disse que
são cinco unidades próprias sendo uma em Campinas, uma em Taubaté, duas
em São José dos Campos e a fábrica em Monte Verde (MG). “Há cerca de três anos
decidimos criar um sistema de franquias para aumentarmos nossa participação no
mercado com a mesma qualidade que oferecíamos nas sete casas que mantínhamos na
época. Contratamos a Praxis Business, que nos orientou e nos ajudou a formatar
o melhor sistema de gestão. Em dois anos, abrimos 18 franquias e mantivemos
cinco lojas próprias. Até o final do ano, inauguraremos mais quatro casas,
sendo uma em Curitiba”, conta.
De acordo
com o diretor executivo do Fritz, Carten Schwabe,para 2016, a perspectiva é de
crescer 30% com a abertura de 12 lojas e a ampliação da capacidade de
produção.Ele destaca que com os franqueados a Fritz criou braços para crescer num
modelo de negócio para dividir lucros e não dividir problemas ou despesas.
Segundo ele, um dos pontos principais para que o negócio dê certo para o
franqueado é que ele não seja somente o sócio investidor, mas também o sócio
operador, ou seja, estar a frente da loja. “Tem que ter um pouco e conhecimento
de administração e um pouco de conhecimento de mercado. O resto a gente ensina
tudo e dá todas as ferramentas”, assegura.
com o diretor executivo do Fritz, Carten Schwabe,para 2016, a perspectiva é de
crescer 30% com a abertura de 12 lojas e a ampliação da capacidade de
produção.Ele destaca que com os franqueados a Fritz criou braços para crescer num
modelo de negócio para dividir lucros e não dividir problemas ou despesas.
Segundo ele, um dos pontos principais para que o negócio dê certo para o
franqueado é que ele não seja somente o sócio investidor, mas também o sócio
operador, ou seja, estar a frente da loja. “Tem que ter um pouco e conhecimento
de administração e um pouco de conhecimento de mercado. O resto a gente ensina
tudo e dá todas as ferramentas”, assegura.
A taxa de
retorno para o investimento feito é de 15 meses, no entanto, Carten tem casos
nos quais essa taxa de retorno ocorreu em seis meses. “Nós inauguramos Araras,
Piracicaba, Vinhedo e Jundiaí. Todas essas unidades tiveram um playback de sis
meses. Alguns fatores colaboram para isso, como a época do ano que se inaugura,
se a pessoa é da cidade e tem
relacionamento na cidade. Todos esses fatores colaboram e ajudam bastante. Nós
vamos inaugurar Curitiba. É a primeira fora do Estado de São Paulo e vai servir
como piloto para testarmos toda a nossa logística. Pelas nossas pesquisas, tudo
indica a mesma perspectiva das lojas abertas no Estado de São Paulo”, diz.
retorno para o investimento feito é de 15 meses, no entanto, Carten tem casos
nos quais essa taxa de retorno ocorreu em seis meses. “Nós inauguramos Araras,
Piracicaba, Vinhedo e Jundiaí. Todas essas unidades tiveram um playback de sis
meses. Alguns fatores colaboram para isso, como a época do ano que se inaugura,
se a pessoa é da cidade e tem
relacionamento na cidade. Todos esses fatores colaboram e ajudam bastante. Nós
vamos inaugurar Curitiba. É a primeira fora do Estado de São Paulo e vai servir
como piloto para testarmos toda a nossa logística. Pelas nossas pesquisas, tudo
indica a mesma perspectiva das lojas abertas no Estado de São Paulo”, diz.
Dentre os
principais diferenciais da franquia, está a moderna instalação de torneiras que
são diretamente ligadas à Câmara Fria, o que, além de deixar o chope mais
gelado e saboroso, diminui substancialmente os custos operacionais com mão de
obra e energia elétrica. A vedete da casa é o chope artesanal, produzido na
cervejaria do Fritz em Monte Verde, pelas mãos do experiente mestre cervejeiro
alemão Jörg Franz Schwabe.
principais diferenciais da franquia, está a moderna instalação de torneiras que
são diretamente ligadas à Câmara Fria, o que, além de deixar o chope mais
gelado e saboroso, diminui substancialmente os custos operacionais com mão de
obra e energia elétrica. A vedete da casa é o chope artesanal, produzido na
cervejaria do Fritz em Monte Verde, pelas mãos do experiente mestre cervejeiro
alemão Jörg Franz Schwabe.
Carten
Schwabe defende e sugere que a partir do crescimento da casa o sócio operador
pode ter uma estrutura de ter um gerente, mas sempre estando a frente do
negócio. “Hoje a tendência de mercado é que muitos gerentes ou diretores acabam
se tornando associados em grandes empresas porque é necessário o engajamento
total dos funcionários”, comenta.
Schwabe defende e sugere que a partir do crescimento da casa o sócio operador
pode ter uma estrutura de ter um gerente, mas sempre estando a frente do
negócio. “Hoje a tendência de mercado é que muitos gerentes ou diretores acabam
se tornando associados em grandes empresas porque é necessário o engajamento
total dos funcionários”, comenta.
Foto 1 – Fábrica do Fritz em Monte Verde (MG).
Foto 2 – Unidade franqueada do Fritz em Ribeirão Preto (SP).
Crédito: Divulgação.